Você está aqui: Página Inicial / NuPSA contra COVID19

NuPSA contra a COVID19

Aqui, você encontrará alguma informações sobre a doença e como se prevenir do contágio

    Sejam bem vindos ao site do Núcleo de Pesquisa em Sistemas Agrícolas - NuPSA. Fazemos parte da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - a UNIRIO, e gostaríamos de levar um pouco mais de informação para todos, de forma fácil e correta. 

   Atuamos em projetos de extensão universitária, desenvolvendo atividades em várias escolas no estado do Rio de Janeiro. Por isso, estamos aqui, mesma à distância para ajudar na divulgação de informações.

  A COVID19

    A COVID19 é uma doença provocada por uma nova linhagem de Coronavirus, um tipo de vírus conhecido por provocar síndromes respiratórias que podem ser fatais.

     Essa nova linhagem do vírus, chamada de SARS-CoV-2, foi identificada no final do mês de dezembro em Wuhan, uma província de Hubei na China [1]. 

    Para entender porque foi dado esse nome a nova doença, veja o infográfico abaixo:

     simbologia COVID19 jpg

 

    A COVID19, ainda não tem cura, assim como não há um tratamento comprovadamente eficaz contra a doença. Por isso é fundamental se prevenir contra o contágio.

 

 

                             Medo sobre o contágio 

    Mas, como posso me prevenir do contágio?

 

 Para entender como se prevenir contra a COVID19:

   Nos disponibilizamos abaixo um link para acesso a material importante sobre como se prevenir do contágio pelo novo Corona Vírus, causador da COVID19

.ícone vírus clique no vírus para acessar as informações

  

     Uma das maiores preocupações é o espalhamento de notícias falsas pelas redes sociais e outros canais de comunicação. Tome cuidado com essas notícias! Disponibilizamos informações importantes sobre essas "FAKE NEWS", no link abaixo.

FAKE NEWS

 

Quais são os sintomas da COVID19

 

       Os sintomas da COVID19 são muito parecidos com os de uma gripe simples. Contudo, estudos demonstraram que alguns sintomas principais são observados na doença. Abaixo, disponibilizamos um infográfico que demonstra os sintomas da doença, comparados aos sintomas de um resfriado e uma gripe simples.

 

        Nas últimas semanas, vários relatos de perda de olfato como um dos sintomas da COVID19 foram noticiados na mídia. Então, apesar desse sintoma não estar representado no infográfico acima, vale a pena prestar atenção a esse possível sintoma da doença. 

 

Para maiores informações:

Ministério da Saúde:  https://www.saude.gov.br/noticias
Mapa com os casos confirmados no mundo: https://www.bing.com/covid
Auxílio emergencial ao cidadão: https://auxilio.caixa.gov.br. Para saber mais clique AQUI.
 

 

Referências:

[1] T. P. Velavan and C. G. Meyer, “The COVID-19 epidemic”, Trop. Med. Int. Heal., 25(3):278-280, 2020, doi:10.1111/tmi.13383

[2] WHO,  Hand hygiene technical reference manual: to be used by health-care workers, trainers and observers of hand hygiene practices, Library Cataloguing-in-Publication Data, 2009.