Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Maio de 2018 – Ano IV – Nº 037

Maio de 2018 – Ano IV – Nº 037

Informativo Mensal – Maio de 2018 – Ano IV – Nº 037


UNIRIO realiza vacinação contra a gripe

 

Até o dia 18 de maio, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), através do Programa de Extensão Fábrica de Cuidados, em parceria com a Coordenação de Área Programática (CAP 2.1) da Secretaria Municipal de Saúde, participa da campanha de vacinação contra a Influenza 2018. O público-alvo são idosos (acima de 60 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da área da Saúde, professores das escolas públicas e privadas, e pessoas com doenças crônicas.

A vacinação será realizada no horário das 8h às 17h, nas dependências da Fábrica de Cuidados. O endereço é Rua Doutor Xavier Sigaud, 290, Urca – subsolo do prédio da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP).

O Programa de Extensão Fábrica de Cuidados é coordenado pelas professoras Eva Maria Costa e Teresa Tonini e  tem como objetivos: ofertar atendimento às pessoas que procuram a Fábrica de Cuidados para promoção e manutenção da saúde; respeitar o direito de decisão do usuário e/ou família quanto ao cuidado a ser implementado; proporcionar campos de ensino, pesquisa e extensão; desenvolver atividades transdisciplinares para atender às expectativas comunitárias no que diz respeito à qualidade de vida, à cultura e ao lazer; fortalecer estratégias que capacitem pessoas a buscar o autoconhecimento e o autocuidado para viver e conviver melhor e divulgar práticas e conhecimentos produzidos. A Fábrica de Cuidados também participa das Campanhas de Vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde e de eventos externos à Universidade.

 

Fonte: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/gripe_2018/Cartaz-Perodo.jpg

 

_______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos de

Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 02/05/2018. As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.

 

Portarias PROGEPE de 02 de Maio de 2018



Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) pelo telefone (21) 2542-5516 ou através do e-mail progepe.daffp@unirio.br.

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

 

CCBB sedia Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) está realizando a mostra FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica até o dia 4 de junho. Com curadoria de Paula Perissinotto e Ricardo Barreto, o FILE traz a mostra DISRUPTIVA, onde artistas nacionais e internacionais se reúnem em criações que compartilham o digital e o tecnológico. Como ocorre a criação artística em uma época disruptiva? Como as obras se comunicam com a sociedade contemporânea? A exposição pretende alavancar essas questões e instigar o público diante destas novas formas de ver, pensar e interagir com a arte e as mídias tecnológicas.

As novas tecnologias marcam as atuais dinâmicas de comportamento: com a possibilidade de compartilhar impressões de forma veloz, e em rede, as ideias se propagam e rapidamente rompem com padrões instaurados. A disruptividade é a inovação que vem através da quebra de dispositivos obsoletos, é o novo que surge de maneira abrupta.

A exposição com entrada franca ocupa o térreo e o 1º andar do CCBB. Para acessar o 1º andar, é necessário o agendamento prévio no site eventim.com.br ou pelo aplicativo eventim, além da possibilidade da emissão na bilheteria do CCBB. Para experimentar as obras do térreo, o acesso é através de senhas que são emitidas a cada 1 hora com o monitor da própria obra. As entradas são distribuídas até às 20h.

                         

Foto: Site CCBB

 

O Centro Cultural Banco do Brasil fica localizado na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail ccbbrio@bb.com.br ou pelo site http://culturabancodobrasil.com.br/portal/file-festival-internacional-de-linguagem-eletronica/.

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

 

Cursos de capacitação interna a pleno vapor na UNIRIO

 

O mês de maio marcou o retorno dos cursos de capacitação interna promovidos pelo SFP/PROGEPE. Os primeiros cursos deste ano começaram logo no início deste mês: Redação Oficial, ministrado pela servidora Flávia Varriol, no CCET, na Urca; e Análise e Melhoria de Processos, ministrado pelo prof. Antonio Andrade, na PROGEPE, no Centro.  E os servidores da UNIRIO já estão aproveitando essas oportunidades de desenvolvimento para trocar experiências, adquirir novos conhecimentos, se aprimorando um pouco mais a cada dia.  Hérica Aguiar do Nascimento, técnica em assuntos educacionais, lotada na Escola de Educação, ingressou na UNIRIO recentemente e é participante desta turma de Redação Oficial.

- Estou gostando muito do curso, pois os assuntos abordados têm aplicação direta no trabalho, afirma a servidora.

