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Pôsteres - Sexta-feira, 18/05/2018

Uma proposta de educação musical coletiva por flauta doce
André Ricardo Amaral – UNIRIO
Este artigo relata uma experiência pedagógica voltada à educação musical coletiva, realizada na Escola Municipal Gastão Penalva em 2016. As atividades sugeridas foram inspiradas no modelo C(L)A(S)P e na Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical, e contaram com a participação de 21 alunos de 12 a 14 anos de idade, do ensino fundamental II. O projeto teve como objetivo desenvolver a musicalidade dos alunos usando a flauta doce e abordando diversos gêneros musicais, principalmente os mais próximos de seu ambiente social, de modo a ampliar sua bagagem cultural. A partir do trabalho realizado com atividades de apreciação, composição e execução dos diferentes gêneros, verificou-se a aquisição de uma gama de conhecimentos musicais e culturais.
Palavras-chave: Flauta Doce; Música Vocal; Ensino Coletivo; Modelo C(L)A(S)P; Educação musical.

Um Estudo sobre Extensão Vocal Infantil a partir da Adaptação do Protocolo de Canto de Seattle
Bruno Boechat Roberty – UNIRIO
Este texto parte dos resultados de uma pesquisa realizada com 31 crianças de uma escola pública localizada na cidade de Nova Iguaçu no Estado do Rio de Janeiro. Através de tarefas de canto de canções conhecidas, foi determinada a extensão confortável para o canto de tais crianças. Por meio do software Melodyne, determinou-se a nota mais grave e a mais aguda da extensão recolhida por meio de gravação. Os resultados das extensões confortáveis foram comparados com a revisão da literatura que trata deste assunto. A presente pesquisa recomenda a adaptação de melodias em materiais pedagógicos publicados para canto infantil para tonalidades mais graves, bem como o desenvolvimento de habilidades de transposição dos materiais para extensões mais apropriadas para o ensino de canto escolar e para uma sistematização do desenvolvimento da extensão vocal desses grupos.
Palavras-chave: Extensão confortável, Ensino básico, Canto escolar, Habilidade vocal.

Educação musical em Duque de Caxias: uma análise documental inicial e uma primeira aproximação da pesquisa bibliográfica
Eduardo Teixeira Destord – UNIRIO
Este pôster traz o recorte de uma pesquisa de mestrado, em fase inicial, que objetiva avaliar se as aulas de música do projeto extraclasse Ciart impactaram a educação musical no município de Duque de Caxias. Apresenta-se uma primeira análise documental e uma aproximação inicial da revisão bibliográfica que pretendo empreender. São apresentadas considerações sobre dois documentos oficiais e seis pesquisas que apresentam características semelhantes à pesquisa proposta por este autor. Desenvolvi primeiramente uma análise documental da Proposta Pedagógica e do Plano Municipal de Educação, que apresentam as diretrizes e políticas públicas para a educação e para o ensino de artes, propostas pelo município e disponíveis no site da Secretaria Municipal de Educação (SME). Além do site da prefeitura de Duque de Caxias, foi empreendida uma busca nos anais do SIMPOM (Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música) e na Revista da ABEM, publicada pela Associação Brasileira de Educação Musical. Os textos de Adeodato (2014, 2016) apresentaram um importante referencial historiográfico, tipos de documentos a pesquisar e aportes teóricos. Conhecer pesquisas que utilizam etnografia (ALMEIDA; LOURO, 2016; ABREU, 2015; VERDE, 2016) esclarece sobre usos e a importância dessa metodologia para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Nenhum texto acadêmico sobre o projeto Ciart ou a história da educação musical no município de Duque de Caxias foi encontrado.
Palavras-chave: Ensino de música; Projeto extraclasse; Duque de Caxias.

