Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO sedia evento sobre etnoconhecimento, territorialidade e trabalho em comunidades tradicionais

UNIRIO sedia evento sobre etnoconhecimento, territorialidade e trabalho em comunidades tradicionais

por Comunicacao UNIRIO publicado 10/08/2013 12h50, última modificação 10/08/2013 12h51

Questões relacionadas à geração de renda e ao trabalho rural realizado pelas comunidades tradicionais, bem como ao etnoconhecimento e a influência africana na cultura brasileira estarão em foco na UNIRIO nos dias 14 e 15 de agosto, quando acontecem o VII Seminário de Educação Diferenciada e Etnoconhecimento e o I Encontro Internacional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho nas Comunidades Tradicionais.

O evento, promovido pela Fundacentro em parceria com a UNIRIO e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), terá como tema “Territorialidade e Trabalho Decente no Campo – As comunidades tradicionais em questão”. A intenção é refletir, entre outros pontos, sobre o trabalho artesanal de indígenas e quilombolas e as possibilidades de produção e comercialização a partir de práticas de economia solidária e comércio justo.

A conferência de abertura, no dia 14 de agosto, será proferida pelo secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, que abordará a economia solidária como forma de preservação cultural e trabalho decente.

O segundo dia de evento será dedicado ao seminário “Etnoconhecimento para um Etnoreconhecimento”, em sessão conjunta com o Conselho Internacional de Museus Africanos (Africom). A programação inclui conferências da diretora executiva do Africom, Rudo Sithole, do membro do Conselho Executivo do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Ossama Abdel Meguid, e do professor da UNIRIO Zeca Ligiero, do Núcleo de Pesquisa sobre Performance Afro-Ameríndia (NEPAA/CLA).

As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.fundacentro.gov.br, onde está disponível a programação.


Acesso a Informação Capes CNPQ