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Programação

SIMPOM

V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA

V SIMPOSIO BRASILEÑO DE ESTUDIANTES DE POSGRADO EN MÚSICA

XXIV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO

Rio de Janeiro 15 a 18 de maio de 2018

Clique na imagem para vê-la em alta resolução.

V SIMPOM - Programação geral mini

As atividades das quatro manhãs serão realizadas no Instituto Benjamin Constant.

As atividades das quatro tardes e noites serão realizadas no Instituto Villa-Lobos – UNIRIO.

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15/05/2018 – terça-feira

8:00-9:00 – Credenciamento

9:00-9:30 – Abertura

9:30-10:00 – Sarau dos professores do IVL

Almir Côrtes – bandolim
Claudio Dauelsberg – piano
Cliff Korman – piano
Josimar Carneiro – violão de 7 cordas
Marco Túlio – saxofone
Rodolfo Cardoso – percussão

10:00-12:00 – Conferência magna: Dr. Graham Welch: The benefits of music for children and young people's development

(Os benefícios da música no desenvolvimento de crianças e jovens)

12:00-12:30 – Mini-concerto

Coro São Vicente a Cappella
Regência: Patricia Costa
Preparação Vocal e acompanhamento: Danilo Frederico

Formado por 32 jovens entre 13 e 23 anos – alunos e ex-alunos do Colégio São Vicente de Paulo (Cosme Velho, RJ) além de jovens da comunidade – o grupo tem por objetivo desenvolver repertório sem acompanhamento instrumental, explorando peças nacionais e internacionais de considerável grau de dificuldade e abrangendo períodos diversos. Procura também divulgar a música brasileira, seja esta erudita ou popular. Utiliza a movimentação cênica como inspiração para suas interpretações.

14:00-18:30 – Sessões de comunicações

Sala 1 - Comunicações de: Adriana Miana de Faria, Michele Irma Santana Manica, Aluizio Barbosa de Oliveira Neto, Paula Cristina Cabral Martins, Leandro Taveira Soares, Fernando Vago Santana, Victor Matos de Oliveira, Paulo César Cardozo de Miranda
Sala 1 - Resumos das comunicações

Sala 2 - Comunicações de: Arilton Rodrigues Medeiros Junior, Luciana Fernandes Rosa, Uaná Barreto Vieira, Jefferson Roberto Anastácio, Renata Coutinho de Barros Correia, Julio Cesar Moreira Lemos, Midiã Rosa Cabral, Tamiris Duarte Carpin
Sala 2 - Resumos das comunicações

Sala 3 - Comunicações de: Alexandre de Paula Schubert, Álisson Carvalho Berbert, Julio Cesar Damaceno, Desirée Johanna Mesquita Mayr, Laís Domingues Fujiyama, Mauricio José da Silva Figueiredo, Paulo Agenor Miranda, Bruno Maia de Azevedo Py
Sala 3 - Resumos das comunicações

Sala 4 - Comunicações de: Alan Caldas Simões, Anke Waldbach Braga, Ilana Assbú Linhales Rangel, Clarissa Figueiró Ferreira, Daniele Damasceno Fischer, Tânia Maria Silva Rêgo, Renan Moretti Bertho, Flávio Garcia da Silva
Sala 4 - Resumos das comunicações

18:30-20:00 – Atividade com Prof. Lilia Romero

Apresentação da proposta "Arte para crescer", com vídeos e relatos que ilustrem as possibilidades de se aprender música integrando o repertório popular. A atividade é proposta de maneira que se possa cantar, tocar e refletir.

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16/05/2018 – quarta-feira

9:00-10:30 – Conferência 2: Dr. Trevor Wishart: Computing the voice

(Computadorizando a voz)

11:00-12:30 – Mesa Redonda: Por que as associações são importantes para os pós-graduandos?

