Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2017 / Resumo JAYARAM MÁRCIO COSTA CUSTÓDIO

Resumo JAYARAM MÁRCIO COSTA CUSTÓDIO

Orientador:
NICOLAS L DE SOUZA BARROS
Abreviatura:
CUSTODIO, J. M. C.
Data da Defesa:
22/02/2019
Resumo:
Este produto busca aumentar o repertório do violoncelo, partindo do princípio que novas escutas e percepções podem resultar na atualização do ensino da música. Criado no Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, esta antologia incorpora gêneros da música popular baseados em células rítmicas e melódicas afro-brasileiras, pouco usais na prática secular do cello. Na primeira seção, aparecem exercícios preparatórios que visam aumentar a familiaridade do estudante com elementos afro-brasileiros. Na segunda, aparecem nove arranjos de obras oriundas da tradição do Choro brasileiro, organizados para conjuntos de três ou quatro violoncelos. E na terceira, as mesmas obras transcritas para cello solo cifras harmônicas para ajudar o acompanhamento de instrumentos harmônicos. Os arranjos para conjuntos também sugerem níveis de dificuldade para vozes distintas, assim servindo como ferramenta para incentivar a prática em conjunto entre violoncelistas de níveis diferentes. Violoncelo; Arranjos de choro; conjuntos de violoncelo; solo e cifra harmônica.
Palavras-chave:
Violoncelo; Arranjos de choro; conjuntos de violoncelo; violoncelo solo com cifras harmônicas
Abstract:
This product seeks to increase the repertoire of the cello, taking as its guiding principle that new perceptions can result in the modernization of music teaching. Created in the Professional Master's Degree in the Teaching of Musical Practices of the State University of Rio de Janeiro, this anthology incorporates popular music genres based on Afro-Brazilian rhythmic and melodic cells, little used in the cello's secular practice. In the first section, preparatory exercises are developed in order to increase the student's familiarity with Afro-Brazilian elements. In the second, nine arrangements of works originating from the tradition of Brazilian Choro appear, organized for cello grupos of three or four instruments. And in the third, the same works are transcribed for cello solo with chord symbols intended to aid the accompaniment of harmonic instruments. The group arrangements also suggest levels of difficulty for distinct voices, thus serving as a tool to encourage joint practice among cellists of different levels.
Keywords:
Cello; Choro arrangements; cello ensemble; solo cello with chord symbols.