A LINGUAGEM MUSICAL DE PAULO MOURA EM PERSPECTIVA AUDIOTÁTIL
Este projeto pretende analisar a linguagem musical do compositor, arranjador e instrumentista Paulo Moura (1932-2010) considerando a perspectiva da Teoria das músicas audiotáteis, paradigma musicológico que contempla as especificidades de experiências estéticas e culturais de músicas como o jazz, o rock, a música brasileira instrumental, as músicas improvisadas, a World Music, etc. Para tanto realizaremos um levantamento bibliográfico sobre o modelo teórico e analítico a Teoria audiotátil; e sobre a vida e obra musical de Paulo Moura, considerando especialmente sua produção fonográfica, que se estende desde 1958 a 2010. O projeto é norteado pelas seguintes questões: Considerando as fontes fonográficas, videográficas, fontes escritas (arranjos, composições, leadsheets), bem como depoimentos do autor e dos atores que o circundam, como se situa a obra do compositor Paulo Moura no contexto das músicas de expressão audiotátil? Como a linguagem musical de Paulo Moura articula valores da tradição escrita da música brasileira e valores audiotáteis como o groove, o swing, a improvisação, a extemporização e a interação musical? A pesquisa se justifica como um novo passo no desenvolvimento de esforços para compreender a obra de Paulo Moura, e sua linguagem musical em seus aspectos dinâmicos e processuais tais como foram registrados nas fontes fonográficas e fontes escritas. No plano metodológico realizaremos pesquisa bibliográfica, no campo da musicologia e em seguida realizaremos uma categorização da discografia de Paulo Moura identificando eventuais níveis de pertinência de valores audiotáteis em perspectiva diacrônica, selecionando em seguida, amostras deste corpus para a produção de ensaios analíticos.