Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / 2018

Apresentação

SIMPOM

V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA

V SIMPOSIO BRASILEÑO DE ESTUDIANTES DE POSGRADO EN MÚSICA

XXIV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO

Rio de Janeiro 15 a 18 de maio de 2018

 

APRESENTAÇÃO

Desde 2010, o Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO realiza o SIMPOM - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, com o objetivo de apresentar e discutir as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos em música dos quatorze programas de pós-graduação em música do país, estruturado em conferências e palestras de pesquisadores de destaque no ambiente acadêmico nacional e internacional, além de sessões de comunicações orais de pesquisas, exposição e apresentações de pôsteres, rodas de conversa e apresentações musicais. O Comitê Científico, constituído de pesquisadores de alto reconhecimento acadêmico, seleciona trabalhos inscritos nas seguintes categorias: Composição; Educação Musical; Etnomusicologia; Linguagem e Estruturação/Teoria/Sonologia; Música Popular; Musicologia; Teoria e Prática da Interpretação Musical. É importante ressaltar que, desde 1996 os posgraduandos da UNIRIO organizam o Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música e, tendo periodicidade anual, a cada dois anos  acontece simultaneamente ao SIMPOM.

Visando o esmaecimento das fronteiras geográficas da pesquisa em música, o SIMPOM se internacionalizou em sua última edição, em 2016 abrindo-se à participação de pesquisadores latino-americanos. Desta maneira, o SIMPOM se propõe a propiciar o estreitamento de laços entre a comunidade científica nacional e internacional, a suscitar debates e a fomentar trabalhos em equipe.

Na edição de 2018 foram planejadas algumas inovações em relação à proposta inicial.  Pretende-se incentivar os alunos da graduação, como forma de prepará-los para a pesquisa acadêmica. Para isto, estão programadas atividades voltadas para este público.

Espera-se, também, aproximar os professores de educação básica, possibilitando que tomem contato com os resultados das pesquisas acadêmicas. Como estímulo para essa participação, pretende-se oferecer a isenção da taxa de inscrição para aqueles que apresentarem comprovação de vínculo com instituições de educação básica.

Nesta quinta edição, o evento contará com a participação de palestrantes internacionais e nacionais de grande reconhecimento no meio acadêmico tais como F. Graham Welch, Trevor Wishart, John Rink, François Nicolas, Glaura Lucas e Martha Abreu, proporcionando o contato direto entre pesquisadores, alunos de pós-graduação, alunos de graduação, bem como toda a comunidade interessada com o que de mais importante vem sendo realizado em pesquisa acadêmica em música na atualidade.

Os Anais de todas as edições do SIMPOM estão permanentemente disponíveis para consulta pela comunidade acadêmica por meio da plataforma SEER (http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/index), constituindo-se como um repositório importante das pesquisas sobre música no Brasil, e agora na América Latina, favorecendo a difusão e o intercâmbio científico.

O SIMPOM envolve prioritariamente alunos de mestrado e doutorado em Música e pós-graduandos de outras áreas que desenvolvam pesquisa em música no Brasil e na América Latina. O evento é proposto como espaço e ocasião para a exposição de seus projetos, para a troca de experiências, para a divulgação e discussão dos resultados obtidos em suas pesquisas, para a interlocução entre as distintas áreas do conhecimento e da pesquisa em música. Esses processos se dão em diálogo e estimulados pela presença e participação de convidados, colocando os pós-graduandos em contato direto com alguns dos mais proeminentes pesquisadores nacionais e internacionais, atuantes nos diversos campos da investigação em música.

Objetivo geral

Garantir de forma regular e bienal um espaço de interlocução, estímulo e desenvolvimento da pós-graduação em música com nível máximo de excelência, consolidando-o como evento de referência no calendário da pesquisa na área no Brasil e na América Latina.

Objetivos específicos

  • Promover a produção de conhecimento na área da música;
  • Contribuir para a qualificação da pós-graduação em música no Brasil;
  • Incentivar e apoiar a interação e colaboração entre pós-graduandos do Brasil e da América Latina;
  • Divulgar o estado da arte do conhecimento produzido por discentes nos programas de pós-graduação em música do Brasil, bem como de pesquisas em música desenvolvidas no âmbito de programas em outras áreas;
  • Estimular o contato dos pós-graduandos com algumas das mais relevantes pesquisas em música da atualidade e seus pesquisadores;
  • Proporcionar o contato dos alunos da graduação com as diversas modalidades de pesquisa em música;
  • Instigar o diálogo e a integração entre as distintas vertentes da pesquisa em música.