Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2017 / Resumo SARAH CRISTINA COSTA PEREIRA

Resumo SARAH CRISTINA COSTA PEREIRA

Orientador:
LUCIANA PIRES DE SÁ REQUIÃO
Abreviatura:
PEREIRA, S. C. C.
Data da Defesa:
01/06/2018
Resumo:
Desenvolvido no PROEMUS/UNIRIO - Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - este produto visa a construção de um site de educação musical com jogos que proporcionem a fixação de conteúdos trabalhados nas aulas presenciais de musicalização infantil, jogos desenvolvidos para crianças autistas, conforme as regulamentações desenvolvidas pelo Protocolo GAIA. A pesquisa surge da necessidade de se desenvolver mecanismos de apoio ao ensino de música a alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista no curso de musicalização Infantil do Centro Cultura Musical de Campos dos Goytacazes, RJ. Os alunos autistas inseridos no curso atualmente representam dez por cento do universo de alunos da instituição. A hipótese central: o processo de aprendizagem musical é possível a todos, sendo necessário criar oportunidades diferenciadas de ensino que viabilizem o processo de forma qualitativa e significativa aos alunos.
Palavras-chave:
musicalização para crianças; autismo; protocolo GAIA
Abstract:
Developed at PROEMUS / UNIRIO - Professional Master's in the Teaching of Musical Practices of the Federal University of the State of Rio de Janeiro - this product aims at the construction of a music education website with games that will allow the fixation of contents introduced in the presential classes of musicalization for children, games developed for autistic children, according to the regulations developed by the GAIA Protocol. The research arises from the need to develop mechanisms to support the teaching of music to students diagnosed with Autism Spectrum Disorder in the Children 's music course of the Musical Culture Center of Campos dos Goytacazes, RJ. Autistic students enrolled in the course currently account for ten percent of the institution's student body. The central hypothesis: the process of musical learning is possible for all, and it is necessary to create differentiated teaching opportunities that make the process feasible in a qualitative and meaningful way to the students.
Keywords:
musical education for children; autism; GAIA protocol