código do Google analytics UNIRIO recebe representante da Universidade Pedagógica de Moçambique — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO recebe representante da Universidade Pedagógica de Moçambique

UNIRIO recebe representante da Universidade Pedagógica de Moçambique

por comunicacao — publicado 23/02/2015 18h20, última modificação 24/02/2015 09h40
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, dia 23, discutiram-se propostas para ampliar as ações de mútua cooperação entre as duas instituições

A UNIRIO recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 23, a visita da professora Alice Freia, da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP).

A docente foi recebida pela pró-reitora de Graduação, Loreine Hermida da Silva e Silva, pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Diógenes Pinheiro, e pela professora da Escola de Educação Antônia Píncaro. No encontro, realizado na Sala dos Conselhos, no campus da Reitoria, foram discutidas possibilidades de ampliação das atividades promovidas em cooperação entre as duas instituições.

Atualmente, existe uma parceria entre o curso de Pedagogia a distância da UNIRIO e a graduação em Ensino Básico da UP, que possibilita que alunos da universidade africana cursem as disciplinas ofertadas pela Coordenação de Educação a Distância (Cead). O projeto já está no quarto ano.

Desafios

A professora Alice ressaltou o interesse da UP pelas atividades desenvolvidas nos cursos das áreas de Música e Teatro, sugerindo o estabelecimento de parcerias para a formação de professores africanos também nessas áreas. Além disso, ela salientou o desafio da alfabetização no país. “Moçambique tem alto índice de analfabetismo, e é preciso investir em formação específica de professores para adultos”, destacou.

Outra questão discutida no encontro foram parcerias no âmbito das atividades de extensão. “Há uma orientação do governo de que se cumpra com atividades de extensão cerca de 10% da carga horária dos cursos de graduação”, lembrou a pró-reitora de Graduação, Loreine Hermida. “Nesse campo, além de projetos a serem desenvolvidos pelos professores, podemos estabelecer parcerias de projetos institucionais.”

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Diógenes Pinheiro, salientou que Brasil e Moçambique são países-irmãos, já que os povos africanos ajudaram a construir o país que somos hoje. “Assim como vocês, nós também temos desafios educacionais – principalmente no interior, onde as oportunidades são mais escassas”, observou. “O ideal é que a parceria com a UP inclua também a extensão, pois é importante que os alunos tenham essa experiência”, disse o pró-reitor, citando o edital do Território e Trabalho, projeto de extensão a distância da UNIRIO.

Esta semana, a professora Alice Freia ainda irá se reunir com representantes da Diretoria de Tecnologia da Comunicação e Informação (DTIC) e da Direção de Assuntos Educacionais (DAE), e também com professores da UNIRIO que orientam semestralmente os docentes moçambicanos.

Participantes da reunião discutiram sobre desafios educacionais (Foto: Comso)

registrado em: PROExC, Prograd