Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Agenda de Eventos Unirio

Banner - Jornal Em foco de Junho

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO recebe o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

UNIRIO recebe o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

por Comunicacao UNIRIO publicado 13/09/2017 09h30, última modificação 15/09/2017 15h25

Na última terça-feira, dia 12 de setembro, foi realizada a Aula Magna do segundo semestre letivo da UNIRIO. A paletra, que  foi ministrada pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, teve como tema  Faces da Ciência e da Tecnologia no Brasil.

Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o palestrante demonstrou em gráficos um panorama do decréscimo no  investimento em Ciência e Tecnologia no Brasil. "Precisamos discutir com a sociedade para criarmos alternativas, pensarmos em propostas para mudar esse cenário. Houve um corte significativo no investimento em Ciência e Tecnologia nesse ano e a perspectiva para 2018 é piorar. Alguns indicadores demostram que, nos últimos anos, houve um aumento no número de Doutores e de  publicações de artigos científicos, mas isso não é o suficiente para o desenvolvimento de um país", explicou.

O professor explicou também que a burocracia ainda é muito grande no Brasil. “Burocracia e Inovação não combinam. É preciso diminuir a burocracia e aumentar o investimento em inovação. Não somente a tecnológica, mas também social. A inovação social contribui para melhorar a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis. Precisamos nos unir e pensar em propostas de investimento”, salientou.

A Aula Magna contou com a presença do reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca; do vice-reitor, Ricardo Silva Cardoso, além dos pró-reitores, gestores dos Centros Acadêmicos, professores, técnicos-administrativos e alunos.

 


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio