Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Ementas das Disciplinas / Doutorado / Seminário Avançado em Processos Criativos

Seminário Avançado em Processos Criativos

Ementa:
Disciplina temática que estuda questões teóricas e práticas relacionadas à criação artístico musical através da leitura e discussão de textos, escutas, análises de obras, desenvolvimento de projetos composicionais, discussões sobre aspectos estéticos, técnicos, filosóficos, sociais e culturais da música e artes contemporâneas. São analisadas obras selecionadas a partir de um escopo expandido, sejam provenientes da música contemporânea, do audiovisual, das artes-sonoras e visuais e quaisquer manifestações que empreguem o som e o silêncio como material criativo. Busca ações construtivas do conhecimento, partindo das vivências e experiências dos participantes discentes e docentes. Propõe a prática dos alunos a partir das discussões, análises e escutas apresentadas em sala de aula. As avaliações serão realizadas a partir das análises, das críticas e das discussões coletivas das produções dos alunos e das eventuais apresentações públicas do material produzido.
Bibliografia:
COSTA, Rogério. Música Errante – O Jogo da Improvisação Livre. São Paulo, perspectiva, 2016. FERRAZ, Sílvio (org.). Notas, Atos, Gestos – Relatos Composicionais de Mariza Rezende, Silvio Ferraz, Denise Garcia, Fernando Iazzetta, Marcos Lacerda, Rodolfo Caesar , Rogério Costa. GIGUE, Didier. Estética da Sonoridade. A Herança de Debussy na Música para Piano do Século XX. Ed. Perspectiva, 2011. HARVEY, Jonathan. Music and Inspiration. London, Faber and Faber, 1999. _________________In quest of Spirit: Thoughts on Music. University of California Press, 1999. KOTSKA, Materials and Techniques of Twentieth Century Music. New York, Schirmer, 1998. LIMA, Paulo Costa. Teoria e Prática do Compor – Diálogos de Invenção e Ensino. Salvador, Edufba 2014. Não Publicado. SALZMAN Eric e DESI, Thomas. The New Music Theater – Seeing the Voice, Hearing the Body. Oxford University Press, 2008. TARUSKIN, Richard. Music in the Late Twentieth Century. The Oxford History of Western Music. Oxford University Press, 2009. SCHOLL, Robert e VAN MAAS, Sander. Contemporary Music and Spirituality. London, Ashgate, 2017. STRAUS, Joseph. Introduction to Post Tonal Theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1990. TARKOVSKI, /Andrei. Esculpir o Tempo. São Paulo, /Ed. Martins Fontes, 2010. VALENTE, Heloisa Duarte e COLI, Juliana (org.). Entre Gritos e Sussurros. Os Sortilégios da Voz Cantada. São Paulo, Ed. Letra e Voz, 2013. WIDMER, Ernst. A Formação dos compositores contemporâneos...e seu papel na educação musical. Salvador, 1988.

Página inicial