Você está aqui: Página Inicial / COPOE / Setor de Apoio Pedagógico

Setor de Apoio Pedagógico

por Priscila Maia última modificação 25/03/2020 14h53

O Setor de Apoio Pedagógico, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), oferece apoio pedagógico aos estudantes da UNIRIO.

Esse trabalho vem ao encontro do que está estabelecido no Decreto nº 7.234, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, que determina que as ações de assistência estudantil devem ser desenvolvidas, entre diversas áreas, sendo uma delas a área do apoio pedagógico, principalmente no exposto no Parágrafo Único, do Art. 4º, quando ressalta que as ações de assistência estudantil devam viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão.

Aliados a essa deliberação legal, o Setor de Apoio Pedagógico tem como missão apoiar o estudante para melhorar a sua condição de vida universitária, estimular o desenvolvimento acadêmico e contribuir para a sua permanência e conclusão do curso.

Nesse sentido, o Setor de Apoio Pedagógico tem como objetivo apoiar pedagogicamente a permanência do estudante no curso em que está matriculado, tendo como objetivos específicos: planejar e realizar apoio pedagógico individual e coletivo; construir conjuntamente com o estudante estratégias para o seu desenvolvimento acadêmico.

Diante do trabalho realizado e da análise das inúmeras demandas, compreendeu-se a necessidade de integração com o SEPSI e um trabalho integrado foi estruturado. Nesse contexto, foi estabelecido  que a forma de acesso aos setores é única e através da participação nos grupos de recepção.

A seguir o passo a passo para realizar a solicitação:

Como obter apoio pedagógico e psicológico?

O estudante com uma matrícula ativa deve comparecer à sala da Coordenadoria de Políticas Estudantis (COPOE), no horário de 8h30 às 16:30, de segunda à sexta (exceto feriado). A sala está localizada na Avenida Pasteur, n. 296 – Campus da Reitoria – sala em frente à guarita.

No ato de inscrição, será disponibilizada a agenda dos Grupos de Recepção.

O que é o Grupo de Recepção?

É o procedimento de porta de entrada realizado, em parceria, pelos Setores de Apoio Pedagógico e Psicológico. É o momento de recepção e acolhimento coletivo de estudantes que buscam auxílio para lidar com suas questões.

Confirmei presença no grupo mas não fui e nem justifiquei. O que faço?

O estudante deve comparecer novamente à sala da COPOE para realizar uma nova inscrição.

O que acontece após o Grupo de Recepção?

Existem algumas possibilidades de acordo com a avaliação técnica dos profissionais:

1. Orientação de acordo com a demanda.

2. Atendimento Integrado- Atendimento individual realizado com os profissionais que mediaram o Grupo de Recepção.

3. Apoio Psicológico com um profissional de psicologia, observando o limite de 06 (seis) sessões.

4. Apoio Pedagógico com um profissional de pedagogia, observando o limite de 05 (cinco) encontros.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

É necessário que o estudante justifique previamente por e-mail toda e qualquer ausência.

Em caso de impossibilidade de aviso prévio o discente tem o prazo de 24 (vinte e quatro) horas após o horário agendado para a sua manutenção no processo de acolhimento.

- Competências do Setor de Apoio Pedagógico [Clique aqui]

- Relatório de atendimentos - SEPED - 2019 [Clique aqui]

- Relatório de atendimentos - SEPED - 2018 [Clique aqui]

- Relatório de atendimentos - SEPED - 2018.1 [Clique aqui]

- Relatório de atendimentos - SEPED - 2018.2 [Clique aqui]

- Rodas Pedagógicas 2020.1

COVID-19 - SUSPENSÃO DO CRONOGRAMA DAS RODAS PEDAGÓGICAS

DIANTE DA SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO, DISPOSTO NA RESOLUÇÃO N° 5.256, DE 24 DE MARÇO DE 2020, INFORMAMOS QUE O CRONOGRAMA DAS RODAS PEDAGÓGICAS TAMBÉM FOI SUSPENSO, PELO FATO DE SER INVIÁVEL A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMA REMOTA. RESSALTAMOS QUE A PARTIR DO RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS, UM NOVO CRONOGRAMA SERÁ DIVULGADO.

Cronograma 2020.1 [Clique aqui]

Rodas Pedagógicas - Março e abril de 2020 [Clique aqui]

- Rodas Pedagógicas 2019:

- Rodas Pedagógicas 2018:

Chefe do Setor de Apoio Pedagógico:

MSc. Samilly Oliveira Diniz Pardellas

Técnica de Assuntos Educacionais

- Contato: apoiopedagogico.prae@unirio.br

Quantitativo de Bolsas

> Quantidade total de bolsas/auxílios:

BIA: 410

Auxílio Alimentação: 690

Auxílio Moradia: 90

> Vagas ocupadas na folha de pagamento referente a FEVEREIRO/2020:

BIA: 395

Auxílio Alimentação: 675

Auxílio Moradia: 77

*Vagas disponíveis serão preenchidas na próxima convocação.