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Agosto de 2017 – Ano III – Nº 028

 

Informativo Mensal – Agosto de 2017 – Ano III – Nº 028

 

PROGEPE divulga Plano de Capacitação 2017


A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através do Setor de Formação Permanente (SFP), disponibilizou  o Plano de Capacitação (PAC) 2017 que apresenta as ações de desenvolvimento que foram e serão oferecidas no exercício de 2017 aos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Os cursos internos serão novamente a prioridade no PAC deste ano, já que é possível capacitar um maior número de servidores utilizando menos recursos financeiros. Além disso, todos os instrutores dos cursos internos são servidores da universidade e foram selecionados por meio do Programa Multiplicadores do Saber. Dessa forma, há uma valorização e motivação dos servidores da UNIRIO.

É importante ressaltar que os gestores têm papel importante em todas as ações de desenvolvimento oferecidas pela PROGEPE tanto incentivando a participação de sua equipe nos cursos quanto participando ativamente das ações de capacitação oferecidas para servidores ocupantes de cargo de chefia.

Confira o Plano de Capacitação PAC-2017 no endereço eletrônico: http://www.unirio.br/progepe/PAC2017UNIRIO.pdf

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Formação Permanente (SFP) pelo e-mail progepe.sfp@unirio.br.

 

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SFP oferece diversos cursos de capacitação interna

 

Neste semestre, o Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), está oferecendo diversos cursos para os servidores, reintegrados e funcionários terceirizados da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) como parte das ações de desenvolvimento inseridas no Plano de Capacitação PAC-2017. Entre os cursos disponibilizados estão: Noções Básicas de Libras; Orçamento Público; Acesso e Preservação de Documentos Eletrônicos de Arquivos e Ética na Administração Pública.

 

Curso de Orçamento Público minitrado na Sala

de Treinamento da PROGEPE, no Centro

 

Curso de Acesso e Preservação de Documentos Eletrônicos         de Arquivo oferecido na Escola de Nutrição, na Urca

 

Os cursos de capacitação interna estão sendo oferecidos em diversas unidades da UNIRIO. Portanto, as ações de   capacitação interna realizadas dentro dos campi da UNIRIO são coordenadas pelo SFP utilizando instrutores do quadro de pessoal da própria Instituição, dotados de conhecimentos teóricos e técnicos sobre determinado assunto. Também poderão ser estabelecidas parcerias com as Escolas da Universidade e a Pró-Reitoria de Extensão com a participação de docentes e técnico-administrativos.

Confira as informações dos cursos de capacitação na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) no endereço eletrônico www.unirio.br/progepe.

 

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SAAPT divulga Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UNIRIO

 

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), apresenta para toda a comunidade universitária o Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UNIRIO.

De acordo com o SAAPT, a construção desse tipo de documento e o debate sobre o papel de cada categoria funcional são atividades fundamentais para o desenvolvimento da Universidade. Além disso, são discutidas possíveis revisões nas descrições das atribuições dos cargos que constam no Plano de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos (PCCTAE).

A atividade de construção do Guia de Orientações começou pelos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) devido às demandas apontadas por alguns desses servidores. Depois de dois anos de amplo diálogo com todas as partes envolvidas, foi proposta e realizada uma série de dez encontros nos diversos campi da Universidade com a presença dos TAEs e também dos gestores das áreas acadêmica e administrativa responsáveis por locais que possuem atividades de caráter pedagógico e que, portanto, são ou poderiam vir a ser espaços privilegiados para o trabalho desse profissional. O Guia pode ser acessado no endereço eletrônico: http://www.unirio.br/progepe/GuiadosTAEsversofinal.pd


Guia de Orientações sobre as Atividades dos TAEs desenvolvido pelo SAAPT

 

“Ainda que não se proponha a esgotar todas as possibilidades de atuação do TAE, uma vez que seu campo de ação é muito amplo e o contínuo desenvolvimento da instituição certamente estimulará a criação de novas atividades para ele, o Guia de Orientações representa enorme conquista para a Universidade, na medida em que se destina a indicar possíveis caminhos para o melhor aproveitamento desse cargo e também a auxiliar no aperfeiçoamento dos processos de trabalho em todos os setores onde estão inseridos”, segundo o SAAPT.

Portanto, para o Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho é importante que esse trabalho possa ter seu escopo ampliado para os demais cargos em momento oportuno.

 

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SAAPT finaliza o envio dos relatórios para todos os setores da Universidade sobre a Gestão Coletiva do Trabalho

 

No mês de julho, o Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) publicou, na página da PROGEPE (http://www.unirio.br/progepe/relatorio-geral), o Relatório Geral de 2016 sobre a Gestão Coletiva do Trabalho da UNIRIO, sob o ponto de vista dos servidores técnico-administrativos, assim como os memorandos encaminhados às Unidades competentes com diversas demandas apresentadas nas Avaliações de Desempenho. 

