Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas dos Projetos / Etnografias do trabalho musical em conjuntos e coletivos

Etnografias do trabalho musical em conjuntos e coletivos

Apresentação

 

            O projeto interliga dois interesses: a construção reflexiva de pesquisas etnográficas e a problematização da música como trabalho e ação coletiva. Congrega estudos que investem no desenvolvimento crítico e criativo das práticas de interlocução, de teorização e de composição textual; e essa atenção à forma e à ética do trabalho epistêmico se articula com a tematização do trabalho em música, na organização e produção de conjuntos e coletivos.

            As frentes de trabalho musical — o ensino, a composição, a interpretação, por exemplo — configuram-se em redes de trocas materiais e simbólicas, com técnicas, produtos, dispositivos e valores mais ou menos específicos. No projeto, tratamos de descrever e analisar esses fazeres para compreender como, e com quais condições e resultados, as pessoas se organizam em grupos para trabalhar com determinada música. As pesquisas do projeto buscam a compreensão — etnográfica, histórica e interdisciplinar — de características e problemas do trabalho musical a partir da interlocução com quem realiza música em diferentes grupos e formas de associação.

            Cada pesquisador/a no projeto é responsável por conduzir um processo de interlocução com grupos ligados a uma prática musical delimitada, acompanhando suas atividades e dando atenção especial a situações e problemas de trabalho e sustentação daquele grupo e daquela prática. Em diálogo continuado, construirão descrições, análises e teorização em relatos de pesquisa para comunicação pública, colocando os métodos e resultados em constante discussão — com estudantes, profissionais e outros agentes no campo da música.

 

Objetivos gerais

 

            Apoiar pesquisas e fomentar produção bibliográfica que tenham como objeto central o trabalho musical coletivo, em modalidades diversas. Elaborar teorizações situadas em práticas musicais e metodologias centradas na interlocução entre pesquisadores/as e participantes.

 

Método

 

            O método enfatiza os procedimentos de entrevista e diálogos escritos, a descrição de práticas musicais, a realização e análise de registros etnográficos e históricos sobre a atividade e o pensamento de pessoas que trabalham em conjuntos e formas variadas de associação musical.

 

Referencial teórico

           

            Conceitos de referência, modelos analíticos e premissas teóricas e metodológicas são buscados no repertório de disciplinas diversas entre as Humanidades, Artes e Ciências Sociais, valorizando-se a autonomia de cada pesquisador/a para a construção de um referencial especialmente adequado a cada pesquisa. Fazem parte de um núcleo básico e compartilhado: 1) as teorias sociológicas aplicadas às artes, à formação e à prática profissional, como a dos “mundos da arte”, de Howard Becker e a do “campo social”, de Pierre Bourdieu; 2) os recursos e as discussões metodológicas do “trabalho de campo”, em ciências sociais e etnomusicologia.