Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2014 / Resumo Maria Silvia Nicolato Peixoto

Resumo Maria Silvia Nicolato Peixoto

Orientador:
LAURA TAUSZ RONAI
Abreviatura:
PEIXOTO, M. S. N.
Data da Defesa:
15/02/2016
Resumo:
O manual de Maria Silvia Nicolato Peixoto (em forma de livro) apresenta uma proposta didática que tem como objetivo aparelhar cantores para a construção de um repertório corporal próprio, associado ao seu trabalho de voz. Trata-se de um projeto que foi desenvolvido no mestrado profissional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROEMUS-Unirio). Ele propõe exercícios e jogos direcionados a cantores, promovendo um intercâmbio entre linguagens. A abordagem procura contribuir com o cantor frente a seus desafios, e respeita sua trajetória, incentivando-o para que a pesquisa corporal seja parte de sua formação, concomitantemente ao estudo vocal. A metodologia consiste em uma sequência de exercícios, iniciada com a leitura de textos, seguida por exercícios de respiração, alongamento, e jogos e dinâmicas, tendo sido aplicada em grupos de cantores em oficinas e aulas. Essa abordagem é facilitadora no processo e desenvolvimento do cantor, permitindo-lhe lidar melhor com a ansiedade de palco, bem como perceber o corpo em seu desempenho, de uma forma mais prazerosa e criativa. Esse enfoque favorece a autoconfiança, desenvolve hábitos saudáveis e um vocabulário corporal que pode alicerçar o cantor em suas atividades musicais.
Palavras-chave:
relaxamento; expressão corporal; canto
Abstract:
Maria Silvia Nicolato Peixoto's handbook (in the form of a book) presents a didactic proposal that aims to equip singers to build their own body repertoire, associated with their voice work. It is a project that was developed in the professional master's degree of the State University of Rio de Janeiro (PROEMUS-Unirio). It proposes exercises and games directed to singers, promoting an interchange between languages. The approach seeks to contribute with the singer in face of his challenges, and respects his trajectory, encouraging him so that the body research is part of his formation, concomitantly to the vocal study. The methodology consists of a sequence of exercises, beginning with the reading of texts, followed by exercises of breathing, stretching, and games and dynamics, having been applied in groups of singers in workshops and classes. This approach facilitates the process and development of the singer, allowing him to deal better with stage anxiety as well as perceive the body in its performance in a more pleasurable and creative way. This approach favors self-confidence, develops healthy habits and a body vocabulary that can support the singer in his musical activities.
Keywords:
corporal relaxation; corporal expression; singing