Iconicidade e Indicialidade na Música Eletroacústica
Fábio Scucuglia – UNESP
O presente artigo tem por objetivo analisar as idiossincrasias da linguagem musical eletroacústica sob a perspectiva da semiótica tal como proposta por Charles Sanders Peirce e suas possíveis intersecções com a semiologia europeia (baseada nos trabalhos de Ferdinand de Saussure). Através dessa dupla perspectiva, busca-se averiguar as relações do signo musical com sua estrutura referencial em duas perspectivas: o signo musical enquanto ícone e índice. Objetiva-se, ainda, a averiguação das possíveis transmutações tipológicas entre iconicidade e indicialidade do objeto sonoro quando da emancipação do aparato eletroacústico nas décadas de 1940 e 1950.
Palavras-chave: Semiologia musical; semiótica; linguagem musical; música eletroacústica.

A aplicabilidade do método Esther Scliar no ensino de Percepção Musical: um relato de experiência
Fernando Pereira da Silva Sobrinho – UNIRIO
A comunicação configura-se como parte de uma pesquisa de mestrado na qual o objeto de estudo é a aplicabilidade do método Esther Scliar (ES) no âmbito do ensino da Percepção Musical. Nossa proposta é apresentar, em linhas gerais, o modelo desenvolvido por ES e descrever um relato de experiência de sua utilização em uma turma de Licenciatura em Música. O suporte teórico para discutir a trajetória e a obra de ES foi amparado em Branco (2010); Machado (2002); Paz (2013) e Braga Ramalho (2016). Para compreender a linha de trabalho da educadora em Percepção Musical utilizamos suas obras póstumas publicadas em 1985 e 2003, além da análise de suas apostilas, planos de aula e do material do acervo da professora e ex-aluna de ES, Aparecida Antonello. Trabalhamos com a perspectiva de que as propostas de ES possam contribuir com a área da educação musical, bem como acreditamos que a recuperação do material e das ideias dessa educadora possam funcionar como ferramentas para o estudo, a didática e o ensino da Percepção Musical.
Palavras-chave: Esther Scliar; Percepção Musical; Didática da Percepção Musical; Método.

A utilização de tablets como ferramenta didática das tecnologias digitais na aula de música do ensino médio
Francisco Carmo de Castro Júnior – UnB
Este trabalho trata do uso de tecnologias utilizadas em sala de aula, em específico o tablet touch, com intuito de acompanhar o que está sendo feito e o que vem sendo pensado por professores de música na utilização dessas tecnologias digitais visando as aulas de música no Ensino Médio. É parte da dissertação de Mestrado desenvolvida no Departamento de Música, no Programa de Pós-Graduação “Música em Contexto” da Universidade de Brasília - UNB, sob a linha de pesquisa “Concepções e vivências no ensino e aprendizagem da música” no âmbito da tecnologia na educação musical.
Palavras-chave: Tablet; Educação musical; Tecnologias Digitais; Ensino médio; Mobile learning.

Bandas militares como objeto historiográfico e a banda de música da Polícia do Ceará (c.1850-1930)
Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves – UFMG
Os novos debates epistemológicos sobre música que emergiram a partir da década de 1980, principalmente entre musicólogos anglo-saxônicos, acabaram por repensar os diversos campos de estudo do conhecimento musical. Neste sentido, objetos de pesquisa ligados à “banda de música”, antes ignorados pelos estudiosos acadêmicos, foram agora repensados como matéria de investigação. Mesmo com o aumento de interesse pelo assunto, estudos sobre “bandas de música militares”, ligados ao Exército nacional e a Marinha, continuaram escassos. Globalmente, bandas militares deste período, de uma maneira geral, provocaram uma forte influência na vida musical de várias cidades do mundo, seja patrocinando a música local, fomentando um mercado de música ou difundindo o ensino dos intrumentos de sopro. No caso brasileiro, as bandas formadas nos batalhões locais do exército e nas polícias militares constituídas nos estados brasileiros durante o século XIX ainda são assuntos pouco explorados pelos pesquisadores. Um dos motivos para este pouco interesse – no contexto global e brasileiro - foi a desconfiança mútua encarada pela aproximação das instituições militares e o meio acadêmico. Neste último contexto, esta desconfiança foi reflexo da ditadura política vivida pelo país antes de 1980. As diversas forças policiais militares instituídas nas cidades brasileiras do século XIX foram organismos musicais bastante atuantes e presentes nas sociedades locais. Com o objetivo de auxiliar as novas pesquisas sobre este tema, este texto apresenta um estado da arte sobre as “bandas de música militares” em um contexto nacional e internacional tendo a banda de música da Força Policial Militar do Ceará como fio condutor do levantamento bibliográfico.
Palavras-chave: Bandas de Música Militares; Força Policial Militar do Ceará; Historiografia; Século XIX; Primeira República.

