Você está aqui: Página Inicial / Fevereiro de 2018 – Ano IV – Nº 034

Fevereiro de 2018 – Ano IV – Nº 034

Informativo Mensal – Fevereiro de 2018 – Ano IV – Nº 034


SFP promove mais uma edição do UBA

 

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE),  recepcionou no dia 1º de fevereiro, mais uma turma de novos servidores do Programa Unirio de Braços Abertos (UBA), na Sala de Atendimento da PROGEPE. O projeto  tem como objetivo facilitar o processo de adaptação do novo servidor junto à Universidade por meio da identificação com a cultura organizacional, com o fornecimento de informações essenciais para o início de suas atividades. Durante o encontro que recebeu 20 novos servidores, a Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) realizou a entrega dos documentos de posse. A Divisão de Administração de Benefícios (DAB) fez os esclarecimentos sobre auxílio transporte, previdência e planos de saúde.

 

O servidor Roberto Castro, da SCRP, realizando a entrega dos documento de posse

 

                               

Al Julian, servidor da DAB, entregando os formulários para a concessão de auxílio saúde

 

A chefe da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP), Tathiana Teixeira, realizou a entrega dos e-mails institucionais e explicou sua utilização. A Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Mônica Vetromille deu boas-vindas aos novos servidores.

 

                              

Tathiana Teixeira (à esquerda) explicando sobre a utilização dos e-mails funcionais da Unirio

 

 

Mônica Vetromille (ao centro) explicando o funcionamento da universidade aos novos servidores

 

A servidora Katia Nascimento, do Setor de Formação Permanente (SFP), fez os esclarecimentos sobre incentivo à qualificação e progressão por capacitação através de um vídeo animado produzido pelo setor. A Chefe do Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), Luciana Souza, explicou como funciona a avaliação de desempenho no estágio probatório.

 

                               

Exibição do vídeo informativo sobre incentivo à qualificação

e progressão por qualificação produzido pelo SFP

 

 

Luciana Souza, explicando sobre avaliação de desempenho no estágio probatório

 

A Chefe do Setor de Perícia em Saúde (SPS), Kate Addum, tirou dúvidas sobre licenças médicas e atestados médicos. Thiago Furtado, chefe do Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), explicou sobre a concessão de insalubridade e outras atividades sobre saúde e segurança do trabalhador desenvolvidas pelo setor.

 

                                  

A Chefe do SPS, Kate Addum (terceira à esquerda), explicando sobre licença médica

 

 

Thiago Furtado, chefe do SAST, explicando as atividades realizadas pelo setor

 

_______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE divulga Ordem de Serviço-Conjunta PROGEPE/PROAD para pagamento de GECC


A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) junto com a Pró-Reitoria de Administração (PROAD), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), publicaram a Ordem de Serviço-Conjunta PROGEPE/PROAD, nº 001, de 02/02/2018 para pagamento de Gratificação de Encargo de Curso ou Concurso (GECC).

O pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso está previsto no Art. 76-A da Lei nº 8.112/1990 e foi regulamentado pelo Decreto nº 6.114/2007 e Portaria MEC Nº 1.084/2008.

De acordo com a Ordem de Serviço-Conjunta PROGEPE/PROAD, nº 001, de 02/02/2018, a GECC será devida ao servidor que atuar como instrutor em cursos internos de desenvolvimento ou de capacitação/ treinamento para servidores, regularmente instituído no âmbito da PROGEPE/UNIRIO; Participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos; Participar da logística de preparação e de realização de curso, concurso público ou similar, processos seletivos da UNIRIO, envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as atribuições permanentes e participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de processo seletivo ou de concurso público ou supervisionar essas atividades.

A Ordem de Serviço e os formulários estão disponíveis no site da PROGEPE no endereço eletrônico http://www.unirio.br/progepe/gratificacao-por-encargos-de-curso-e-concurso.

 

_______________________________________________________________________________________

 

Formulário de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos

já pode ser acessado

 

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que o formulário de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) do ano de 2017 já está disponível.

O documento teve algumas alterações a partir das informações obtidas nas avaliações de desempenho de 2016 e da participação dos servidores no projeto Banco de Ideias, organizado pela PROGEPE em 2016.

A Pré-Avaliação como primeira etapa da Avaliação de Desempenho surgiu após a ideia vencedora do projeto Banco de Ideias que teve como tema Avaliação de Desempenho, na primeira edição em 2016, e como ganhadora a servidora Regina Oliveira de Almeida: “a realização antes da Avaliação de Desempenho, de diálogo entre os servidores e chefia da equipe a respeito dos aspectos que circunscrevem o cotidiano do trabalho produzindo ao final um relatório. A proposta consiste em utilizar o diálogo como uma importante ferramenta para as equipes ponderarem sobre as dificuldades e os desafios do cotidiano, tornando o trabalho ainda mais reflexivo, participativo e consciente com possibilidades de todos opinarem, pensarem, planejarem, organizarem, avaliarem e decidirem a prática coletivamente”.

O SAAPT explica que na pré-avaliação terá participação de toda a equipe e que juntos dialogarão sobre o desenvolvimento do trabalho do setor com base em 4 perguntas presentes no formulário. Além disso, o desempenho do servidor deve sempre considerar as condições de trabalho a que ele está submetido, legitimado pelo Decreto 5825/2006 que estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

A Avaliação da Gestão Coletiva do  Trabalho é outra etapa do processo avaliativo e que deve ser preenchida pelo servidor avaliado e pela chefia imediata (incluindo-se os Docentes, aposentados e outros vínculos que exerçam cargo de gestão na Unirio). Essa etapa também sofreu melhorias com base nas sugestões dos servidores na avaliação de 2016.

A Avaliação deve ser respondida por todos os Servidores Técnico-Administrativos que ingressaram na UNIRIO até o dia 01/10/2017, inclusive aqueles que já se encontram no topo da carreira.

 

Servidores Reintegrados

Participarão do processo avaliativo na etapa da Pré-Avaliação.

 

Servidores do HUGG

As Avaliações de Desempenho de 2016 e 2017 dos servidores do HUGG serão realizadas ao mesmo tempo e com formulários disponíveis na página da PROGEPE a serem impressos por chefia ou servidor, preenchidos e entregues ou enviados ao SAAPT. A avaliação de 2016 deve ser respondida por todos os Técnico-Administrativos do HUGG que ingressaram na UNIRIO até o dia 01/10/2016, inclusive aqueles que já se encontram no topo da carreira.

 

A Avaliação de Desempenho deverá ser acessada no site www.unirio.br/progepe em “Assuntos/Formulários” e “Avaliação de Desempenho”. O prazo para o preenchimento deverá respeitar o período entre 19 de fevereiro e 19 de março de 2018, para que não ocorram prejuízos aos servidores quanto à concessão das progressões por mérito.   

O SAAPT realizará encontros nos  campi da Universidade, com o objetivo de esclarecer os procedimentos e sanar eventuais dúvidas, portanto, é importante o comparecimento de todos os participantes nesse processo avaliativo (chefias e servidores).

 

Confira as datas e os locais dos encontros promovidos pelo SAAPT sobre a Avaliação de Desempenho:

   

 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho  (SAAPT) por meio do telefone (21) 2542-5523 e do email: progepe.saapt@unirio.br.

 

_______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE lança os novos editais do PRIQ e PRIC-IE

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) divulgou os  novos editais do  Programa de Incentivo à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UNIRIO (PRIQ) e  do  Programa de Incentivo à Capacitação em Idioma Estrangeiro dos Servidores da UNIRIO (PRIC-IE). Podem participar todos os servidores (estáveis e não estáveis) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

As solicitações para os incentivos serão recebidas no período de 26 de fevereiro a 23 de março.

PRIQ destina-se  a custear a qualificação de servidores técnico-administrativos em Educação da UNIRIO em cursos de Graduação e de Pós-Graduação – lato sensu e stricto sensu e o  PRIC-IE a capacitação de servidores em Cursos de Idiomas Estrangeiros.

