Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas Projetos Alunos / ANÁLISE DE INTERPRETAÇÕES DA PEÇA IMPRESSÕES SERESTEIRAS - 2ª PEÇA DO CICLO BRASILEIRO (1936 - 1937) DE HEITOR VILLA-LOBOS

A interpretação musical é muito mais do que a mera reprodução do texto escrito. Embora este texto tenha informações essenciais para o seu preparo, em muitos casos elas são insuficientes para uma execução musical expressiva. A interpretação, portanto, é um processo em que o músico decodifica o texto e comunica ao público sua própria mensagem. Esta indeterminação da partitura abre um mundo de possibilidades que dependem da criatividade do músico e de seu conhecimento musical acerca do repertório. A pesquisa sobre a execução musical de modo geral não tem o objetivo de julgar o certo e o errado, nem impor regras sobre as interpretações das peças estudadas, mas sim fornecer informações aos que se interessam, a fim de enriquecer suas possibilidades, além de levantar dados históricos importantes para o estudo acadêmico.

O objetivo deste projeto não é julgar uma execução como certa ou errada, mas examinar as escolhas de grandes artistas e relacioná-las umas com as outras, com a partitura e com os dados históricos, como depoimentos de músicos que tiveram contato com o compositor e documentos. Para tanto, foi escolhida a peça Impressões Seresteiras - 2ª peça do Ciclo Brasileiro (1936 - 1937) de Heitor Villa-Lobos.  Desta forma, esta pesquisa nos permitirá vislumbrar diferentes opções de interpretação que podem nos servir de inspiração. Além disso, esta pesquisa também visa Abordar e discutir a interpretação musical como estudo acadêmico e ampliar o escopo científico e artístico sobre interpretação a partir de gravações.