Sistematização e organicidade por polarização, um estudo sobre a Quinta das Seis Pequenas Peças para piano Op. 19 de Arnold Schoenberg
José de Carvalho Oliveira – USP
Este estudo analisa a Quinta das Seis Pequenas Peças para piano Op. 19 de Arnold Schoenberg. Como proposta, este trabalho converge para apontamentos iniciais de sistematização e organicidade por polarização como estruturação do arquétipo composicional por intermédio do conjunto 4-12. Como base metodológica, para destacar a inter-relação por conjuntos, simetria e polarização, como referência, os estudos de Straus (2013). A respeito da movimentação horizontal das vozes condutoras, estrutura e prolongação, utilizaremos os estudos de Salzer (1982).
Palavras-chave: Polarização; Teoria dos Conjuntos; Vozes Condutoras; Simetria Intervalar; Organicidade.

Análise de disparadores morfológicos de duas peças de caráter aberto
Luã Nóbrega de Brito – UFPB
Trata-se de uma proposta de análise, baseada em critérios morfológicos, de duas propostas partiturais de músicos vinculados ao grupo Artesanato Furioso (PPGM/UFPB): Quatre Fois (1980) [2014] de Didier Guigue e Arrebol no primeiro ciclo (2016) de Rafael Diniz. Busca-se entender como se deu a mudança de estratégias notacionais de tais peças no tempo em função de seu uso em performance. Para tanto usamos a noção de disparadores morfológicos de Costa (2017) como ferramenta analítica, em especial os disparadores teleonômicos (partituras que representam a obra em si), algorítmicos (esquemas de execução baseados em regras gerais visando um fim) e replicantes (execuções gravadas). Apesar das peças em questão serem muito diferentes entre si, ambas foram concebidas dentro de uma hiper-especificidade notacional mas que Pôsteriormente foram ‘adaptadas’ para viabilizar sua performance. A pesquisa em questão visa entender de que modo cada etapa deste processo influencia na evolução morfológica das peças.
Palavras-chave: Morfologia Musical; Artesanato Furioso; Disparadores Morfológicos.

O ensino de música e a pedagogia Waldorf: revisão da literatura
Luanna Luciano da Conceição – UNIRIO
Este trabalho consiste em uma breve revisão da literatura sobre o ensino de música dentro do contexto Waldorf. O texto é a primeira parte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo difundir a Pedagogia Waldorf, analisar de modo específico o ensino de música buscando compreender o papel que a mesma assume na pedagogia referida, bem como compreender a relação dos professores Waldorf com a música e os benefícios destas práticas em termos cognitivos para os alunos de 7 a 14 anos. O trabalho está divido em duas seções: na primeira, são apresentados os motivos que me levaram a pesquisar este assunto, uma breve introdução à pedagogia referida e uma breve revisão de literatura. Na segunda seção, apresento os objetivos e metodologia da pesquisa proposta.
Palavras-chave: Pedagogia Waldorf; Ensino de música; Metodologia.

A Série Obras para a Juventude: Propostas de obras e atividades complementares à Educação Musical
Marcelo Rauta de Souza – UNIRIO
Este texto apresenta discussão e análise parcial de pesquisa em andamento cujo objetivo é obter subsídios para a elaboração de obras e atividades à Educação Musical em escolas vocacionais e não vocacionais a partir de diálogos entre educadores musicais em questões tais como criação, interpretação, apreciação musical e levantamento de dados/análise parcial de métodos educacionais utilizados na atualidade. Finaliza-se com breves comentários sobre a série Obras para a Juventude e excertos de obras musicais.
Palavras-chave: Apreciação; Criação; Interpretação; Obras para a juventude.