A bibliotecária Janaína Alves, lotada na Biblioteca Central, também reforça a importância do curso de Redação Oficial para todos os servidores e elogia a didática utilizada pela instrutora.  Segundo Janaína, “o conteúdo deste curso vai auxiliar, e muito, na emissão de documentos relacionados ao nosso dia a dia”.

Fique atento aos sites da PROGEPE e da UNIRIO, onde é feita a divulgação das inscrições dos nossos cursos. Ainda em maio, terá início, também na Urca, o curso Acesso e Preservação de Documentos Eletrônicos, que será ministrado pelas servidoras Fabiana Patueli e Priscila de Carvalho. Já em junho, acontecerá o curso sobre a Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990, cujas inscrições começarão no final deste mês.

Muitos outros cursos, tais como Gestão e Classificação de Documentos, Ética na Administração Pública e Libras – Noções Básicas, estão programados para o segundo semestre deste ano. Vale lembrar que todos os cursos de capacitação interna oferecidos pelo SFP, que possuam carga horária mínima de 20 horas, podem ser utilizados para progressão por capacitação profissional.

No último dia 7, foi encerrada a etapa de preenchimento do formulário do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento – LND 2018. Agora, a equipe do SFP está debruçada na consolidação dos dados, na validação das informações coletadas junto aos gestores, para então finalizar o Plano de Capacitação 2018. Em breve, compartilharemos com todos vocês o resultado deste trabalho. Aproveitamos para agradecer a colaboração e a parceria de todos os servidores neste processo.

 

                              

                                       Professora Flávia Varriol durante o curso de Redação Oficial

 

 

                 Curso de Análise e Melhorias de Processo ministrado pelo professor Antonio Andrade

 

______________________________________________________________________________________

 

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

Segurança no trânsito

 

Nobres colegas de trabalho da nossa querida UNIRIO, além de trabalharmos nesta maravilhosa universidade que contribui para uma sociedade melhor, todos temos uma coisa em comum, e essa coisa se chama: TRÂNSITO.

Seja você do Hospital Universitário, do CCET ou do Instituto Biomédico, se temos uma certeza é que você fará parte e sofrerá no trânsito carioca. Logo, é importante entender o que fazer para se manter seguro neste caótico trânsito.

Bem, primeiro vamos a algumas dicas para quem é pedestre, classe na qual o escritor deste pequeno texto se insere.

Þ Celular:  Primeiro que no atual estado que a segurança pública no Rio de Janeiro passa, andar com o celular na mão já é um ato de extrema coragem, mas para além da questão da segurança pública, andar no celular te distrai na hora de atravessar e essa pode ser sua ultima ligação ou sua última mensagem no WhatsApp . Por favor, não atravesse a rua mexendo no celular.

Þ Faixa de pedestres: Eu sei que a vida trabalhando na universidade as vezes não tem muita emoção mas por favor, não tente liberar adrenalina do seu corpo atravessando no local errado da via, se tem uma faixa de pedestre é porque alguém estudou muito e viu que era necessário. Atravesse na faixa e quando o sinal estiver aberto para você.

Þ Passarelas: A avó deste jovem autor sempre dizia que a pressa é inimiga da perfeição. Essa frase é muito significativa quando o assunto é passarela, subir a passarela vai fazer você gastar mais tempo? Vai, sim vai. Você vai morrer atravessando a passarela? Não sei, mas eu sei que atropelado você não ia ser. Use a passarela.

 O site do Movimento CONVIVA reúne informações importantes para pedestres e ciclistas, vale a pena entrar no site para mais conhecimentos, o site pode ser acessado no link (http://movimentoconviva.com.br/).

 Cabe ressaltar que o autor deste texto não recebeu recursos da Bradesco Seguros.

 Agora para aqueles que possuem uma condição financeira maior que a deste autor e não precisão pegar o 513 para chegar a URCA pois vão de carro, segue dicas de segurança.

Þ Direção Defensiva: Lembre-se que você está em uma caixa de metal a mais de 50 km/h e qualquer batida pode ser fatal. Logo, saber dirigir defensivamente é algo que você tem a obrigação de saber caso esteja em uma situação de risco.

Þ Faça manutenção e vistorias: Seu carro é uma máquina, e as máquinas deterioram com o tempo. Logo, é necessário fazer revisões no seu carro para que em uma situação de risco ele consiga responder bem aos seus comandos.

Þ Respeite as especificações: Carro foi feito para andar com 1 motorista e 4 passageiros e a moto para se andar com 1 motorista e 1 passageiro. É muito comum vermos principalmente em época de férias carros lotados além da capacidade. Em caso de acidente, provavelmente tudo será projetado para frente e matando todos no carro.

