Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2015 / Resumo TAÍS CHAGAS SOARES

Resumo TAÍS CHAGAS SOARES

Orientador:
LUIS CARLOS JUSTI
Abreviatura:
SOARES, T. C.
Data da Defesa:
29/07/2016
Resumo:
Website: www.sonoridadenoviolino.com No intuito de contribuir com as pesquisas voltadas à técnica do violino, essa pesquisa propõe o desenvolvimento do discurso pedagógico sobre os pontos de contato no violino, juntamente com o de sonoridade no instrumento. Uma pesquisa decorrente do curso de Mestrado em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS), realizado na UNIRIO, em 2015 e 2016. Trata-se de um Guia Prático contendo ora exercícios autorais ora novas formas de explorar exercícios de métodos relevantes da literatura do instrumento (desde exercícios em cordas soltas a outros mais elaborados), além de fazer referência a artigos publicados, vídeos explicativos e um espaço para contato com a autora sobre o assunto. O objetivo central deste Guia Prático é estabelecer relações entre a técnica instrumental e as estratégias pedagógicas (discursos e métodos) na formação do violinista. Quando iniciei tal pesquisa e a elaboração dos exercícios, pensei em projetos sociais e escolas básicas de música, mas entendo que o trabalho pode também ser uma ferramenta útil para professores e alunos de universidades, além de fonte de consulta para violinistas que queiram desenvolver o estudo das técnicas de refinamento da sonoridade. O nível sugerido para iniciação dos estudos aqui propostos é compatível com o início do processo de estudo do controle de arco (normalmente entre o segundo e terceiro ano de estudo de violino), voltado para a sonoridade do instrumento, dependendo sempre da desenvoltura e maturidade violinística de cada aluno e do aval do professor.
Palavras-chave:
violino;pontos de contato do arco com as cordas
Abstract:
Website: www.sonoridadenoviolino.com In order to contribute to research on violin technique, this research proposes the development of the pedagogical discourse on the points of contact of the violino boa woth the strings, as well as their connections to the instrumental sonority, and is the result of the Master Degree Course in the Teaching of Musical Practices (PROEMUS - 2016). In this Practical Guide, there are both authoral exercises and new ways of exploring relevant method exercises from the literature of the instrument (from exercises in open strings to more elaborate ones), as well as reference to published articles, explanatory videos and a space for contact the author on the subject. The central objective is to establish relationships between instrumental technique and pedagogical strategies (discourses and methods) in the formation of the violinista. It can be understood that this work may be used in social projects and beginner level training, but can also be a useful tool for teachers and students of universities, as well as a source of consultation for violinists who want to refine their techniques of sonority refinement. The suggested level for initiation of the studies proposed here is compatible with the beginning of the process of study of bowing control (usually between the second and third year of violin study), focused on the sonority of the instrument, always depending on the resourcefulness and violin maturity of each student and the accompaniment of the teacher.
Keywords:
violino;bowing points of contact with strings