Você está aqui: Página Inicial / Profa. Dra. Anna Carla Almeida Mariz

Profa. Dra. Anna Carla Almeida Mariz

Professora Associada do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1991). Leciona na graduação em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivo, ambos na UNIRIO. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988), com Especialização em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Foi Diretora da Escola de Arquivologia de 2006 a 2017 e pertence ao núcleo de professores fundadores do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos que teve sua primeira turma em 2012. Líder do Grupo de Pesquisa Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Arquivologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Acervos fotográficos, Internet, Correio Eletrônico, Instituições Arquivísticas Públicas, Memória, Arquivos Empresariais.

annacarla@unirio.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3542831487060438

Projeto de Pesquisa no ProgramaArquivos Fotográficos Pessoais: dos álbuns de família em preto e branco aos acervos digitais em redes sociais – registro, preservação e múltiplos usos.

Projeto de Pesquisa no Pós-DoutoradoFotografias nos arquivos pessoais: a importância do contexto para a organização da informação e sua divulgação.

Pesquisa em desenvolvimento em pós-doutorado no programa de Ciência da Informação da UFF, cadastrada também no Departamento de Pesquisa da
Unirio sob o número: P0020/2019.

Produção Bibliográfica

TRINDADE, F. M. ; MARIZ, A. C. A. . Cartografia dos profissionais de arquivo na UFRJ. AGORA (FLORIANOPOLIS), v. 29, p. 1-26, 2019.

Vieira, T. O. ; BITTENCOURT, P. R. ; MARIZ, A. C. A. . As relações entre a arquivologia e as humanidades digitais: a literacia arquivística como meio de interação arquivo e comunidade no acesso à informação. LIINC EM REVISTA, v. 15, p. 40-52, 2019.

MARIZ, A. C. A.; DUTRA, M. S. . Curtir, compartilhar e armazenar: os arquivos fotográficos em redes sociais. AGORA (FLORIANOPOLIS), v. 28, p. 4-17, 2018.

LEVY, N. H. P. C. S. ; MARIZ, A. C. A. ; ANDRADE, A. R. . Gestão de documentos arquivísticos digitais: o grau de satisfação dos usuários do SEI na Administração Pública Federal. REVISTA DO ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, v. 2018, p. 37-54, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições

MARIZ, A. C. A.; BRUNERO, S. Y. (Org.) ; MALVERDES, A. (Org.) . Archivos fotográficos: reflexiones sobre su abordaje archivístico. 1. ed. Córdoba - Argentina: Red de Archiveros de Córdoba - REDES, 2018. v. 1. 106p .

MARIZ, A. C. A.. A informação na internet: Arquivos públicos brasileiros. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. v. 1. 167p .

MARIZ, A. C. A.; JARDIM, J. M. (Org.) ; SILVA, S C A (Org.) . Novas dimensões da pesquisa e do ensino da Arquivologia no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas do estado do Rio de Janeiro; Mobile Editorial, 2012. v. 1. 514p .

Capítulos de livros publicados

MARIZ, A. C. A.; SILVA, T. B. . Documentos fotográficos em arquivos pessoais: construção teórica e tratamento. In: Anna Carla Almeida Mariz; Sofia Brunero; André Malverdes. (Org.). Archivos fotográficos: reflexiones sobre su abordaje archivístico. 1ed.Córdoba - Argentina: Red de Archiveros de Cordoba - REDE, 2018, v. 1, p. 30-53.

MARIZ, A. C. A.; MELO, R. O. ; MARIZ, T. A. . Challenges of organization and retrieval of photographs on social networks on the Internet. In: RIBEIRO, F. ; Cerveira, Maria Elisa. (Org.). Challenges and Opportunities for Knowledge Organization in the Digital Age. 1ed.Würzburg: Ergon-Verlag, 2018, v. 16, p. 746-753.

MELO, R. O. ; MARIZ, A. C. A. . Arquivos Fotográficos Brasileiros: Preservação em Risco. In: ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA (Org.). (Org.). XIII ENCONTRO CATARINENSE DE ARQUIVOS ?Arquivos: da gestão ao patrimônio documental?. 1ed.Florianópolis: Editora AAESC, 2018, v. , p. 34-40.

Produção Técnica:

MARIZ, A. C. A.. Membro de Comissão Científica do IX SESA - Coimbra - Portugal. 2019.

MARIZ, A. C. A.. Avaliador ad hoc da Revista Letrônica - PUC RS. 2019.

MARIZ, A. C. A.. Avaliador ad hoc da Revista Ágora edição do primeiro semetre de 2019. 2019.

RODRIGUES, A. C. ; Cianconi, R B. ; Bueno, D. A. ; MARIZ, A. C. A. . Membro da Comissão Temporária de Seleção de Candidatura PDSE/CAPES 2018/2019 como avaliador externo. 2019.

MARIZ, A. C. A.. Avaliador da Revista Encontros Bibli. 2018.

MARIZ, A. C. A.. Avaliador para a FAPEAM. 2018.

MARIZ, A. C. A.. Parecerista/avaliador de trabalhos científicos submetidos ao XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIX ENANCIB). 2018. 2018.

MARIZ, A. C. A.. Avaliador da Revista do Arquivo - Arquivo Público do Estado de São Paulo. 2018.

MARIZ, A. C. A.. Avaliador da Revista Encontros Bibli. 2018.