Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO será palco do I Seminário de Capoeira Angola

UNIRIO será palco do I Seminário de Capoeira Angola

por Comunicacao UNIRIO publicado 09/11/2017 17h10, última modificação 10/11/2017 09h42

Nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 19h, terá início o I Seminário de Capoeira Angola: Tradição e Resistência Cultural, organizado pela disciplina Laboratório do Corpo, ministrada pelo professor José Damiro de Moraes, da Escola de Educação, em parceria com o Centro Cultural Capoeira Angola.

Na ocasião, será exibido o documentário Dr. Mestre João Pequeno de Pastinha: a trajetória do negro no Brasil através da Capoeira Angola, seguido de debate com o professor Guimes Rodrigues Filho, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e com a professora Jane Santos da Silva, da Escola de Educação da UNIRIO. A atividade acontecerá no auditório Paulo Freire (Av. Pasteur, 458, prédio do CCH, Urca).

No sábado, 11 de novembro, será ministrada no Centro de Letras e Artes (CLA) oficina aberta de Capoeira Angola com João Eduardo (Mestre Bahia), do Centro Cultural Capoeira Angola de Indaiatuba (SP), e Mestre Guimes, do Grupo de Capoeira Angola Malta Nagoa. O encerramento será às 15h, nos jardins do CLA, com roda de Capoeira Angola.

O objetivo do Seminário é aproximar estudantes, técnicos, docentes, pesquisadores, praticantes e comunidade externa interessados em pensar a Capoeira Angola como tradição e resistência cultural.

Atividades acontecem nesta sexta e sábado, 10 e 11 de novembro (Imagem: Divulgação)

Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio