Você está aqui: Página Inicial / Cooperação Técnico-Científico

Cooperação Técnico-Científico

Comitê de Patrimônio e Museus - Associação Brasileira de Antropologia (ABA)

Articulação de informações entre os projetos de mapeamento de objetos/coleções de cultura popular no Rio de Janeiro, coordenado pelo NUGEP e CNFCP, e o projeto “Mapeamento de objetos/coleções etnográficas no Brasil” coordenado pelo Comitê de Patrimônio e Museus da Associação Brasileira de Antropologia.

Vigência: 2020 - em andamento

Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA/UNIRIO)

Parceria em dois projetos, a saber:

  1. Projeto de docência, permitindo o uso de objetos associados aos conhecimentos tradicionais populares sob sua tutela nas atividades práticas da disciplina Informação e Documentação Museológica I dos cursos de Museologia - Noturno.
  2. Projeto de inventário dos objetos sob tutela do NEPAA passíveis de serem categorizados como “coleção visitável”.


Vigência: 2020 - em andamento

Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ)

Projetos e atividades de ensino, pesquisa, inovação, extensão, cultura e gestão de referências culturais/coleções/patrimônios culturais associados aos conhecimentos tradicionais e populares em parceria com a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ).

Vigência: 2019 - em andamento

Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ)

Projetos e atividades de ensino, pesquisa, inovação, extensão, cultura e gestão de referências culturais/coleções/patrimônios culturais associados aos conhecimentos tradicionais e populares em parceria com o Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro (SIM-RJ) e a Superintendência de Museus (SMU) da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ).

Vigência: 2019 - em andamento

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP/IPHAN)

Parceria pontual no desenvolvimento do projeto "Culturas Populares no Brasil: um olhar sobre a produção feminina nos arquivos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular", coordenado pelo CNFCP/IPHAN e financiado pelo CNPq.

Vigência: 2019 - em andamento

Biblioteca Central, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (BC/Unirio)

Parceria em dois projetos, a saber:

  1. Projeto de docência, permitindo o uso de objetos associados aos conhecimentos tradicionais populares sob sua tutela nas atividades práticas da disciplina Informação e Documentação Museológica I dos cursos de Museologia - Integral.
  2. Projeto de inventário dos objetos sob tutela da Biblioteca Central passíveis de serem categorizados como “coleção visitável”.


Vigência: 2018 - em andamento

Departamento de Estudos do Património, Faculdade de Letras, Universidade do Porto

Parceria pontual para realização conjunta de evento e publicação sobre “Gestão integrada do património em museus e salvaguarda do património cultural imaterial”, resultantes de pesquisa de Pós-Doutoramento.

Vigência: 2018 - 2019

Empresa Sistemas do Futuro

Acordo de Cooperação Técnica (ACT 111/2016) estabelecido entre Unirio e esta Empresa, com intermédio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Museologia, Conhecimentos Tradicionais e Ação Social (Gemctas), vinculado ao Nugep.

Objetivo do ACT: aplicação das novas tecnologias de gestão ao patrimônio cultural, por meio dele obteve-se a cessão de uso de forma gratuita do sistema de gestão de bens culturais móveis (o In Arte online) para formação de alunos na área de Documentação em Museus e Gestão de Coleções. O In Arte atende as diretrizes/normas estabelecidas  por instituições como o Comitê Internacional para a Documentação do Conselho Internacional de Museus , a CollectionsTrust, o GettyResearchInstitute, a CanadianHeritageInformation Network e a  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO.

Vigência: 2016 - 2021

Núcleo de Memória da Museologia no Brasil, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (NUMMUS/Unirio)

Parceria nos projetos de docência, permitindo o uso de objetos associados aos conhecimentos tradicionais populares sob sua tutela nas atividades práticas da disciplina Informação e Documentação Museológica I dos cursos de Museologia - Integral e Noturno.

Vigência: 2016 - em andamento

« Fevereiro 2021 »
month-2
Se Te Qu Qu Se Sa Do
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28