Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Programa Incluir

Programa Incluir

por antonio.ribeiro última modificação 30/01/2017 10h57
Programa de Acessibilidade na Educação Superior

O Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir) propõe ações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência às instituições federais de ensino superior (IFES). O Incluir tem como principal objetivo fomentar a criação e a consolidação de núcleos de acessibilidade nas IFES, visando auxiliar no desenvolvimento de políticas institucionais de acessibilidade, eliminando barreiras comportamentais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação.

Desde 2005, o programa lança editais com a finalidade de apoiar projetos de criação ou reestruturação desses núcleos nas IFES. Os núcleos melhoram o acesso das pessoas com deficiência a todos os espaços, ambientes, ações e processos desenvolvidos na instituição, buscando integrar e articular as demais atividades para a inclusão educacional e social dessas pessoas.

A partir de 2013.02, pelo que dispõem as normas procedimentais federais, esta atividade está concentrada na PRAE. Clique aqui para conhecer nossas ações.


PORTAL INCLUIR: DOCUMENTO ORIENTADOR PROGRAMA INCLUIR - ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SECADI/SESu–2013. Disponível em http://portal.mec.gov.br/programa-incluir

PORTAL ACESSIBILIDADE: http://portal.mec.gov.br/acessibilidade-sp-940674614

LEGISLAÇÃO:

Quantitativo de Bolsas

> Quantidade de bolsas/auxílios:

BIA: 410

Auxílio Alimentação: 690

Auxílio Moradia: 90

 

> Vagas ocupadas na folha de pagamento referente a AGOSTO/2017:

BIA: 379

Auxílio Alimentação: 648

Auxílio Moradia: em processo de fechamento

**As vagas restantes serão preenchidas na convocação do mês de SETEMBRO/17.