Você está aqui: Página Inicial / Atividades do Núcleo / Atividades extensionistas

Atividades extensionistas

    O Núcleo faz parceria com escolas da rede públicas e privadas com o intuito de contribuir com o ensino de educação ambiental, sustentabilidade e saúde As palestras são ministradas para turmas da educação básica do maternal ao 9º ano e para turmas de nível médio. São desenvolvidas atividades lúdicas que permitem o aprendizado de conceitos fundamentais e essenciais à preservação ambiental e promoção da saúde.

  

        Vários outros temas são abordados ao longo das palestras, que podem ser produzidas na forma de peça teatral, visitas guiadas à jardins botânicos e hortos, utilização de espaços para elaboração de hortas, etc.

  No link abaixo, você terá acesso a diversas atividades didáticas elaboradas para alunos de educação básica (Funtamental I)

Material didático para educação básica

 

Escolas participantes das atividades do Núcleo:

  1. Escola Municipal Alberth Barth - Rio de Janeiro/RJ
  2. Colégio Estadual André Maurois (CEAM) - Rio de Janeiro/RJ
  3. Externato da Mônica (EMEF) - Campos dos Goytacazes/RJ 
  4. Escola Municipal Minas Gerais - Rio de Janeiro/RJ


   Dentro da Universidade, o NuPSA atua a nível extensionista oferecendo palestras nas áreas de bioquímica, nutrição, ciências agrárias e ambientais para os alunos de graduação e pós-graduação, através do evento chamado

Quintas do NuPSA

    O Núcleo também atua capacitando pequenos e médios agricultores no cultivo sustentável de frutíferas, através do uso de extratos vegetais como fungicidas naturais contra doenças de plantas.

  • Produção de extratos a partir de vegetais disponíveis no local
  • Utilização dos extratos na cultura e acompanhamento dos resultados
  • Produção sustentável da cultura 
  • Divulgação de resultados