Além disso, cada servidor também pode ter acesso ao resultado da Avaliação da Gestão Coletiva do Trabalho da sua Unidade. Os gestores podem disponibilizar para as equipes os relatórios que foram encaminhados pelo SAAPT, com vistas à socialização do conteúdo.

Esses dados podem auxiliar na construção e efetivação de melhorias no que diz respeito à organização, condições e relações de trabalho das equipes e de toda Universidade. Desse modo, a partir desse material, chefias e equipes poderão identificar pontos fortes e fracos do cotidiano do trabalho e, de forma dialogada e coletiva, construir estratégias em busca de melhorias.

O Relatório tem como finalidade apresentar um diagnóstico sobre o desempenho da Universidade, relativo aos aspectos abordados na Avaliação, tais como: Atribuições do Setor; Tarefas e Pessoas; Planejamento do Trabalho; Desenvolvimento do Trabalho; Participação; Melhorias e Inovação e Condições de Trabalho. E ainda, auxiliar no levantamento dos desafios e dos possíveis avanços dos processos de trabalho, com o objetivo de viabilizar melhorias.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) pelo telefone (21) 2542-5523 ou pelo e-mail progepe.saapt@unirio.br.


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PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos de

Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 13/07, 26/07, 01/08 e 14/08/2017. As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.

 

Portarias PROGEPE de 13 de Julho de 2017

 

 


Portarias PROGEPE de 26 de Julho de 2017

 

 

Portarias PROGEPE de 01 de Agosto de 2017

 

 

Portarias PROGEPE de 14 de Agosto de 2017

 


Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) pelo telefone (21) 2542-5516 ou progepe.daffp@unirio.br.

 

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DIA NACIONAL DE CONTROLE DO COLESTEROL

 



Dia 8 de agosto é comemorado o dia Nacional de Controle do Colesterol tendo em vista a necessidade de  alertar a população sobre os efeitos que o aumento do colesterol pode gerar na nossa saúde, e por isso a importância da prevenção e seu tratamento.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (2014), aproximadamente 40% da população brasileira apresenta colesterol alto, e cerca de 300 mil mortes ocorrem por ano provenientes de infartos e derrames (PORTAL BRASIL, 2014).

MAS, O QUE É O COLESTEROL? É PREJUDICIAL A NOSSA SAÚDE?

Quando ouvimos falar de colesterol, lembramos logo de gordura; e a maioria das pessoas associa a algo ruim. Mas não é bem assim... o colesterol é um composto químico gorduroso (lipídio) sintetizado no fígado, que desempenha funções importantes como por exemplo, a produção de hormônio e de vitamina D, sendo essencial a vida. O perigo do colesterol está no seu excesso, pois se torna prejudicial à saúde, uma vez que eleva o risco de desenvolver doenças cardiovasculares (PORTAL BRASIL, 2014; SOCERG, 2010).

Como a maior parte que o nosso organismo necessita é sintetizada pelo fígado, o restante é adquirido através da nossa alimentação. E sabendo a importância do colesterol para a integridade das células, é possível compreender que os alimentos de origem animal são ricos em colesterol ao contrário dos vegetais. Portanto, para o seu esclarecimento, o colesterol está presente em alimentos de origem animal, tais como: carnes, aves, peixes, ovos, além dos seus derivados: leite, queijos e manteiga. E não podemos esquecer dos alimentos preparados e industrializados como cremes, bolos, tortas, sorvetes, pães, etc.

O colesterol é transportado no sangue pelas lipoproteínas que se encarregam de distribuí-lo por todas as células do nosso corpo. As principais lipoproteínas são o LDL e HDL. O LDL, também chamado de mau colesterol deposita o seu excesso na parede das artérias obstruindo dessa forma a passagem do sangue na luz dos vasos propiciando os ataques cardíacos ou infartos. Já o HDL ou bom colesterol remove o colesterol do interior das artérias levando-o de volta ao fígado para ser excretado. O aumento do HDL confere maior proteção contra o excesso de colesterol e por sua vez a aterosclerose, mas não anula a importância de manter a concentração de LDL em níveis normais.

E o Triglicerídeo? Ele é um tipo de gordura que está presente no nosso organismo. Seu nível também pode se elevar quando ingerimos alimentos calóricos em excesso, seja sob a forma de gordura ou açúcar, como arroz, macarrão, biscoitos, pão e batata. Triglicerídeos em níveis altos também podem aumentar o risco de doença cardíaca (SOCERJ, 2010).

Observe a tabela abaixo com os níveis de colesterol e triglicerídeos e fique de olho na sua saúde:

 

                   

 

                     

 

Conheça alguns alimentos ricos em colesterol ruim:

Bacon, chantilly, ovas de peixes, biscoitos amanteigados, doces cremosos, peles de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas gordas, gema de ovos, sorvetes, creme de leite, lagosta.