Distintos ventos dos foles: dos primeiros fonogramas ao modismo do acordeão na década de 1950 no Brasil
Matheus Kleber – UNICAMP
Este artigo busca compreender o modismo em torno do acordeão na década de 1950. Aponta as circunstâncias que fizeram com ele se tornasse um dos instrumentos mais difundidos no país naquele período. A presença cada vez maior da música rural nos centros urbanos e um modismo pelo estudo deste instrumento na alta sociedade, importado de outros países da América, fomentaram a proliferação dos conservatórios de acordeão. A maior parte destas escolas seguiam os moldes da Academia Mário Mascarenhas, que chegou a ter mais de 120 filiais espalhadas pelo país. O texto questiona sobre os aspectos positivos e negativos destes conservatórios para a difusão do acordeão no Brasil. Para melhor compreender a relevância e o impacto dos fatos daquela década para a história do instrumento, o estudo traça uma linha do tempo do acordeão e de seus principais intérpretes no país: de 1914, quando surge o primeiro registro fonográfico em que ele aparece, até a década de 1950 – período em que o instrumento atingiu o apogeu da sua popularidade.
Palavras-chave: Acordeão; Chiquinho do Acordeon; Academia Mário Mascarenhas; Música Popular Brasileira.

Ensino de música na educação básica: um processo de favorecimento alfabético
Milena Arca Nunes da Matta – CPII
O trabalho apresenta uma abordagem prática educacional de intervenção (SANNINO E SUTTER, 2011) do professor de música na educação básica, a partir da atividade didática feita no CIEP Presidente Samora Machel, ocorrido durante o segundo semestre de 2017 e desenvolvida junto ao Programa de Residência Docente, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Parto do seguinte questionamento: como um professor de música pode favorecer um processo de alfabetização? Utilizo o livro de jogos musicais escrito pelo músico Estevão Fernandes, o contador de história Chico Marques e o pedagogo Carlos Nadalin e as três estratégias alfabéticas de Frith (1985). O texto encerra-se com o breve relato de minhas práticas, bem como, os resultados obtidos no processo de favorecimento alfabético.
Palavras-chave: Ensino de música; Educação básica; Alfabetização; Consciência Fônica.

As características da música eletrônica da diáspora africana nas Américas e sua invisibilidade no contexto escolar
Monica de Oliveira – UNIRIO
Este texto é o recorte de uma pesquisa de mestrado em fase inicial, cujo objetivo é apontar as possibilidades pedagógicas da música eletrônica da diáspora africana em sala de aula. A argumentação parte do princípio de que este tipo de música vem sendo menosprezado como opção de repertório no contexto escolar. Para sustentar tal argumento, recorro na parte inicial deste artigo ao histórico deste gênero musical, mostrando que tal ausência pode estar associada à negação do que é considerado como sendo cultura negra. Na segunda parte do texto, apresento minha experiência pedagógica, que motivou a escolha deste tema.
Palavras-chave: Diáspora; Música Eletrônica; Educação Musical Inclusiva; Cultura Afro-Americana.

