código do Google analytics UNIRIO recebe ingressantes 2018.1 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO recebe ingressantes 2018.1

UNIRIO recebe ingressantes 2018.1

por comunicacao — publicado 09/03/2018 14h00, última modificação 12/03/2018 09h59
As duas sessões de acolhimento, realizadas nos turnos da manhã e da noite desta quarta-feira, 7, tiveram grande participação de estudantes, presença de integrantes da gestão e apresentações culturais

Acolhimento, informação e plateia lotada: esse foi o clima da recepção aos ingressantes do 1º semestre de 2018, promovida pela UNIRIO, e realizada em dois momentos desta quarta-feira, dia 7 de março.

A primeira sessão, que aconteceu às 10h, no Auditório Vera Janacopulos, contou inicialmente com a apresentação musical do Ramos Trio, composta por Júlio Ramos, na guitarra, Anderson Ribeiro, no contrabaixo, e Antônio Jorge, na bateria.

Em seguida, o reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, deu as boas-vindas e parabenizou a todos. “Seja bem-vindos à UNIRIO.  Vivam intensamente esse período. Dediquem-se ao máximo e tenham muito orgulho por estarem cursando uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, aconselhou.

Também participaram da mesa o vice-reitor Ricardo da Silva Cardoso, e os pró-reitores, Alcides Guarino, da Pró-reitoria de Graduação; Evelyn Orrico, da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação; Cláudia Aiub, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura; Loreine Hermida, da Pró-reitoria de Planejamento; e Mônica Valle, da  Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, além de Isabel Grau, chefe da Divisão Técnica da Biblioteca Central, representando a diretora, Márcia Valéria.

Os alunos receberam informações sobre o funcionamento da Universidade e a atuação das pró-reitorias acadêmicas e da Biblioteca Central, bem como sobre o Portal do Aluno, funcionalidade em que os estudantes podem fazer inscrição em disciplinas, verificar notas e frequência, imprimir documentos, entre outras ações.

O orgulho de fazer parte da UNIRIO já era comprovado no sorriso dos alunos. “De toda a minha família, eu sou o primeiro a ingressar em uma universidade pública. Um orgulho para meus pais. É muito emocionante para mim estar aqui hoje”, confessou o aluno do curso de Biblioteconomia Rafael Machado Gomes. Da mesma forma estava o aluno da Nutrição Carlos Alexandre Gonçalves, “É tudo muito novo para mim. Muita ansiedade para saber se vou me adaptar a toda esta nova rotina. Venho direto do Ensino Médio. Tudo muito novo e diferente", afirmou.

Apresentação cultural (à esquerda) e mesa da sessão do turno da manhã (Fotos: Comso)

Sessão lotada também no turno da noite

Na sessão da noite, o auditório Tércio Pacitti (CCET/Ibio) ficou pequeno para a turma de ingressantes que compareceu ao evento. Na abertura, a dupla de estudantes do Instituto Villa-Lobos Rafael Pacheco e Isaías Alves saudou os participantes com uma apresentação de saxofone e piano.

O vice-reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, deu as boas-vindas aos novos alunos e destacou a relevância dessa nova fase da vida de cada um deles: “Nos próximos quatro, cinco anos, vocês estarão a maior parte do seu tempo dentro ou envolvidos com essa Instituição. O que irão vivenciar vai mudar a vida de vocês. Espero que lembrem deste dia quando estiverem se formando”.

Participaram também da sessão o coordenador da Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação do Ensino de Graduação (Caeg), Armando Pinheiro, como representante da Pró-reitoria de Graduação (Prograd); a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Evelyn Orrico; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Claudia Aiub; a pró-reitora de Planejamento, Loreine Hermida; a chefe da Divisão Técnica da Biblioteca Central, Isabel Arino Grau; e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Monica Valle.

Os integrantes da mesa apresentaram brevemente suas unidades e se colocaram à disposição dos estudantes no que for possível. O clima de proximidade e acolhimento da UNIRIO foi um dos pontos destacados nas falas, além da importância da participação dos alunos na resistência e na luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

Mesa e plateia da sessão do turno da noite (Fotos: Comso)

(Por Liliana Vallejo e Daniela Oliveira)