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OS PRINCIPAIS TRATADOS DE VIOLINO DO SÉCULO XVIII: EM BUSCA DE UMA ESTILÍSTICA COMUM

A presente pesquisa pretende investigar, através do exame dos principais escritos para violino do século XVIII, suas orientações e indicações performáticas, buscando nelas uma possível estilística comum. Serão estudados principalmente os os três mais importantes tratados de violino do século XVIII: Francesco Geminiani (1751), Leopold Mozart (1756) e L’Abbé le fils (1761). Outras fontes primárias abordadas incluirão tratados violinísticos de relevo para o artista e estudioso do instrumento: Arte y Puntual Explicación de José Herrando (1756); dois importantes tratados de Michel Corrette, L’Ecole d’Orphée, de 1738, e L’Art de se Perfectionner dans le Violon, de 1782); e, de Giuseppe Tartini, o Traité des Agréments de la Musique, de 1771, além de uma carta à aluna Maddalena Lombardini, datada de 1760, onde pretende, levantar importantes pontos básicos acerca da execução violinística. Além desses, específicos para violino, serão considerados os  tratados instrumentais de Johann Joachim Quantz Versuch einer Anweisung die Flöte traversière zu spielen, de 1752, e o de Carl Philipp Emanuel Bach, de 1753,  Versuch über die wahre Art das Clavier zu spielen, dois dos  mais importantes tratados da época. Essas publicações corroboram o significado que esse momento histórico teve para a música, e claramente estabelecem um eixo sobre o qual devemos nos postar para melhor compreender e interpretar a música desse século.