Aspectos Interpretativos no Primeiro Movimento do Concertante para Tímpanos e Orquestra, de Dimitri Cervo
Pedro Paiva Garcia Sá – UNIRIO
Este artigo trata de alguns aspectos interpretativos do primeiro movimento do Concertante para Tímpanos e Orquestra, de Dimitri Cervo, composto em 2015, por encomenda do presente autor, solista da primeira audição da obra. Devido à tendência atual de os compositores tratarem os tímpanos como tom toms gigantes, pouco explorando os pedais, o presente autor encomendou a Cervo o Concertante. Trata-se do primeiro concerto para tímpanos e orquestra sinfônica completa na música brasileira, explorando as possibilidades melódicas do instrumento com apenas cinco tambores, através do uso de pedais, empregando a técnica de Pedal Accent e também glissandi, estabelecendo uma clara distinção entre ambos. A análise da forma buscou delimitar as sessões do movimento em questão, acompanhada de sugestões interpretativas para diversos baquetamentos e planos de afinação. Embora outros planos de afinação sejam possíveis, Cervo foi elaborando a obra com constante assessoria do presente autor, de tal modo que esses planos foram servindo como referência para o compositor na estruturação da composição. Espera-se que este trabalho sirva de guia para novas interpretações da obra, além de estímulo a novas composições para tímpanos solo, material ainda escasso dentro do repertório brasileiro.
Palavras-chave: Tímpanos Solo, Dimitri Cervo, Estudo Interpretativo, Concertante.

Indústria cultural, funk carioca e o advento de novas mídias sociais
Renan Ribeiro Moutinho – UNIRIO
O presente artigo objetiva estudar o primeiro gênero de música eletrônica dançante brasileiro, o funk carioca, à luz dos conceitos estabelecidos pela teoria crítica da sociedade como cultura de massa e indústria cultural assim como com os conceitos de cultura popular e cultura erudita. Os referenciais teóricos utilizados neste trabalho são compostos por Carlos PALOMBINI (2016), desdobram-se pelos frankfurtianos ADORNO e HORKHEIMER (1947), por MORIN (1977) ao passo que também dialogam com as obras de MARTIN-BARBERO (1997) e CANCLINI (1997). Sem pretensão de esgotar o tema, este artigo compõe questionamentos iniciais de uma pesquisa mais ampla, ao nível de doutorado, em andamento, sobre funk Carioca dentro da linha de Linguagem e Estruturação Musical (PPGMUNIRIO).
Palavras-chave: funk carioca; cultura de massas; indústria cultural.

O Contrabaixo em Performance nos gêneros tradicionais Brasileiros: Propostas para o Bumba Boi do Maranhão
Renata Pompêo do Amaral – UNESP
Este texto trata da criação de partes para contrabaixo em arranjos de gêneros tradicionais do Brasil. O objetivo principal é identificar, organizar e desenvolver padrões, técnicas estendidas e elementos idiomáticos para a performance do contrabaixo no Bumba Boi maranhense, tendo como recorte dois de seus principais “sotaques”: Matraca (ou Ilha) e Baixada. A partir de registros audiovisuais dessas manifestações e transcrições das grades instrumentais e vocais desses conjuntos, o trabalho apresenta possibilidades técnicas e artísticas de atuação do contrabaixista nesse repertório.
Palavras-chave: Bumba Boi Maranhense; Performance do Contrabaixo; Tradições Populares Brasileiras; Elementos Idiomáticos do Contrabaixo.

Considerações analíticas na obra Carretéis II (2014-15) de Alexandre Lunsqui: processos de desdobramento do material sonoro no tempo
Ricardo Tanganelli da Silva – UNESP
Este artigo apresenta breves apontamentos na obra Carretéis II (2014-15), de Alexandre Lunsqui, a fim de exemplificar procedimentos de organização do material sonoro no tempo e destacar aspectos alinhados às tendências composicionais atuais para grupos de câmara. São apresentados e definidos processos de continuidade, justaposição, superposição e pontilhismo a partir de excertos da referida obra. Estas considerações poderão incentivar a análise do repertório instrumental do início deste século e pôr em perspectiva a produção brasileira, incentivando a discussão de outras obras e compositores da geração pós-1950, divulgando este repertório à um público mais amplo e heterogêneo. A fim de fornecer as estratégias analíticas, as amostras utilizam as classificações apresentadas por Mesquita (2013), além das perspectivas de Stockhausen (1955), Clarke (1987), Xenakis (1989), Kramer (1996), Snyder (2001) e McCalla (2003) sobre este assunto.
Palavras-chave: Música de Câmara; Música Contemporânea Brasileira; Análise Musical.

