código do Google analytics UNIRIO sediará abertura do '1º Seminário Internacional sobre Políticas e Gestão de Arquivos: México e Brasil' — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO sediará abertura do '1º Seminário Internacional sobre Políticas e Gestão de Arquivos: México e Brasil'

UNIRIO sediará abertura do '1º Seminário Internacional sobre Políticas e Gestão de Arquivos: México e Brasil'

por comunicacao — publicado 23/11/2016 10h25, última modificação 24/11/2016 08h04
A temática da abertura será sobre a experiência do Arquivo General de la Nación (AGN), do México

Entre os dias 6 e 8 de dezembro, será realizado o 1º Seminário Internacional sobre Políticas e Gestão de Arquivos: México e Brasil. Durante os três dias, ocorrerão debates sobre diversos aspectos do campo arquivístico que aproximam México e Brasil: a gestão de instituições arquivísticas, governo aberto, modernização da gestão pública e trajetória e perspectivas da Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA).

A UNIRIO sediará a abertura do evento, que terá como tema A gestão de instituições arquivísticas nacionais latino-americanas, seu cenário atual e principais desafios: a experiência do Arquivo General de la Nación (AGN), do México. A plenária acontecerá no Auditório Tércio Pacitti do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)/ Instituto de Biociências (Ibio). Nos ouros dois dias, os eventos serão no Auditório da Fundação Casa Rui Barbosa.

O Seminário é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), com apoios da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIRIO (PROPG/UNIRIO), da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ), do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e da Casa de Oswaldo Cruz (COC).

 Para participar do evento, é necessário apenas preencher o formulário no site da AAERJ. Será emitido certificado para os participantes.

 Confira a programação:

Dia 6 de dezembro, terça-feira, às 19h
Abertura
Plenária: A gestão de instituições arquivísticas nacionais latino-americanas, seu cenário atual e principais desafios: a experiência do Arquivo General de la Nación (AGN), do México.
Local: Auditório Tércio Pacitti, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) / Instituto de Biociências (Ibio) da UNIRIO – Avenida Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro-RJ. (ver mapa).

Dia 7 de dezembro, quarta-feira, às 14h30
Plenária: A dimensão arquivística nos processos de transparência, governo aberto e modernização da gestão pública.
Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) – Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ (ver mapa).

Dia 8 de dezembro, quinta-feira, às 14h30
Plenária: Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA): trajetórias e perspectivas.
Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) – Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio