código do Google analytics UNIRIO recebe o '1º Seminário Internacional sobre Políticas e Gestão de Arquivos: México e Brasil' — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO recebe o '1º Seminário Internacional sobre Políticas e Gestão de Arquivos: México e Brasil'

por comunicacao — publicado 02/12/2016 09h15, última modificação 05/12/2016 07h07
Evento, que será realizado na próxima terça-feira, dia 6, conta com debates sobre aspectos do campo arquivístico que aproximam os dois países

Na próxima terça-feira, dia 6 de dezembro, será realizado o 1º Seminário Internacional sobre Políticas e Gestão de Arquivos: México e Brasil. O evento acontecerá no Auditório Tércio Pacitti do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)/ Instituto de Biociências (Ibio) a partir das 10h.

O Seminário é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIRIO (PROPG/UNIRIO), da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ), do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e da Casa de Oswaldo Cruz (COC).

Para participar do evento, é necessário apenas preencher o formulário no site da AAERJ. Será emitido certificado para os participantes.

Na programação, haverá duas mesas-redondas que vão debater aspectos do campo arquivístico que aproximam México e Brasil. Confira abaixo:

• 10h às 12h: A gestão de instituições arquivísticas nacionais latino-americanas, seu cenário atual e principais desafios: a experiência do do Arquivo Geral da Nação do México, com a Dra. Mercedes de Vega Armijo e Dr. José Maria Jardim.

• 15h às 17h: Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA): trajetórias e perspectivas, com a Dra. Mercedes de Vega Armijo e o professor Jaime Antunes da Silva.  Coordenadora: Beatriz Kushnir.

• 19h às 20h30min: Cerimônia de encerramento com a presença do reitor da UNIRIO, do cônsul-geral do México no Rio de Janeiro e e do presidente da Associação Latino-americana de Arquivos (ALA).