Para participar do PRIQ é necessário que o candidato tenha sido aprovado em processo seletivo e esteja regularmente matriculado em cursos onerosos. Em relação ao PRIC-IE matriculado em curso de capacitação em idioma estrangeiro em Instituições com cobrança de mensalidades.

Os interessados devem entregar a documentação indicada no edital na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), no Setor de Formação Permanente (SFP), localizado na Av. Presidente Vargas nº 446, 20° andar – Centro, no horário das 10 às 16h.

O resultado será divulgado até o dia 2 de abril na página da UNIRIO.

 

Acesse o edital e os formulários do PRIQ no endereço: 

http://www.unirio.br/progepe/desenvolvimento-do-servidor/priq-e-pric-ie

 

Acesse o edital e os formulários do PRIC-IE no endereço: 

http://www.unirio.br/progepe/programa-de-incentivo-a-qualificacao-idioma-estrangeiro-priq-ie

 

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail progepe.sfp@unirio.br.

 

_______________________________________________________________________________________

 

SAAPT divulga o 1º Encontro dos Servidores em Estágio Probatório

 

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), realizará o 1º Encontro dos Servidores em Estágio Probatório, no dia 8 de março, às 9h30min, na Sala de Atendimento, no 20º andar, localizada na Unidade da PROGEPE.

A atividade promovida pelo SAAPT representa o primeiro de três encontros anuais propostos pelo Projeto Novos Servidores em Foco e compõe parte das ações previstas pela PROGEPE no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

                                  

 

De acordo com o SAAPT, o programa tem como objetivo acompanhar os servidores durante o estágio probatório, visando estimular a atuação como sujeitos propositivos e conscientes da realidade do trabalho no qual estão inseridos, fortalecendo enquanto sujeitos coletivos no serviço público.

Serão convocados individualmente pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, os servidores que ingressaram na UNIRIO a partir de setembro de 2016. A primeira turma será de servidores ingressantes de setembro de 2016 a janeiro de 2017. É importante a liberação da chefia para a presença na atividade. A PROGEPE fica localizada na Av. Presidente Vargas, nº 446, 20º andar– Centro.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho(SAPPT) pelo e-mail progepe.saapt@unirio.br ou através do telefone (21) 2542-5523.

 ______________________________________________________________________________________


                                                              


Museu do Amanhã promove atividade educativa

“Febre Amarela — Mitos e Verdades”


Quais os mitos e as verdades sobre a doença viral que assusta o Brasil neste verão? A febre amarela volta a ser motivo de preocupação em vários lugares do país. O Museu do Amanhã realiza até o dia 31 de março a atividade Febre Amarela - Mitos e Verdades para promover o esclarecimento sobre a doença. A ação acontece toda terça e sábado, das 15h às 17h, na Exposição Principal.

A atividade busca através da apresentação de mitos e verdades, esclarecer sobre o atual quadro do aparecimento da doença. Serão apresentados cartões com afirmações verdadeiras e falsas sobre a febre amarela. O público escolherá quais são mitos e quais são verdades e irá pendurá-las em suas respectivas molduras (uma de mito e outra de verdade). 

Às terças-feiras a entrada no museu é gratuita. O Museu fica localizado na Praça Mauá, nº1 - Centro.

  

                                                                  Foto: Site do Museu do Amanhã

 

 Mais informações no site https://museudoamanha.org.br/pt-br/atividade-febre-amarela-mitos-e-verdades

 

 ______________________________________________________________________________________

 

 

 

E Viva Elas!

 

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março,    lançamos mais

uma edição do programa Por Seu Olhar, Servidor

 

 

São mães, avós, filhas, amigas, esposas, namoradas.  São criativas, inspiradoras, exuberantes. São magras, gordas, negras, loiras, morenas, jovens, maduras, sensuais. São profissionais de diversas áreas: professoras, médicas, bibliotecárias, advogadas, cantoras, instrumentistas, arquivistas, assistentes, gestoras... Muitas delas circulam diariamente aqui pelos corredores da UNIRIO cheias de charme, coragem e determinação, exercendo suas atividades com profissionalismo e competência.

