Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas dos Projetos / Diálogos entre Nadia Boulanger e a América Latina

Diálogos entre Nadia Boulanger e a América Latina

Este projeto de pesquisa trata de investigar as possíveis relações entre Nadia Boulanger e músicos da América Latina, seja como alunos em períodos de curta ou longa duração, como correspondentes, ou ainda como relacionamentos sociais e consequente diálogo cultural. A professora, organista, maestrina e compositora Nadia Boulanger (1887-1979) está entre as personalidades mais influentes do século XX. A extensa lista bibliográfica sobre seu nome menciona com frequência seus numerosos alunos americanos, incluindo compositores como Aaron Copland (1900-1990), Virgil Thompson (1896-1989) e Elliott Carter ( 1908-201 2). Mas os arquivos Nadia Boulanger da Biblioteca Nacional da França em Paris e do Conservatório Nacional de Música e Dança de Lyon demonstram que também muitos músicos da América Latina tiveram sua orientação. Esta pesquisa parte das informações coletadas nestes arquivos, como por exemplo: as pastas intituladas "feuilles d'élèves" (fichas de alunos) da Biblioteca em Paris, com mais de 50 nomes da América Latina, a maioria proveniente do México, Argentina e Brasil; correspondências trocadas com a mestra francesa, como as enviadas pelo compositor argentino Alberto Ginastera (1916-1983), o compositor chileno Domingos Santa Cruz (1899-1987), o mexicano Carlos Chavez (1899-1978), o compositor brasileiro Almeida Prado (1943-2010) e o musicólogo chileno-americano Juan Orrego-Salas (1919). Os objetivos gerais do projeto são: mapear cronologicame nte os d ocumentos e as viagens à França de músicos vindos da América Latina, mapear geograficamente os nomes levantados nos arquivos, levantar características gerais da produção destes músicos latino-americanos, classificar assuntos das correspondências trocadas, e averiguar possíveis interrelações entre estes músicos latino-americanos.