código do Google analytics Universidade, meio ambiente e pandemia — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Universidade, meio ambiente e pandemia

Universidade, meio ambiente e pandemia

por Comunicação publicado 05/06/2020 17h29, última modificação 09/06/2020 16h11
Conferência comemorativa dos 41 anos da UNIRIO teve participação do reitor e de ex-alunos do Ibio, no Dia Mundial do Meio Ambiente

A UNIRIO está fazendo 41 anos, e a festa é para os alunos, já que a Universidade só existe por causa de vocês”. Com essas palavras, o reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, deu início à conferência virtual realizada nesta sexta-feira, dia 5, em comemoração ao aniversário da Universidade e ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade reuniu ex-alunos do Instituto de Biociências (Ibio), para discutir atuação profissional, perspectivas e possibilidades.

É um momento delicado, de pandemia, mas não poderíamos deixar de festejar a nossa universidade”, ressaltou o reitor. Após a apresentação dos egressos e um breve relato sobre a trajetória de cada um deles, a discussão se deu em torno da questão ambiental em face da pandemia de Covid-19. Consumo consciente, extinção de espécies, o papel ecológico dos seres humanos, impactos ambientais, desigualdade social e o chamado “novo normal” foram alguns dos temas abordados.

Ao final, Cardoso destacou que considera a Unirio como uma família e revelou que pretende criar um espaço de debate, para que esse tipo de discussão não se encerre após o encontro. “Que essa pandemia vá embora logo para gente voltar a se abraçar, para ficar sem máscara – e, principalmente, para ficar na praia”, brincou o reitor, que é biólogo marinho e professor do Ibio.