O que nos deixa muito feliz é ver as mulheres ocupando todos os espaços possíveis em todas as áreas do conhecimento, com energia de sobra para conciliar a vida pessoal com as múltiplas atribuições e conquistas no âmbito profissional. Conhecemos a luta diária de todas as mulheres por igualdade de salários e de melhores condições de trabalho, contra a violência doméstica, contra o assédio sexual etc.

Por isto, já antecipando a nossa homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a equipe do SFP/Progepe acaba de lançar a 3ª edição do Por Seu Olhar, Servidor com um tema voltado especialmente para elas:

 

8 de março, Dia Internacional da Mulher

 

Que mulher você gostaria de homenagear nesta data?  Não importa a idade, a profissão, a etnia, a orientação sexual, a nacionalidade, a religião...  Olhe para o lado, para a rua ou para a sua cidade, e capture uma imagem do universo feminino.  Envie essa foto com um texto, mostrando a sua admiração pela luta diária de todas as mulheres.

 

Pegue a sua câmera ou o seu celular e capture uma imagem cheia de emoção! Aguardamos a sua foto.

 

Conheça o regulamento através do endereço eletrônico http://www.unirio.br/progepe/EditalPorSeuOlharServidor2018.pdf  e participe desse concurso cultural dedicado especialmente às Mulheres.

Lembramos que as três fotos vencedoras serão escolhidas por votação online.  O resultado final será divulgado no dia 28 de março.

 

                                 

 

_______________________________________________________________________________________


                                 

 

 

O jeitinho brasileiro e a sua segurança...

 

Todo mundo no Brasil já ouviu falar no famoso jeitinho brasileiro que além do futebol e carnaval é quase uma marca registrada do Brasil. Tal expressão é usada para expressar de modo positivo a criatividade do povo brasileiro, ou de modo negativo, sua corrupção. Em resumo, a expressão relata a capacidade do brasileiro de criar, adaptar e improvisar soluções.

Em diversas áreas o jeitinho brasileiro é considerado quase que vital para o bom andamento da atividade, seja na criatividade para criar um drible novo no canto do campo ou compor uma nova música para a bossa nova. Porém, na segurança do trabalho o jeitinho brasileiro é um fator de risco para a integridade física das pessoas.

Pode-se lembrar diversas práticas inseridas na categoria jeitinho brasileiro que causam acidentes terríveis, como por exemplo:

Þ Colocar um Benjamin um no outro;

Þ Fazer gatos;

Þ Desrespeitar as especificações técnicas de produtos;

Þ Fazer adaptações em equipamentos elétricos;

Þ Arrancar o terceiro pino das tomadas;

Seria muito fácil escrever inúmeras atividades que são de risco para a saúde e segurança das pessoas, porém temos que colocar a mão na consciência e pensar na nossa própria segurança.

Concordo que às vezes é mais prático tirar o terceiro pino da tomada que mudar o modelo de tomada que se tem em casa, ou que encaixar um Benjamin no outro para criar mais pontos de acesso a energia elétrica é mais barato que fazer obra para criar mais tomadas. Porém, todas esses dispositivos de segurança foram pensados para evitar acidentes e criados por pessoas que dedicaram vidas a melhorar a usabilidade do usuário. Como diria a música “O Preço”, da banda Engenheiros do Hawaii: “As vezes o preço que se paga é caro demais.”

Então agora eu proponho um desafio, tire uma foto de uma gambiarra, improvisação ou jeitinho brasileiro no seu local de trabalho e as melhores (No caso, as piores) serão publicadas no próximo artigo da nossa coluna, então para participar basta enviar a foto para o email progepe.sast@unirio.br com assunto “jeitinho brasileiro” e no corpo do e-mail coloque o seu nome e o local onde a foto foi tirada.

 

 ______________________________________________________________________________________