Você está aqui: Página Inicial / Profa. Dra. Anna Carla Almeida Mariz

Profa. Dra. Anna Carla Almeida Mariz

Professora Associada do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1991). Leciona na graduação em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivo, ambos na UNIRIO. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988), com Especialização em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Foi Diretora da Escola de Arquivologia de 2006 a 2017 e pertence ao núcleo de professores fundadores do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos que teve sua primeira turma em 2012. Líder do Grupo de Pesquisa Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Arquivologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Acervos fotográficos, Internet, Correio Eletrônico, Instituições Arquivísticas Públicas, Memória, Arquivos Empresariais.

annacarla@unirio.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3542831487060438

Projeto de Pesquisa no ProgramaA evolução do tratamento e as especificidades das fotografias em arquivos pessoais.

Resumo:

A popularização do uso da fotografia, introduzida no âmbito familiar, levou à formação de acervos fotográficos pessoais. Com a continuidade do avanço tecnológico, os acervos continuam a ser gerados, porém em outros suportes. A pesquisa tem como objetivo geral criar uma metodologia para tratamento de acervo fotográfico pessoal particular em suporte papel e em meio digital. São objetivos específicos: identificar as diferenças entre acervos pessoais de pessoas públicas e de anônimos; adaptar para acervos pessoais “não-institucionais”, os procedimentos utilizados em instituições que mantém acervos pessoais, por meio da análise de exemplos; verificar formas de organização para este tipo de acervo que permita a recuperação da informação e a preservação da memória; definir maneiras que possibilitem a preservação dos suportes e das imagens; determinar métodos compatíveis de organização e de preservação para estes acervos pessoais em diferentes suportes; criar modelos de armazenamento, recuperação e preservação dos acervos em suporte digital. Será revista a literatura especializada com vistas à ampliação do marco teórico. O marco empírico incluirá a análise do tratamento dado a arquivos fotográficos pessoais por instituições que mantém estes acervos. A discussão acerca da adaptação dos procedimentos utilizados em acervos pessoais institucionais para acervos pessoais não-institucionais busca não somente o preenchimento de uma lacuna na bibliografia arquivística, mas dar um passo na direção de uma Arquivologia mais humanística entrosando o indivíduo com o universo documental que o cerca.

Projeto de Pesquisa no Pós-DoutoradoFotografias nos arquivos pessoais: a importância do contexto para a organização da informação e sua divulgação. Pesquisa em desenvolvimento em pós-doutorado no programa de Ciência da Informação da UFF, cadastrada também no Departamento de Pesquisa da Unirio sob o número: P0020/2019.