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Chamada de Trabalhos

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Rio de Janeiro - 03 a 06 de novembro de 2020

 

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro convida pós-graduandos e recém pós-graduados a submeterem propostas de trabalhos ao VI Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (VI SIMPOM).

 

O Comitê Científico do VII SIMPOM acolherá submissões de trabalhos, nas categorias comunicação oral e pôster, no período de 15/11/2019 a 28/02/2020. Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisas realizadas por alunos dos Programas de Pós-Graduação em Música do Brasil (alunos regulares) e de países da América Latina e Caribe, bem como de mestrandos e doutorandos de outros programas que desenvolvam teses/dissertações na área da música. Os mestres e doutores que defenderam dissertações e teses em 2018 e 2019 também podem submeter trabalhos, desde que sejam sínteses da dissertação/tese, ou parte dela.

 

Cada participante tem direito a inscrever somente um trabalho. É obrigatório anexar declaração de matrícula regular em mestrado/doutorado em música ou áreas afins ou documento comprobatório da defesa de tese/dissertação no ano de 2018 e 2019.

Os trabalhos devem ser enviados através do preenchimento do formulário Google no seguinte link: ​​https://forms.gle/13iEBa6fQD86wwaX9

A avaliação dos trabalhos será realizada por pareceristas ad hoc especialistas nas áreas de submissão do simpósio, brasileiros e estrangeiros.

 

A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às normas de formulação e formatação para o Comitê Científico. Os proponentes devem se informar no site do SIMPOM, sobre o resultado da avaliação, a ser divulgado a partir de 20/04/2020 no site do SIMPOM.

 

Os trabalhos aceitos (tanto pôster quanto comunicação oral) serão publicados nos Anais do SIMPOM no link http://seer.unirio.br/index.php/simpom/index. Todos os trabalhos devem ser escritos em português ou espanhol.

 

 ATENÇÃO!

Não serão aceitos trabalhos que não atendam aos critérios de estruturação e formatação, conforme orientação a seguir. De maneira a garantir o processo de avaliação duplo cego, o autor NÃO PODE ESTAR IDENTIFICADO, nem no nome do arquivo, nem no próprio texto. 

 

ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS

(Comunicação e pôster)

 

O tema a ser desenvolvido pelo autor deve ser articulado a uma das áreas do evento: Processos Criativos em Música (teoria e análise musical); Ensino e Aprendizagem em Música; Etnografia das Práticas Musicais; Música PopularTeoria e Prática da Interpretação Musical; Documentação e História da Música devendo a área ser explicitada na ficha de inscrição/envio. Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes modalidades:

1 – Comunicação Oral: reflexões teóricas e práticas decorrentes de pesquisas concluídas ou que apresentem análises parciais consistentes;

2 – Pôsteres: resultados de experiências ou pesquisas em andamento que apresentem análises parciais ou em processo.

 

COMUNICAÇÃO ORAL

 

As comunicações de pesquisa deverão expressar resultados de pesquisa concluídas ou que apresentem análises preliminares consistentes. O autor deve substituir por XXXX qualquer termo ou expressão no corpo do texto que possa identificar autoria, filiação institucional ou autorreferência a textos publicados.

O texto das comunicações orais deverá ter formato de artigo, com problemática enunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências, estruturado em torno de 8 a 12 páginas, incluindo as referências bibliográficas, figuras, tabelas, quadros e exemplos musicais. O autor deve utilizar o template, disponível no site, que atende às normas e orientações.

Formato do Arquivo

  • Arquivo em PDF, DOCX ou ODT

 

Avaliação

A avaliação dos trabalhos submetidos para comunicação oral irá considerar os seguintes critérios:

  • Relevância e pertinência do trabalho;
  • Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
  • Interlocução com a produção da área;
  • Fundamentação das conclusões;
  • Atendimento às normas de formatação e de número de páginas.

 

A apresentação de cada expositor será sistematizada para 15 minutos, seguidos de 10 minutos de debate ao final da exposição, e de 5 minutos de transição entre as apresentações. A articulação e a coordenação da sessão será da responsabilidade de um dos expositores, a ser escolhido pela Comissão Organizadora do evento, ou por um coordenador designado por esta Comissão.

 

PÔSTER

 

Os pôsteres devem apresentar resultado de estudos e experiências realizadas ou comunicações de pesquisas em andamento.

Formatação do texto que acompanha o pôster para publicação nos anais

 

O texto deverá ter formato de artigo, com problemática enunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências, estruturado em torno de 5 a 8 páginas, incluindo os quadros, figuras, tabelas, exemplos musicais e as referências bibliográficas. O autor deve substituir por XXXX qualquer termo ou expressão no corpo do texto que possa identificar autoria, filiação institucional ou autorreferência a textos publicados. O arquivo do pôster deverá conter o resumo e o texto completo de acordo com as especificações acima.

Formato do Arquivo

  • Arquivo em PDF, DOCX ou ODT

 

Avaliação de Pôsteres

A avaliação das propostas de pôsteres irá considerar os seguintes critérios:

  • Relevância e pertinência da proposta;
  • Interlocução e contribuições para a área;
  • Coerência com os objetivos propostos;
  • Conclusões parciais sucintas e claras;

 

Itens a serem observados na confecção e apresentação do Pôster

Para a edição online, os pôsteres terão o formato de vídeo com até 5 minutos de duração.

 

  • O vídeo deve ser gravado na posição horizontal (celular deitado);
  • Verifique as configurações e selecione HD (1280x720px) ou superior;
  • De preferência, grave em um ambiente iluminado e sem ruídos
  • Evite gravar com celular na mão. Utilize um tripé ou alguma superfície reta para apoio como livros ou móveis;
  • Tenha atenção ao enquadramento (deve ser acima da cintura) e evite ficar muito próximo da câmera;
  • Caso deseje inserir imagens ou textos posteriormente na edição, posicione-se em um dos cantos da tela, deixando um espaço livre ao seu lado.

 

ATENÇÃO!

 

As inscrições são aceitas também na categoria de ouvinte, sem apresentação de trabalhos.

 

Serão publicados nos Anais os trabalhos aprovados cujos autores efetivarem o pagamento da taxa correspondente, se inscreverem e apresentarem o trabalho no evento.

É imprescindível que os alunos do PPGM da UNIRIO apresentem seus trabalhos caso não tenham participado do Colóquio de 2020 (mestrandos) e se não tiverem feito nenhuma apresentação ou se tiverem feito apenas uma apresentação em Colóquios anteriores (doutorandos). Não há limite de participação de autores nas edições do SIMPOM e os pós-graduandos podem e devem participar de todas as edições do Simpósio, desde que atendam às condições divulgadas no site.

 

O pagamento da inscrição até o prazo estipulado é condição para a publicação nos Anais e para a apresentação do trabalho no VI SIMPOM.