Você está aqui: Página Inicial / Eventos / I Encontro dos Cursos de Formação de Professores da UNIRIO

I Encontro dos Cursos de Formação de Professores da UNIRIO

Programação

O I Encontro dos Cursos de Formação de Professores da UNIRIO ocorreu nos dias 19 e 20 de maio de 2016 no Auditório Tércio Pacitti, no prédio do CCET/IBIO, e contou com a presença de professores e estudantes dos cursos de Licenciatura da UNIRIO.

Na cerimônia de abertura estavam presentes o Vice-Reitor, o Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso, e o Pró-Reitor de Graduação, o Prof. Dr. Alcides Wagner Serpa Guarino, que ressaltaram a importância de eventos como esse para a UNIRIO pensar e discutir a sua formação de professores.

Logo em seguida, aconteceu a Roda de Conversa: Contribuições do PIBID para as novas Diretrizes Curriculares para Formação de Professores, mediada pela coordenadora institucional do PIBID, a Professora Andréa Rosana Fetzner, na qual docentes e discentes participantes do programa falaram da relevância do PIBID para o processo de formação de professores e apresentaram suas contribuições para a discussão acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores.

Na parte da tarde, o encontro prosseguiu com a Mesa: Diretrizes para Formação de Professores e as Políticas Curriculares em disputa na atualidade (BNCC X DCNs), coordenada pela Profa. Dra. Maria Luíza Süssekind, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO e coordenadora do grupo de trabalho de currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Foram convidados a contribuir com as discussões sobre as Diretrizes na UNIRIO, trazendo o andamento desse processo em suas instituições de origem, os seguintes professores: Prof. Dr. Aldo Victorio Filho, docente do Programa de Pós Graduação em Artes e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da UERJ; Profa. Dra. Rosanne Evangelista Dias, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; Profa. Dra. Mariana Lima Vilela, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Finalizando a programação do primeiro dia, ocorreu no turno da noite o pioneiro Grupo de Trabalho: Quem somos nós? Como formamos professores? Que professores queremos formar? Que professores estamos formando? voltado para os estudantes dos cursos de Licenciatura da UNIRIO. O GT foi mediado pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO Danielle de Deus França Gomes Galvão Vaz e Henrique Dias Gomes de Nazareth e teve uma boa participação estudantil e de alguns professores. Ao final do dia, os estudantes e elogiaram a iniciativa de realização do grupo de trabalho.

O segundo dia de evento foi dedicado às discussões sobre a formação de professores da UNIRIO à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores. Na parte da manhã foi realizado o Grupo de Trabalho: Quem somos nós? Como formamos professores? Que professores queremos formar? Que professores estamos formando? com coordenação e participação de professores da universidade. Na parte da tarde foi realizado um debate, com apresentação das demandas e propostas de encaminhamento geradas a partir das discussões ao longo do encontro, conduzido pelas professoras Dra. Andrés Rosna Fetzner, Dra. Maria Cristina Rigoni Costa e Dra. Maria Auxiliadora Delgado Machado.

Ao fim dos dois dias de encontro ficou a certeza da importância, para a graduação da universidade, da realização de eventos como esse e o compromisso de se instituir uma política de licenciaturas de forma a promover um constante aprimoramento na formação de professores da UNIRIO.

Relatórios