Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas Projetos Alunos / AS INSTRUMENTISTAS: TRABALHO COM MÚSICA NA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO, NA ATUALIDADE E FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19.

AS INSTRUMENTISTAS: TRABALHO COM MÚSICA NA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO, NA ATUALIDADE E FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19.

O cerne desta pesquisa é o trabalho com música na atualidade , em uma perspectiva feminista e interseccional , no contexto da cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão Busco conhecer, analisar e compreender características, mitos, estereótipos e práticas desse trabalho. O referencial teórico a ideia de Howard Becker(2010), sobre “Mundos da Arte” na qual ele propõe que o trabalho artístico e - de maior interesse aqui- o trabalho com música é sempre coletivo, geralmente, envolvendo um grande número de pessoas. Ele discute categorias inerentes a “Mundos da Arte” específicos, como: as “convenções”, a “mobilização dos recursos”, a “distribuição”, os “profissionais integrados”, a “reputação”, entre outros. Tais discussões, articuladas com outros referenciais teóricos, dão suporte às discussões e análises dos dados trazidos nesta etnografia. A metodologia de pesquisa utilizada é composta por revisão de literatura, entrevistas com 21 instrumentistas, observações e filmagens. A pesquisa foi atravessada pelo surgimento da pandemia da Covid-19, o que gerou grandes alterações e adaptações nas etapas previstas. Conhecer esses mundos e os modos de trabalhos com música na atualidade é essencial para um entendimento dos fenômenos e de seus percursos, possibilitando transformações e políticas necessárias.