Você está aqui: Página Inicial / Serviço Social / Notícias / COVID-19: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

COVID-19: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

por Wailene Carvalho última modificação 15/04/2020 10h05

Você sabe o que é um CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um equipamento público pertencente a política de Assistência Social brasileira para atendimento às famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social (alguns exemplos de vulnerabilidade: fragilidade econômica, necessidade de fortalecimento de vínculos sociais e familiares). 

O CRAS desempenha a tarefa de gerenciamento de programas sociais em cada território e tem por atribuição a organização e a oferta de serviços socioassistenciais, como o cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). 

Público-alvo:

Famílias e indivíduos em situação grave de desproteção, idosos, pessoas com deficiência, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no CadÚnico e beneficiários de programas sociais.

Atenção: se você é usuário de programas sociais municipais, estaduais e/ou na esfera federal, mantenha seu CadÚnico sempre atualizado!

Existem CRAS espalhados por todo território do Município do Rio de Janeiro. Clique aqui e confira o endereço e o telefone do CRAS existente perto de você!

Em outros municípios, busque informações sobre os CRAS na página da Prefeitura da sua cidade - geralmente, junto às Secretarias que gerenciam a Política de Assistência Social.