Programa de Pós Graduação em Música
DOSSIÊ
Reflexões sobre a ópera experimental e a música-teatro nos séculos XX e XXI
A música dramática não passou imune pelas mudanças radicais ocorridas no campo das artes ao longo do século XX. Tampouco deixou de refletir, dialogar e, por vezes, interferir nas mudanças políticas dessa era extrema.
As novas vozes e vocalidades, a poesia sonora, a música eletrovocal, o teatro instrumental, as tecnologias aplicadas à performance, as obras abertas, as colagens e intertextualidades, a quebra do espaço de atuação e das narrativas, entre outros, promoveram uma ampla reflexão e uma consequente revisão crítica que nos instiga a reorganizar as categorias de interpretação e criação estabelecidas. Essa revisão abarca as diversas formas de música dramática, entre as quais a ópera, o musical e o music theatre contemporâneos.
Compreender as raízes desse processo, os deslocamentos por ele produzidos nos papéis dos intérpretes, compositores, na pesquisa e ensino da música, bem como investigar de que maneira ele interfere na produção dos nossos dias é a proposta deste dossiê.
Esperamos receber contribuições sobre novas práticas criativas da chamada ópera experimental, além de novos olhares analíticos para esta produção, a fim de contribuir com esse campo que, ainda que já estabelecido, necessita de reflexões críticas, apuradas e atuais.
Organização do dossiê:
Prof. Dr. Daniel Quaranta
Prof. Dr. Marcos Vieira Lucas
Prazo para submissões: 30 de julho de 2022
As submissões para o dossiê devem ser feitas pelo Sistema OJS, e formatadas conforme as orientações para os autores (ver aba Submissões http://www.seer.unirio.br/revistadebates/management/settings/workflow)
La música dramática no fue ajena a los cambios radicales en el campo de las artes a lo largo del siglo XX.
Tampoco dejó de reflexionar, dialogar y, por momentos, interferir en los cambios políticos de esta época extrema.
Las nuevas voces y vocalidades, la poesía sonora, la música electrovocal, el teatro instrumental, las tecnologías aplicadas a la performance, las obras abiertas, los collages e intertextualidades, la ruptura del espacio performativo y las narrativas, entre otros, promovieron una amplia reflexión y una consecuente revisión crítica que anima a reorganizar las categorías establecidas de interpretación y creación; Esta revisión abarca las diversas formas de música dramática, incluida la ópera contemporánea, el teatro musical y musical.
Comprender las raíces de este proceso, los desplazamientos que produce en los roles de intérpretes, compositores y en la investigación y enseñanza de la música, así como indagar cómo interfiere en la producción de nuestros días es el propósito de este dossier.
Esperamos recibir aportes sobre nuevas prácticas creativas de la llamada ópera experimental, así como nuevas perspectivas de análisis de esta producción para contribuir a este campo que, aunque ya consolidado, necesita de reflexiones críticas, certeras y actuales.
Prof. Dr. Daniel Quaranta
Prof. Dr. Marcos Vieira Lucas
Plazo de presentación: 30 de Julio de 2022
Los envíos al dossier deben realizarse a través del Sistema OJS y formatearse de acuerdo con las pautas para los autores (consulte la pestaña Envíos http://www.seer.unirio.br/revistadebates/management/settings/workflow).
Dramatic music didn´t exempt itself from undergoing the radical changes in the field of arts throughout the 20th century
Neither had it restrained itself to reflect on, dialogue with and interfere on the political changes of this era of extremes.
The new voices and vocal techniques, the sound poetry, the electro vocal music, the instrumental theatre, the new technologies applied to performance, the open works, the ‘collage’ and intertextualities, the disintegration of the performance space and of narratives, among other factors, promoted a wide meditation and a subsequently critical review, which instigates us to reorganize established interpretative and creational categories. This critical review encompassed myriad dramatic music forms including opera, musical and the contemporary music theatre.
We hope to receive submissions on the creative practices related to the so called experimental opera as well as new analytical perspectives on this output, aiming to contribute to a field which, though already established, lacks updated and accurate critical reflection.
Prof. Dr. Daniel Quaranta
Prof. Dr. Marcos Vieira Lucas
Deadline for submissions: 2022/07/30
Submissions tu the dossier must be made through the OJS System, and formatted according to the guidelines for authors (see Submissions tab http://www.seer.unirio.br/revistadebates/management/settings/workflow).
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Aula Aberta
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Roda de Conversa com o Prof. Dr. Paulo Castagna
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Bolsistas Selecionados
Ata da Comissão de Bolsas
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Seleção 2022 - Classificação Final
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EDITAIS DE SELEÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO 2021/2
EDITAL DO MESTRADO E DOUTORADO
Perguntas mais frequentes sobre a entrada para o PPGM
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