Você está aqui: Página Inicial / Ensino

Ensino

Pagina Inicial 2

 

Projetos Vigentes

Gestão de coleções: análise sobre documentação de objetos associados aos conhecimentos tradicionais populares e aplicabilidade no sistema In Arte

O objetivo deste projeto é reformular a abordagem metodológica da disciplina, de modo a corresponder a proposta dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Museologia referente ao que tange ao caráter teórico-prático da unidade curricular “Informação e Documentação Museológica I”, visando assim ampliar as possibilidades de capacitação dos alunos no que se refere a gestão e da documentação de coleções musealizadas.

Para tal fim, valoriza-se a práxis museológica e é utilizado o sistema de gestão de bens culturais móveis “In Arte Online” para auxiliar no processo de formação dos alunos de museologia. Com o uso deste sistema, os alunos matriculados nas unidades curriculares “Informação e Documentação Museológica I”, dos Cursos de Museologia Integral e Noturno, tem a possibilidade de realizar atividades práticas de documentação sobre objetos associados aos conhecimentos tradicionais populares sob tutela do Núcleo de Memória da Museologia no Brasil, Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias e da Biblioteca Central da Unirio.

  • Coordenação: Elizabete de Castro Mendonça
  • Período: 1ª fase - 2018 | 2ª fase - 2019 | 3ª fase – 2020 – em andamento

 

Museus e sistemas de documentação voltados para a biografia dos objetos e suas relações

Estudos orientados a biografia dos objetos e suas relações. Estuda os processos de musealização e patrimonialização nas suas vertentes teóricas e práticas acerca dos museus virtuais e acervos digitais, com ênfase na documentação, pesquisa e comunicação nas redes. Análise dos processos curatoriais do patrimônio digital nas suas diversas manifestações, como os sistemas de informação oriundos das novas tecnologias. Analisa o uso dos recursos das mídias sociais, como a folksonomia; as ações comunicacionais de dinamização dos acervos digitais, como as exposições virtuais, os mobiles e seus aplicativos; e as organizações temáticas que cruzam as lógicas socioculturais: todos sob o ponto de vista da acessibilidade informacional e inclusão social.

  • Coordenação: Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha
  • Período: 2020 - em andamento

 

Projetos Concluídos

Museus virtuais e documentação e sistemas de informação

A grade curricular obrigatória do curso de graduação em Museologia, a disciplina Informação e Documentação Museológica II visa o aperfeiçoamento das atividades didáticas da disciplina através do aprofundamento do quadro teórico e prático sobre a documentação, processos de musealização, organização do conhecimento e informação, indexação, folksonomia, museus virtuais, patrimônio digital e sistemas de documentação e informação. Estudos orientados aos processos de musealização e patrimonialização nas suas vertentes teóricas e práticas acerca dos museus virtuais e acervos digitais, com ênfase na documentação, pesquisa e comunicação nas redes.

  • Coordenação: Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha
  • Período: 2017-2019

 

Documentação e informação em contextos musealizados e patrimonializados de bens culturais integrantes dos ambientes físicos e virtuais nas suas apresentações e modalidades comunicacionais

Este projeto visa o aprofundamento do quadro teórico e prático no que tange a documentação, classificação, organização do conhecimento, organização da informação, indexação, processos de musealização, linguagem documentária, sistemas de documentação e informação, folksonomia, museus virtuais, patrimônio digital e sistemas de documentação e informação dentre outros. Compondo a grade curricular obrigatória do curso de graduação em Museologia, a disciplina Informação e Documentação Museológica II visa o aperfeiçoamento das atividades didáticas da disciplina. Uma das atividades importantes deste ciclo constitui avaliação das atividades acadêmicas, que inclui a elaboração de um instrumental de avaliação da disciplina, tanto nos seus aspectos da docência, como a didática e o conteúdo apresentado, os trabalhos práticos, como os estudos dirigidos, os exercícios e os seminários desenvolvidos, as atividades de monitoria e a participação dos alunos, em especial, com sugestões e propostas de melhoria.

  • Coordenação: Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha
  • Período: 2017-2018

 

Gestão de coleções: levantamento sobre a inserção dos processos de Documentação Museológica para o auxílio ao combate ao tráfico ilícito de bens culturais musealizados

A preservação dos bens culturais e sua proteção por meio de políticas públicas e institucionais são fatores fundamentais para a gestão de coleções na contemporaneidade. Esta pesquisa detém-se no estudo da documentação museológica para o combate do tráfico ilícito de bens culturais. O tráfico ilícito de bens culturais é uma realidade em âmbito global, e cada vez mais faz-se necessário estratégias que previnam e inibam tais práticas, e a documentação museológica é um eficaz instrumento de gestão de coleções em museus que possibilita a integração com estas estratégias, reforçando a função do museu na preservação do patrimônio.

  • Coordenação: Elizabete de Castro Mendonça
  • Período: 2016

 

Processos de Musealização e de Informação em museus 

Este projeto compreende a musealização e seus processos de conservação, documentação, pesquisa e comunicação, tanto de patrimônio material quanto imaterial, especialmente nas suas especificidades informacionais. Dimensão teórica e prática das funções de pesquisa desenvolvidas pelo campo da Museologia no que tange aos sistemas de informação de acervos, em especial o âmbito da Documentação Museológica enfocando as relações entre campos e disciplinas existentes. Aborda o gerenciamento da informação em sistemas voltados para a documentação de acervos de museus a partir de sistemas nacionais e internacionais de Documentação Museológica.

  • Coordenação: Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha
  • Período: 2015-2016
« Fevereiro 2021 »
month-2
Se Te Qu Qu Se Sa Do
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28