Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO sediará abertura do '1º Seminário Internacional sobre Políticas e Gestão de Arquivos: México e Brasil'

UNIRIO sediará abertura do '1º Seminário Internacional sobre Políticas e Gestão de Arquivos: México e Brasil'

por Comunicacao UNIRIO publicado 23/11/2016 11h25, última modificação 24/11/2016 09h04

Entre os dias 6 e 8 de dezembro, será realizado o 1º Seminário Internacional sobre Políticas e Gestão de Arquivos: México e Brasil. Durante os três dias, ocorrerão debates sobre diversos aspectos do campo arquivístico que aproximam México e Brasil: a gestão de instituições arquivísticas, governo aberto, modernização da gestão pública e trajetória e perspectivas da Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA).

A UNIRIO sediará a abertura do evento, que terá como tema A gestão de instituições arquivísticas nacionais latino-americanas, seu cenário atual e principais desafios: a experiência do Arquivo General de la Nación (AGN), do México. A plenária acontecerá no Auditório Tércio Pacitti do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)/ Instituto de Biociências (Ibio). Nos ouros dois dias, os eventos serão no Auditório da Fundação Casa Rui Barbosa.

O Seminário é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), com apoios da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIRIO (PROPG/UNIRIO), da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ), do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e da Casa de Oswaldo Cruz (COC).

 Para participar do evento, é necessário apenas preencher o formulário no site da AAERJ. Será emitido certificado para os participantes.

 Confira a programação:

Dia 6 de dezembro, terça-feira, às 19h
Abertura
Plenária: A gestão de instituições arquivísticas nacionais latino-americanas, seu cenário atual e principais desafios: a experiência do Arquivo General de la Nación (AGN), do México.
Local: Auditório Tércio Pacitti, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) / Instituto de Biociências (Ibio) da UNIRIO – Avenida Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro-RJ. (ver mapa).

Dia 7 de dezembro, quarta-feira, às 14h30
Plenária: A dimensão arquivística nos processos de transparência, governo aberto e modernização da gestão pública.
Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) – Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ (ver mapa).

Dia 8 de dezembro, quinta-feira, às 14h30
Plenária: Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA): trajetórias e perspectivas.
Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) – Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ.


Acesso a Informação Capes CNPQ