Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Linhas de Pesquisa / Linhas de Pesquisas

Linhas de Pesquisas

 

Ciências ômicas em sistemas biológicos e doenças humanas

Esta linha de pesquisa agrega todos os docentes que desenvolvem projetos de pesquisa em bioinformática, biologia molecular, bioquímica, genética, biofotônica, metagenômica, proteoma e transcritptoma. Nesta linha estão incluídos projetos pesquisas que visam estudar e caracterizar doenças humanas de cunho genético, doenças provocadas por microrganismos, e o papel de compostos naturais (alimentos ou compostos derivados destes) no contexto da saúde e doença. Nesta linha serão abordadas: (i) as doenças de etiologia genética, assim como os determinantes genéticos de enfermidades em seres humanos, suas inter-relações, impacto fenotípico e interação com fatores ambientais; (ii) bioquímica e biofísica computacional com ênfase em doenças neurodegenetivas (iii), estudos com modelos experimentais e computacionais empregados para a avaliação da segurança, toxicidade farmacológica e genética de produtos bioativo (iv), caracterização de genes/proteínas importantes na interação microrganismo-hospedeiro, nos novos sistemas de expressão de proteínas recombinantes utilizando tecnologias High Throughput, (v) efeitos moleculares e celulares de radiações não ionizantes em sistemas biológicos; (vi) pesquisa proteômica e metabolômica de compostos bioativos - ciências ômicas aplicadas a organismos de interesse econômico e biotecnológico, investigar marcadores relacionados com a variabilidade genética, carcinogênese ambiental, biomonitoramento ambiental e risco ocupacional, ação mutagênica e/ou genotóxica de compostos químicos de origem natural e sintética. (vii) ciência e tecnologia de alimentos, com ênfase na composição e qualidade físico-química de alimentos, sua bioutilização e bioatividade em modelos in vivo e in vitro, integrando os conhecimentos físico-químicos ao metabolismo humano de diferentes componentes presentes nos alimentos.

Docentes incluídos nesta linha: Andre Luiz Mencalha, Bárbara de Azevedo Abrahim Vieira, Carlos Fernando Araújo Lima de Oliveira, Carmen Lucia Antão Paiva, Cláudia Alessandra Fortes Aiub, Joelma Freire de Mesquita, Kenia Balbi El-Jaick, Mariana Simões Larraz Ferreira e Rodolfo de Almeida Lima Castro.

 

Bases moleculares dos processos inflamatórios em condições patológicas

Esta linha de pesquisa agrega todos os docentes que desenvolvem projetos de pesquisa em inflamação que incluem técnicas de biologia molecular e celular, imunologia, bioquímica, farmacologia, nanotecnologia, proteoma e transcritptoma. Grupos de pesquisa multidisciplinares engajados na identificação de biomarcadores relacionados a fatores de risco genético, epigenéticos com repercussão no comportamento funcional do sistema imunológico é fundamental no entendimento e melhor manejo de várias patologias inflamatórias. Esses estudos que abordam doenças desde a bancada ao leito são o melhor exemplo de como a pesquisa translacional promove avanço no conhecimento a serviço da saúde humana. A linha de pesquisa aqui proposta congrega pesquisadores do programa que investigam reações inflamatórias no contexto de (i) sepse, (ii) malária, (iii) doenças virais, (iv) doenças metabólicas, (v) doenças neurodegenerativas, (vi) autoimunes, (vii) neuropsiquiátricas, e (viii) alérgicas, assim como o (ix) impacto da obesidade, diabetes e disbiose em muitas dessas doenças inflamatórias. A identificação de potenciais alvos biológicos pode ainda contribuir no desenho de novos fármacos ou reposicionamento de fármacos já existentes no mercado, que poderão ser nanoestruturados, com mecanismos de ação imunomoduladora específica e com chance de menor risco de efeitos adversos. Somando-se a utilização de modelos experimentais para estudar este grande grupo de doenças pode ajudar na melhor compreensão da fisiopatologia e o papel de diferentes intervenções no desfecho clínico.

Docentes incluídos nesta linha: Adenilson de Souza Fonseca, Beatriz Ferreira de carvalho Patricio, Cassiano Felippe Gonçalves de Albuquerque, Claudia Cristina Ferreira Vasconcelos, Cleonice Alves de Melo Bento, Dalia dos Prazeres Rodrigues, Pablo Trindade, Pedro Hernán Cabello Acero e Soniza Vieira Alves-Leon.