Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas Projetos Alunos / A LINGUAGEM MUSICAL DE PAULO MOURA EM PERSPECTIVA AUDIOTÁTIL

A LINGUAGEM MUSICAL DE PAULO MOURA EM PERSPECTIVA AUDIOTÁTIL

Este projeto pretende analisar a linguagem musical do compositor, arranjador e instrumentista Paulo Moura (1932-2010) considerando a perspectiva da ​Teoria das músicas audiotáteis​, paradigma musicológico que contempla as especificidades de experiências estéticas e culturais de músicas como o ​jazz​, o ​rock,​ a música brasileira instrumental, as músicas improvisadas, a ​World Music,​ etc. Para tanto realizaremos um levantamento bibliográfico sobre o modelo teórico e analítico a Teoria ​audiotátil​; e sobre a vida e obra musical de Paulo Moura, considerando especialmente sua produção fonográfica, que se estende desde 1958 a 2010. O projeto é norteado pelas seguintes questões: Considerando as fontes fonográficas, videográficas, fontes escritas (arranjos, composições, ​leadsheets​), bem como depoimentos do autor e dos atores que o circundam, como se situa a obra do compositor Paulo Moura no contexto das músicas de expressão ​audiotátil​? Como a linguagem musical de Paulo Moura articula valores da tradição escrita da música brasileira e valores ​audiotáteis como o ​groove​, o swing,​ a improvisação, a ​extemporização e a interação musical? A pesquisa se justifica como um novo passo no desenvolvimento de esforços para compreender a obra de Paulo Moura, e sua linguagem musical em seus aspectos dinâmicos e processuais tais como foram registrados nas fontes fonográficas e fontes escritas. No plano metodológico realizaremos pesquisa bibliográfica, no campo da musicologia e em seguida realizaremos uma categorização da discografia de Paulo Moura identificando eventuais níveis de pertinência de valores audiotáteis em perspectiva diacrônica, selecionando em seguida, amostras deste ​corpus para a produção de ensaios analíticos.