Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A ENTRADA PARA O PPGM

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A ENTRADA PARA O PPGM

Perguntas Frequentes PPGM

Perguntas mais frequentes sobre a entrada para o PPGM

 

-Devo procurar um orientador antes de me inscrever?

Não. Os professores não poderão fazer nenhum tipo de orientação referente às provas, nem garantir vagas. Procure a linha de pesquisa de seu interesse e confira o currículo lattes dos professores a fim de saber a afinidade das pesquisas de cada um com sua própria pesquisa.

 

-Como é feita a escolha do orientador?

Os orientadores que abriram vagas irão ler os projetos e dizer se aceitam ou não aquela orientação.

-É possível não ser aprovado na seleção de projetos por falta de orientador disponível?

Sim. O Art. 29 do regulamento do PPGM esclarece:

Caso a proposta de pesquisa do candidato não se insira em Linha de Pesquisa do PPGM ou na especialidade e/ou interesse de algum Professor Orientador, não será ele aceito no Curso, independente de sua classificação no Exame de Seleção.

Por isso é importante procurar o currículo Lattes dos orientadores da linha para conhecer suas pesquisas e ver se seu projeto se adéqua às mesmas.

 

-Qual é a diferença entre o Mestrado Acadêmico e o Profissional?

No Mestrado Acadêmico o trabalho final deverá ser um texto que contenha argumentação teórica e crítica de um determinado tema. O principal objetivo não é, necessariamente, oferecer respostas, mas refletir criticamente sobre um assunto.

No Mestrado Profissional, o trabalho final é um produto, por exemplo, um livro didático ou um site para estudos. Para maiores informações, consultar o site do PROEMUS (http://200.156.24.171/proemusteste/sobre)

 

-É possível cursar alguma disciplina como ouvinte?

Sim, desde que haja vagas e o professor aceite. Os interessados devem consultar no site as disciplinas que serão oferecidas no semestre e procurar a secretaria do PPGM para maiores informações.

 

Qual é a diferença entre o aluno ouvinte e o aluno especial?

O ouvinte apenas participa das aulas, sem a obrigação de entrega de trabalhos ou presença. O aluno especial faz seu pedido junto à secretaria do PPGM e deve participar como todos os alunos matriculados contando presença e apresentando trabalhos. O PPGM estabelece um calendário para os alunos especiais, sempre no início do semestre. O aluno depende da aceitação do professor. Para maiores informações, escrever para a secretaria de ensino no final de fevereiro ou final de julho, ou seja, antes do início do semestre: secensinoppgm@unirio.br

 

-Como preparar meu currículo Lattes?

Entre na página da Plataforma Lattes, do CNPQ (http://lattes.cnpq.br/) e cadastre seu currículo. O programa é autoexplicativo e há espaço para inserir todas as experiências acadêmicas. Em, “buscar currículo”, procure o nome de algum professor do programa ou autor conhecido para observar o preenchimento.

-Como deve ser o projeto?

O projeto deve conter:

-Título, resumo e três a cinco palavras-chave.

-Apresentação do tema, trazendo alguns estudos e autores relevantes da área. Ou seja, deve ser apresentada uma breve revisão da literatura onde seja demonstrado que se conhece as pesquisas mais relevantes. A justificativa para o estudo (pode ser feita a partir da comprovada escassez de material) e a relevância do estudo para a área.

-Objetivo/s claro/s do que se propõe a estudar. O/s objetivo/s também pode/m ser apresentado/s buscando responder a algumas questões.

-O método de estudo que se pretende fazer para conseguir alcançar os objetivos.

-Possíveis contribuições para o avanço do conhecimento na área;

-Cronograma de trabalho ao longo do curso

Ao final do projeto, além das Referências (autores citados no texto) pode ser apresentada uma Bibliografia de textos ainda a serem lidos.

 

O texto de e ser escrito obedecendo as regras da Associação Nacional de Normas Técnicas (ABNT). O site do PPGM disponibiliza um manual de normas (http://www.unirio.br/ppgm/arquivos/normas-apresentacao-trabalho-final)

-Como fazer para conhecer melhor um determinado tema de estudo?

Escolha um tema geral de seu interesse e procure nos sites de periódicos de música, em Anais de Congressos de Música, bem como no Banco de Teses e Dissertações da CAPES Isso poderá te ajudar a encontrar as palavras-chave de seu tema. Depois de escolhido, consulte novamente a lista para refinar sua busca. Leia os textos relacionados ao seu tema a fim de conhecer o campo e demonstrar em seu projeto que conhece a área e ao menos alguns textos principais.

Principais sites de pesquisa no Brasil:

-Banco de Teses e Dissertações da CAPES: http://bancodeteses.capes.gov.br/banco-teses/#!/

-Biblioteca Digital de Teses e Dissertações: http://bdtd.ibict.br/vufind/

-Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música-ANPPOM: http://www.anppom.com.br/

-Associação Brasileira de Etnomusicologia-ABET: https://pt-br.facebook.com/abetmusica/

-Associação Brasileira de Educação Música- ABEM: http://www.abemeducacaomusical.com.br

No site abaixo, é possível encontrar vários links para periódicos da área de Música:

http://www.amplificar.mus.br

 

-Outra opção  para se conhecer melhor um determinado tema é procurar saber a área de seu interesse e tentar cursar uma disciplina obrigatória como aluno especial

 

-Caso eu seja aprovado, posso requerer bolsa

Sim. As bolsas são dadas dependendo da classificação, mas ao fazer a matrícula você pode solicitar a bolsa. Existe um Comitê de Bolsas que determina a sequência de alunos a receberem a bolsa. Há também regras específicas ditadas em conjunto pela CAPES e pelo CNPq para indicar quem pode e quem não pode receber bolsas, por exemplo: quem possui vínculo empregatício não poderá ter bolsa de estudos.

 

-Quando os editais e como fico sabendo que já está publicado?

O candidato deve observar a página a partir do mês de maio (para o mestrado e doutorado acadêmico) e por volta de julho para o Mestrado Profissional. Essas são épocas prováveis. Em geral, as provas para o Mestrado Acadêmico acontecem em Julho e a do Mestrado Profissional em Novembro, mas são possibilidades e não datas certas.

 

 

Página Inicial

                     http://www.unirio.br/ppgm

« Novembro 2018 »
Novembro
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930