Análise Narrativa no processo de interpretação musical: um estudo teórico-interpretativo
Solon Santana Manica – UFBA
Esta pesquisa reflete a respeito do papel da análise narrativa e sua contribuição para o processo criativo da interpretação musical. Assim como problematiza a tensão existente entre o pensamento analítico/hermenêutico, do qual a narratividade faz parte, e o pensamento performático, que vê a performance não como um ato de reprodução (de um texto/partitura), mas como um ato criativo (criação de significado/sentido). O principal referencial teórico, no campo da Análise Narrativa, para esta investigação, é o livro “A Theory of Musical Narrative” de Byron Almén. Conceitos da teoria de Almén como markedness e rank foram aplicados às gravações. Estes se concentram em diferenças de dinâmica e ritmo (markedness) entre as duas gravações, aspectos manipulados pelos performers, que Pôsteriormente foram submetidos a uma relação de classificação: a importância que assumiram na interpretação do conjunto da obra (rank). A teoria de Almém serviu como uma importante ferramenta para conectar valores sociais e culturais com a música ao entender o arquétipo (que define a trajetória narrativa) como resultado do conflito entre ordem hierárquica e sua transgressão. A diferenciação de elementos e sua classificação foram úteis para o estudo e para estabelecer as metas a serem atingidas, bem como direcionar aspectos da técnica (o uso da articulação legato ou staccato para salientar o arquétipo ou criar uma fase dentro da narrativa musical), ou seja, como conectar aspectos técnicos com as intensões expressivas. Utiliza-se como suporte teórico no campo da semiótica e hermenêutica o autor Umberto Eco. A restrição ao texto é colocada em crise pela defesa da complexidade do fenômeno musical, que vai muito além da partitura. Todavia, caso usada como ferramenta auxiliar, e não como um fim e si mesma, na criação de uma performance musical, a análise narrativa pode ser de grande utilidade para o músico.
Palavras-chave: Música; Análise; Narratividade; Performance; Interpretação.

Luiz Bonfá: uma breve trajetória, parcerias e apontamentos do estilo
Tiago de Souza Mayer – USP
O trabalho consiste em traçar uma breve trajetória do violonista e compositor Luiz Floriano Bonfá, de modo destacar parcerias relevantes e realizar apontamentos sobre seu estilo no violão. Para a fundamentação buscamos referências em Bourdieu (2006), Giovanni Levi (2006) François Desse (2009).
Palavras-chave: Luiz Bonfá; Música Popular Brasileira; Violão.

Teoria semiótica peirceana aplicada à música: estado da arte
Wesley Higino – UNIRIO
Este texto apresentará o projeto de pesquisa que estamos desenvolvendo no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob orientação do Prof. Dr. Marcus S. Wolff, os procedimentos de revisão bibliográfica utilizados para tratar da fundamentação teórica a ser utilizada na análise musical da pesquisa em curso, os resultados obtidos e uma breve análise dos mesmos. Utilizamos como principal instrumento de busca a pesquisa online. Buscamos por textos em bibliotecas dos principais Programas de Pós-graduação em Música no Brasil, Revistas e Periódicos especializados em música e motores de busca online como Google e Google Acadêmico. No total foram incluídos trinta e dois trabalhos que atendiam aos critérios desta revisão. Observamos que os trabalhos que utilizavam a semiótica peirceana como fundamentação teórica para análise, em sua quase maioria investigavam objetos intersemióticos e que a minoria deles são dissertações ou teses, o que evidencia a baixa investigação do assunto em Programas de Pós-graduação em Música brasileiros. Após análise dos resultados obtidos, observamos que a proposta de analisar as peças para violino e piano de Santino Parpinelli, pode explorar um terreno pouco estudado nas análises semióticas em música, o campo da Semiótica musical intrínseca, já que as obras que são objeto de nossa pesquisa são exclusivamente instrumentais, portanto não utilizam outros sistemas semióticos além do musical.
Palavras-chave: Estado da Arte; Revisão Bibliográfica; Semiótica e Música; Análise Musical; Santino Parpinelli.