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História da Educação Musical no Estado do Rio de Janeiro: o Curso Internacional de Férias Pro Arte de Teresópolis (1950 a 1989)

A pesquisa objetiva apresentar e discutir o processo educativo-musical do Curso Internacional de Férias de Teresópolis, de sua fundação (1950) a sua última edição (1989); elaborar histórico do Curso apontando para seu pioneirismo, percurso e como se tornou molde para outros cursos brasileiros (1950-1989);  dividir e caracterizar em possíveis perí­odos (fases) o percurso histórico do Curso; analisar os princí­pios pedagógicos e metodológicos do Curso através de análise de documentos e de entrevistas com diretores, professores e alunos; elaborar quadro geral por ano das atividades (cursos, concertos, estreias, lançamentos, discursos de abertura etc), diretores e professores; discutir a participação de H.J. Koellreutter no Curso Internacional de Férias Pro Arte de Teresópolis de 1950 a 1960; analisar estatisticamente, por ano e como um todo: fases, cursos, professores, nacionalidades de professores e alunos, e ní­vel dos alunos. Este estudo se justifica pela lacuna na bibliografia existente sobre o assunto. Além do fato de o problema ser de grande importância para a àrea da música e da educação musical, uma vez que o Curso marcou a história da formação de excelentes músicos e foi pioneiro, no que diz respeito a cursos internacionais de alto ní­vel e cursos de férias, passando a ser modelo para cursos posteriores em diferentes cidades brasileiras, como os de Ouro Preto, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Campos do Jordão, Curitiba e outros. A metodologia usada, se tratando de uma pesquisa descritiva que envolve metodologia qualitativa e quantitativa, envolverá instrumentos de coleta de dados especí­ficos de pesquisas documentais, inclusive entrevistas semiestruturadas gravadas.