... E alguns alimentos que ajudam a reduzir o colesterol:

Aipo, couve-de-bruxelas, ameixa preta, couve-flor, cenoura, mamão, amora, damasco, mandioca, azeite de oliva, ervilha, pão integral, aveia, farelo de aveia, Pêra, cenoura, farelo de trigo, pêssego, cereais integrais, feijão, quiabo, cevada, figo e vegetais folhosos, entre outros.

Embora haja alimentos que ajudam na redução do colesterol, a prevenção é sempre o melhor caminho, por isso...

Adote uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes e carnes magras. Evite alimentos que contenham gordura saturada ou hidrogenada, substitua o leite e derivados integrais por produtos desnatados, abandone o cigarro, pratique atividade física regularmente e controle o seu peso.

Os alimentos são fundamentais para o controle de HDL e LDL, e por isso, é comum que algumas pessoas fiquem confusas na hora de adicionar os alimentos na sua cesta de compras. Portanto, fique atento às três categorias de gordura: poliinsaturadas, monoinsaturadas e saturadas. As gorduras são substâncias insolúveis em água, essenciais às células, responsáveis pela absorção de algumas vitaminas e pelo isolamento térmico, sendo reserva de energia para o nosso organismo.

Mas, é preciso conhecê-las para saber selecioná-las e utilizá-las a nosso favor. As saturadas, com exceção dos óleos de coco e de palmeira (dendê) geralmente são sólidas como toicinho, gordura branca ou amarela do boi, do cordeiro, etc. Também inclui a manteiga, a nata e outros derivados do leite. Por outro lado, as gorduras insaturadas são geralmente óleos líquidos na temperatura ambiente, como os vegetais – de oliva, milho, girassol, etc. Óleos de peixes são as gorduras mais insaturadas, duas vezes mais do que as vegetais, e, portanto, mais benéficas à saúde (LUCCHESE, 2010).

As gorduras monoinsaturadas existem nos óleos de oliva e de canola, que caracterizam a dieta mediterrânea, contribuem para redução de doenças coronarianas e derrames cerebrais. As poliinsaturadas, normalmente líquidas em temperatura ambiente, são compostas por dois ácidos: Ômega-6 (ácido linoleico) e Ômega-3 (ácido alfa-linoleico) necessários na produção de hormônios e no metabolismo das células (LUCCHESE, 2010).

E quanto às gorduras trans? Elas são tão perigosas quanto às saturadas e podem aumentar a produção de colesterol pelo fígado, além de serem relacionados com o desenvolvimento de doenças cardíaca. Os três tipos de alimentos mais consumidos que levam gorduras trans são: margarina, biscoitos e pão branco. Como nem todos os rótulos revelam a quantidade dessas gorduras você pode calcular, como por exemplo no rótulo de um biscoito salgado onde você encontra a seguinte descrição: Gordura total (5g), gorduras saturadas (1g), poliinsaturadas (0g) e monoinsaturadas (1,5g). Somando-se os tipos de gorduras saturada, poli e mono, temos apenas 2,5g. Para completar o total de gordura, que é de (5g) faltam 2,5g. Esta representa a quantidade de gordura trans. Sendo assim, ainda que o teor de gordura total seja baixo, cuide para não consumir demasiadamente pois contém gordura trans.

Essas e outras medidas são fundamentais para ter uma vida saudável. Caso deseje obter maiores informações sobre uma boa alimentação acesse o Guia Alimentar para a População Brasileira.

O Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador se coloca à disposição para dúvidas e orientações.

 

Referências:

Portal Brasil. Colesterol é uma das principais causas de problemas cardíacos no país. 2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2012/08/dia-nacional-do-controle-do-colesterol-e-comemorado-nesta-quarta-8. Acesso em: 10 de julho de 2017.

Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2ªedição. Brasília, DF. 2014.Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf . Acesso em: 28 de julho de 2017.

LUCCHESE, Fernando. Desembarcando o Colesterol. Saiba tudo sobre este perigoso inimigo. Porto Alegre: L&PM, 2010.

SBEM. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Colesterol. Disponível em: https://www.endocrino.org.br/colesterol. Acesso em: 23 de julho de 2017.

SMS-RJ. Secretaria Municipal de Saúde. Rio de Janeiro. Controle de Doenças com Alimentação Saudável. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=2815318. Acesso em 10 de julho de 2017.

SOCERJ. Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro. Colesterol e Triglicerídeos. Disponível em: https://socerj.org.br/colesterol-e-triglicerideos. Acesso em: 15 de julho de 2017.

 

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Neste mês de Agosto,  a Pró-Reitoria  de Gestão  de Pessoas  (PROGEPE) parabeniza os pais pelo seu dia!!!

  

Carlos Antonio Guilhon Lopes

Pró-Reitor de Gestão de Pessoas

 

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“O Capital Humano em primeiro lugar “