Esta mesa-redonda tem como objetivo apresentar aos pós-graduandos e demais participantes as principais associações ligadas à pesquisa em música no país, de maneira a possibilitar uma visão geral de seu quadro atual, assim como de sua história e de seus antecedentes. Qual o papel das associações e das instituições de fomento? Para que servem e como se articulam? Qual a importância das associações para os pós-graduandos? Qual o papel dos pós-graduandos nas associações? A mesa pretende, também, abordar as perspectivas futuras da pesquisa em música e o papel das associações neste contexto. Quais as perspectivas para a pesquisa em música no país, inclusive com relação aos cortes estabelecidos pela PEC 55, seus impactos sobre o financiamento da pesquisa e sobre a situação das universidades públicas e privadas na área Música? Que estratégias adotar para a consolidação e para a articulação destas associações?
Participantes: Dr.ª Beatriz Magalhães Castro (ABMUS), Dra. Hellem Pimentel Figueiredo (ABET), Profª Lilia Romero (FLADEM), Dr. Marcus Vinícius Medeiros Pereira (ABEM), Dr.ª Vera Beatriz Siqueira (CAPES), Dra. Sônia Regina Albano de Lima (ANPPOM), Dra. Luciana Del-Ben (CNPq)
Mediação: Dr. Marcelo Carneiro

14:00-17:30 – Sessões de comunicações

Sala 1 - Comunicações de: Rodrigo Heringer Costa, Mônica Repsold, Marcio Pizzi de Oliveira, Daniel Ferreira Wainer, Simone Santos Sousa, Juliana Coelho de Mello Menezes
Sala 1 - Resumos das comunicações

Sala 2 - Comunicações de: Melina Aparecida dos Santos Silva, Renato Pereira Torres Borges, Schneider Ferreira Reis de Souza, Bethânia Barbosa Brandão, Daniel Lemos Cerqueira, Felipe Merker Castellani, Daniela Spielmann Grosman
Sala 2 - Resumos das comunicações

Sala 3 - Comunicações de: Felipe Pacheco dos Santos, Maria de Nazaré da Silva Azevedo, Paulo Roberto de Oliveira Coutinho, Ester Rodrigues Fernandes Leal, Robson Rodrigues Ribeiro, Andre Santos Ferreira de Oliveira, Gustavo Rapozeiro França
Sala 3 - Resumos das comunicações

17:30-19:00 – Roda de conversa com Dra. Glaura Lucas: Possibilidades da pesquisa etnográfica em música

Nesta Roda de Conversas, a professora Glaura Lucas apresentará sua área de estudos para aqueles que tenham pouco conhecimento sobre este assunto. A atividade será guiada por perguntas como “O que é etnomusicologia e quais suas metodologias? Qual é e a especificidade e importância desta área para as pesquisas em música no Brasil? Se houver tempo, será proposta uma atividade prática de observação-descrição, para gerar questões para reflexão sobre a objetividade/subjetividade da escrita etnográfica.

19:00-20:00 – Apresentação musical

Projeto de Extensão Coro Juvenil UNIRIO
Regência: Julio Moretzsohn

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17/05/2018 – quinta-feira

9:00-10:30 – Conferência 3: Dra. Glaura Lucas: A atuação de mestres de comunidades afrodescendentes na universidade: repercussões e desafios do encontro de saberes performáticos

Desde 2010, mestres e mestras de comunidades afrodescendentes, indígenas e de outros grupos tradicionais vêm atuando em universidades como docentes, em consonância com as propostas do Projeto Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras. Idealizado e coordenado por José Jorge de Carvalho (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa – INCTI/UnB), o projeto tem como propósito a inclusão tanto de saberes tradicionais no currículo acadêmico, quanto dos mestres e das mestras detentores/as desses saberes, na docência. Trata-se, pois, de proposta concreta no sentido da descolonização do modelo de conhecimento que se produz e se transmite nas universidades. Nesta fala, apresento experiências em disciplinas em que fui parceira de mestres e mestras da Comunidade Negra dos Arturos (Contagem/MG) no âmbito do Encontro de Saberes. As reflexões partem do entendimento de que a experiência dos Arturos nesse contexto está inserida num âmbito histórico de contatos e interações com outros setores da sociedade mediados por suas práticas performáticas, e se estendem para as repercussões e os desafios em torno da inclusão, nas universidades, de práticas e saberes assentados sobre outras bases epistêmicas, relativamente aos modelos acadêmicos de abordagem musical predominantes.

