código do Google analytics UTI Neonatal do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle será reinaugurada nesta sexta, 16 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UTI Neonatal do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle será reinaugurada nesta sexta, 16

por daniela.oliveira — publicado 14/04/2021 15h04, última modificação 14/04/2021 15h04
Unidade passou por reformas para adequação e modernização

Nesta sexta-feira, 16 de abril, será reinaugurada a UTI Neonatal do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). A unidade, que conta com oito leitos para cuidados de recém-nascidos de maior complexidade, passou por reformas para adequação e modernização.

Com iluminação natural e refrigeração adequada, o espaço está equipado com respiradores microprocessados convencionais e de alta frequência; aparelhos de fototerapia como bilispot e bilisky; leitos apropriados como unidade híbrida de cuidados intensivos, entre outros requisitos.

De acordo com a diretora da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC), Maria Marta Tortori, a UTI conta também com equipe técnica qualificada e titulada, preparada para atender aos recém-nascidos. "A equipe atua em consonância com a maternidade do HUGG, assim como está alinhada aos princípios do ensino, da pesquisa e da extensão, que norteiam nossa Universidade", observa a diretora, que é neonatologista e foi a primeira responsável pela unidade.

Inaugurada em março de 1995, a UTI foi idealizada pelo professor emérito da UNIRIO Azor Jose de Lima, falecido no ano passado, com apoio financeiro para equipamentos da Sociedade dos Amigos da Pediatria do HUGG (SAPE). À época, contava com cinco leitos, no 3º andar do HUGG, e era voltada para atender às crianças internadas na enfermaria de pediatria, uma população bastante exposta e adoecida pelo HIV.

Após três anos da inauguração, a unidade foi ampliada fisicamente e em equipe, e transferida para o andar térreo, onde permanece até hoje, exclusivamente como UTI Neonatal.

A reinauguração da UTI será transmitida ao vivo, a partir das 9h, pelo canal audiovisual da EMC.