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O DESAFIO DO MÚSICO DO RIO DE JANEIRO MEDIANTE A CHEGADA E EXPANSÃO DO CINEMA NO BRASIL: UM RECORTE DE 1929 A 1941

A pesquisa visa reunir informações sobre o desafio dos músicos filiados ao Centro Musical do Rio de Janeiro, diante da entrada do cinema no Brasil, com ênfase nos anos de 1929 a 1941. O trabalho será realizado por meio do acervo documental do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi), que constitui material inédito como fonte de pesquisa. O recorte foi definido em função da entrada do cinema falado no Brasil: iniciando-se em 1929, com a estreia do filme Broadway Melody, e irá encerrar o período de pesquisa em 30 de janeiro de 1941, diante do reconhecimento do agora Sindicato dos Músicos, como representante da categoria no estado do Rio de Janeiro, oficializando-se com a carta sindical assinada pelo então ministro do Trabalho Waldemar Falcão, disponível no site do SindMusi. As fontes iniciais para a pesquisa foram: O livro “Acordes e Acordos: a História do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro 1907-1941”, “Primeiro Ciclo Webinar do SindMusi” e o site oficial do sindicato, diante do levantamento bibliográfico destacaram-se como alguns dos poucos trabalhos publicados com base na análise do acervo do sindicato. A exploração de tais documentos nesse trabalho, tem como objetivo verificar quais eram os desafios profissionais enfrentados pelos músicos em tal período temporal, diante do surgimento e expansão do cinema no Brasil. Este trabalho faz parte do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (GeCULTE), o qual busca analisar e discutir as formas como a cultura – e o trabalho daqueles que atuam nesse setor – vem sendo apropriada por mecanismos de exploração próprios à atual fase do modo de produção capitalista. Como objeto específico dos estudos estão músicos do estado do Rio de Janeiro, cuja prática de atuação profissional serve como indício para a compreensão da realidade em que vivem e trabalham.