11:00-12:30 – Conferência 4: Dra. Martha Abreu: Histórias da música popular, desafios de pesquisa

A escrita da história da música popular no Brasil articulou-se aos debates sobre identidade nacional e mestiçagem, contribuindo para a construção de uma poderosa versão musical da nação, entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XX. Nestas sínteses musicais mestiças do Brasil, muitas outras discussões foram apagadas e esquecidas, como o protagonismo dos músicos negros, o racismo nas representações sobre as canções escravas, a variedade de gêneros e repertórios, o papel de diversos outros atores ligados às editoras de partitura, ao teatro de revista e à indústria fonográfica, assim como os muitos diálogos da “música brasileira” com o Atlântico Negro. Nesta apresentação, e a partir de minha experiência de pesquisa, pretendo mostrar como essas outras perspectivas são importantes para a compreensão do campo musical e da própria história do Brasil.

14:00-17:30 – Sessões de comunicações

Sala 1 - Comunicações de: Paulo Vinícius Amado, Rafael dos Santos Sakamoto, Lourival Lourenço Junio, Patricia Soares Santos Costa, Flávio de Souza Melo, André Protasio Pereira, Nayana Torres Pereira
Sala 1 - Resumos das comunicações

Sala 2 - Comunicações de: Brigitta Grundig Monteiro, Eduardo Marcel Vidili, Fernando Lacerda Simões Duarte, Rafael Moreira Fortes, Reginaldo Sebastião da Silva, Bruno Felix da Costa Almeida, Patrick Grossman Ferreira
Sala 2 - Resumos das comunicações

Sala 3 - Comunicações de: Rafael Gonçalves, David Ganc, Matteo Ciacchi, Marta Macedo Brietzke, Carlos Eduardo Campello Pereira Porto Soares, Lia Viégas Mariz de Oliveira Pelizzon, Adriana Rodrigues Didier
Sala 3 - Resumos das comunicações

17:30-19:00 – Rodas de pós-graduandos

Os participantes do SIMPOM com submissão de trabalhos discutirão questões relacionadas às suas pesquisas em grupos autoorganizados. As rodas são propostas aqui como espaço de interlocução acerca dos objetos de pesquisa, metodologias e recursos (bibliografias, acervos, arquivos, etc.). Elas promovem a integração entre pesquisadores de diferentes instituições, brasileiras e estrangeiras, favorecendo o estabelecimento de laços de troca e colaboração. Incentiva-se a participação também de professores e graduandos. Embora não haja restrição quanto ao número de integrantes nos grupos, recomenda-se que eles tenham entre três e sete integrantes, de maneira a permitir que todos participem ativamente das discussões.

19:00-20:00 – Recital

Trevor Wishart

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18/05/2018 – sexta-feira

9:00-10:30 – Conferência 5: Dr. François Nicolas: Modernité de l’hétérophonie musicale

(Heterofonia musical moderna)

11:00-12:30 – Conferência 6: Dr. John Rink: Beyond Interpretation: Musical Performance as Creative Practice

(Além da interpretação: performance musical como prática criativa)

14:00-15:30 – Sessão de pôsteres / Lançamento de livros

Pôsteres de: André Ricardo Amaral, Bruno Boechat Roberty, Eduardo Teixeira Destord, Fábio Scucuglia, Fernando Pereira da Silva Sobrinho, Francisco Carmo de Castro Júnior, Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves, José de Carvalho Oliveira, Luã Nóbrega de Brito, Luanna Luciano da Conceição, Marcelo Rauta de Souza, Matheus Kleber, Milena Arca Nunes da Matta, Monica de Oliveira, Pedro Paiva Garcia Sá, Renan Ribeiro Moutinho, Renata Pompêo do Amaral, Ricardo Tanganelli da Silva, Solon Santana Manica, Tiago de Souza Mayer, Wesley Higino
Resumos dos pôsteres

15:30-17:00 – Atividade com Dr. François Nicolas

17:30-19:00 – Atividade com Dr. John Rink: Chopin and Improvisation

(Chopin e improvisação)

Numa sessão informal de conversa e exemplos tocados, o Professor John Rink expõe sobre a inclusão de improvisação nos processos de composição e performance do Chopin, analisando também a natureza da notação musical e as considerações de um pianista na construção da interpretação e realização da performance.

Público alvo: interno e externo. A comunidade acadêmica, profissionais externos, amadores e amantes de música.

19:00 – Encerramento

Big Band