Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Profa. Dra. Patricia Ladeira Penna Macêdo

Profa. Dra. Patricia Ladeira Penna Macêdo

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2014), graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2011), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2014) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, arquivos pessoais, arquivos e ditadura, arquivo e memória e teoria arquivística.

patricia.macedo@unirio.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8774777542544081

Projeto de Pesquisa no Programa: Arquivo pessoal e patrimônio documental: a representatividade como problema.

Resumo: Em sociologia, uma sociedade refere-se a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada. Nesse sentido, espera-se que os diversos grupos sociais estejam retratados em nossos arquivos. Nesse contexto, os arquivos pessoais destacam-se por servirem como espaços a quem geralmente não está presente nos registros oficiais do Estado. A capacidade dos arquivos pessoais revelarem contextos sociais mais amplos a partir da consciência de que um documento individual não é somente portador de conteúdo privado, mas também, um reflexo histórico e coletivo, é parte deste projeto que visa identificar e traçar um perfil dos arquivos pessoais custodiados por instituições públicas e privadas na cidade do Rio de Janeiro. Nosso intenção ao identificar o perfil dos acervos privados recolhidos por instituições de guarda é analisar e compreender as políticas de aquisição de instituições públicas para arquivos pessoais, de forma a afirmar a importância desses instrumentos para a existência de acervos mais democráticos e que sirvam como ferramenta de entendimento do passado e interpretação do presente.