Þ Use cinto de segurança: Essa nem preciso falar muito, sinto de segurança é fundamental e obrigatório para todos em um carro.

  

Para maiores informações, tem uma cartilha do  Promotoria de Justiça do Paranoá em parceria com a Diretoria de  Educação de Trânsito - DETRAN-DF com mais informações para condutores. A cartilha pode ser acessada no link (http://www.mpdft.mp.br/portal/pdf/imprensa/cartilhas/Cartilha_seguranca_transito_visualizacao.pdf).

 

 ______________________________________________________________________________________

 

 

PROGEPE INFORMA aniversariando

 

Com satisfação constatamos o terceiro ano de vida do PROGEPE INFORMA.

 

As matérias, artigos e seções demonstram ter sido referência positiva como meio de comunicação e informação, mesmo concordando ou discordando. Num mundo em constante mudança, não somente a visão crítica é necessária ao leitor servidor, mas a percepção das que ocorrem ao seu redor e suas correlações. A leitura e a informação nos tornam pensadores e criadores de possibilidades, desenvolvendo, em nós, o senso analítico, adaptando-nos ao tom correto para convivência e trabalho. O conjunto de pessoas colaborando, cooperando, avaliando é o que estimula o efeito dominante em cadeia, unificando o sucesso.

 

A prioridade foi acertar, com seriedade, e, superando dificuldades, com ânimo e disposição, isentos de tendências. Manter o padrão dinâmico e diversificado deve ser o próximo alvo.

 

Muitos anos de vida ao PROGEPE INFORMA!!!

 

Marie Hélene de Carvalho Neves

Servidora Reintegrada lotada na Biblioteca Central da Unirio

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

PREZADOS LEITORES,

 

No mês de abril, alcançamos a edição de número 36 do nosso INFORMATIVO.

Nesta edição, queremos registrar nossos agradecimentos a TODA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA, que prestigia a cada mês e de diferentes formas este mensário: seja lendo ou participando de nossas matérias, dando sugestões e até mesmo oferecendo críticas em caráter construtivo. Compreende, ainda,  a divulgação de notícias específicas para cada SERVIDOR independente de cargo ou função, bem como aquelas também de interesse geral.

Tudo isto em tempo hábil e útil e sem medir esforços. Assim temos, em nosso dia a dia, superado os fatores limitantes do momento presente e durante a construção de cada busca de assuntos a serem diagramados e editados em cada número.

Dados e informações específicas são, frequentemente, veiculados sobre a carreira de cada um; informe sobre atenção à saúde; capacitação/qualificação,  avaliação de desempenho;  projetos específicos sobre: aposentadoria, banco de ideias, entre outros; além de eventos ligados aos acontecimentos do nosso Rio de Janeiro, em especial eventos culturais.

Podemos afirmar que o PROGEPE Informa, ficou mais robusto e consistente ao atingir sua "maioridade virtual" em seus três anos de existência, pois está muito bem ancorado em suas diversas colunas, expondo de forma clara e objetiva os acontecimentos voltados para nossa área de GESTÃO DE PESSOAS.

A seguir, enumeramos os nomes de nossas colunas, pela ordem da mais antiga até a mais recente criação, que representam pilares de suporte de cada edição, ficando aqui depositado nosso reconhecimento aos colunistas responsáveis e aos ilustres colaboradores, sem distinção:

 

NOSSA GENTE    

 

VOCÊ SABIA     

 

 

 

PENSANDO EM SAÚDE COM O SAST  


FORMAÇÃO EM  FOCO  

 

 

 

SAAPT APRESENTA: O SENTIDO DO NOSSO TRABALHO 

 

Por fim uma NOVIDADE:  Encontra-se em desenvolvimento a criação de e-books das notícias consolidadas de cada coluna. Iremos iniciar esta ação a partir dos conteúdos inseridos nas colunas: NOSSA GENTE de imediato e, logo após, das matérias já divulgadas na coluna PENSANDO EM SAÚDE, esta última está ora em tratativas com as pessoas e os segmentos envolvidos.

Feito isto, os e-books, ficarão linkados ao PORTAL da PROGEPE, permitindo manter dados voltados para a preservação da MEMÓRIA da PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS da UNIRIO.

Obrigado, aguardem...

Os Editores:

Carlos Guilhon, Graziella Cataldo e José Antônio de Oliveira

 

 


 ______________________________________________________________________________________

 

 

 

  

 

 

 

 


 

 

 

 

Portlet Imagem
Portlet Imagem
Setores da PROGEPE
Acesso a Webmail UNIRIO
Portlet Imagem
Fale Conosco