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Comunicações - Quinta-feira, 17/05/2018 - Sala 1

14:00 – Três episódios em campo: apontamentos etnográficos e reflexões iniciais acerca de eventos de “Choro Tradicional” e de “Choro Contemporâneo” em Belo Horizonte
Paulo Vinícius Amado – UFMG
O Choro desperta atualmente em Belo Horizonte o interesse de muitos intérpretes e compositores, e do público. Conforme se apura do discurso de músicos do lugar, coexistem na cidade um “Choro Tradicional” e um “Choro Contemporâneo”. O trabalho aborda a realidade dos dois tipos de Choro na capital mineira numa perspectiva etnomusicológica. O texto narra situações tomadas num trabalho de campo multissituado próximo a rodas de Choro e a outros formatos de apresentação dessa música. A comunicação é parte no processo de uma pesquisa de doutorado e apresenta algumas reflexões vindas das primeiras impressões etnográficas.
Palavras-chave: Choro tradicional; Choro contemporâneo; Etnografia do Choro.

14:25 – Uma análise da manipulação temporal no segundo movimento da Sonata em Dó maior, k 330, de Mozart a partir de gravações de seis pianistas
Rafael dos Santos Sakamoto – UFPB
O presente trabalho analisa a manipulação temporal realizada por seis pianistas em um trecho do segundo movimento a Sonata em Dó maior, K. 330 de Mozart através da segmentação digital da faixa de áudio e análise dos IOIs (inter-onsets intervals). Pudemos notar três instantes que tendem a ser executados mais lentos do que a norma e apontam uma relação com a estrutura musical. As diferenças entre os perfis de manipulação temporal indicam uma possível diferença no pensamento estrutural das intérpretes no trecho analisado.
Palavras-chave: Análise de gravação. Manipulação temporal. Mozart. Piano.

14:50 – O violão e seus idiomatismos junto à música vocal
Lourival Lourenço Junio – UNESP
O objetivo deste artigo é apresentar os fundamentos do idiomatismo no violão e considerar a possibilidade da existência de, pelo menos, dois tipos de idiomatismo. Os estudos que serão mencionados aqui, remetem a um idiomatismo instrumental, no qual o violão é considerado em sua dimensão solo. São levados em conta aspectos de sua sonoridade ligados diretamente a seus procedimentos mecânicos e a seu nível de exequibilidade. Estes aspectos são considerados de forma isolada, e vamos nos referir a este idiomatismo por aquilo que é violonístico. Por outro lado, vamos propor a possibilidade de um outro idiomatismo, no qual a identidade do instrumento emerge da organização do pensamento musical em função da coerência e completude da obra. Neste segundo tipo, a relação entre o instrumento e o contexto a que está inserido é determinante. A este segundo tipo de idiomatismo, vamos chamar de violonismo. Por fim, consideramos essa possibilidade no âmbito da música vocal, na qual a inseparabilidade de violão, voz e texto, permite que o violão atue de forma a concatenar a relação entre os três. Dessa forma, as características intraduzíveis do violão florescem e seu idiomatismo é ressignificado pelo texto, além de fornecer suporte musical, imagético e psicológico à toda a música. Apresentaremos também um comentário analítico sobre a música “Resta sim, é remover” de Cesar Guerra-Peixe, na qual poderemos encontrar alguns aspectos que demonstram esse tipo de relação que o violão pode estabelecer. Trata-se de um estudo ainda em andamento, portanto, nos limitaremos a considerar a provável existência do violonismo.
Palavras-chaves: Violão, Canção, Violonismo, idiomatismo.

15:15 – As características de um coro juvenil
Patricia Soares Santos Costa – UNIRIO
Este texto traz a síntese do Capítulo I de uma investigação de doutorado. O recorte aqui apresentado trata da conceituação de coro juvenil a partir de quatro enfoques facilitadores: faixa etária, escolaridade, tessitura vocal e configuração coral.
Palavras-chave: Coro juvenil; Coro infantojuvenil; Coro jovem; Adolescente; Muda vocal.

15:40 – Coffee break

16:05 – Critérios para escolha de repertório do cantor iniciante: por onde começar?
Flávio de Souza Melo – UNIRIO
Esta apresentação oral sintetiza a parte inicial de minha pesquisa bibliográfica de mestrado e pretende contribuir para a literatura da pedagogia vocal brasileira expondo sistematicamente os critérios que devem ser observados na escolha do repertório vocal para o aluno de canto iniciante. Utilizo os questionários e as tabelas de ARNESON para dialogar com a interdisciplinaridade intrínseca na construção dos critérios de NIX. WARE, MILLER, LINKLATER e RAGAN embasarão o diálogo entre técnica e pedagogia vocal.
Palavras-chave: Canto; Repertório vocal; Canção brasileira; Interpretação; Pedagogia da voz.

16:30 – Características Gerais dos Arranjos Vocais do MPB4
André Protasio Pereira – UNIRIO
Este estudo traz uma reflexão sobre como foram feitos os arranjos vocais de um dos grupos mais importantes da música popular brasileira, o MPB4. A pesquisa se concentra nos arranjos de Magro Waghabi, diretor musical do grupo. O ponto de partida foi uma análise detalhada do arranjo vocal de Roda Viva, uma canção de Chico Buarque, apresentada num momento historicamente importante para a música popular brasileira: o III Festival da Record, em 1967. Partindo desse arranjo, ampliamos a pesquisa para as gravações produzidas pelo MPB4 de 1966 até 1980. Quatro características gerais se mostraram muito presentes nesse longo e intenso período de produção musical: Coletivo Autoral (termo proposto por Nascimento, 2011), Defender a canção, Escrita homofônica e Técnicas especiais.
Palavras-chave: Arranjo; Grupo Vocal; MPB4; Análise Musical; Arranjo Vocal.

16:55 – A Percussão Corporal no Coral e em Sala de Aula
Nayana Torres Pereira – UNIRIO
Neste texto é apresentado um projeto de pesquisa de Mestrado Profissional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo é gerar um site gratuito para auxiliar regentes, professores, coralistas e alunos no uso da Percussão Corporal, voltado para a prática no canto coral e em sala de aula. O projeto expõe a evolução dessa prática fazendo um levantamento dos trabalhos acadêmicos, livros, sites, grupos, artistas e instituições que estejam relacionados com o tema. O site proposto neste projeto apresentará dinâmicas, exercícios, textos explicativos, tutoriais em vídeo, compilação e criação de levadas, arranjos escritos para grupo e solo, arranjos corais com inserção da percussão corporal e canções da cultura popular brasileira com arranjos percussivos simples. Cada item citado será exemplificado e apresentado com vídeos e arquivos em PDF para tornar o conteúdo mais inteligível para o público.
Palavras-chave: percussão corporal; aula de música na Educação Básica; canto escolar; coral.