código do Google analytics UNIRIO participa de fórum latino-americano sobre política de alimentação urbana — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO participa de fórum latino-americano sobre política de alimentação urbana

UNIRIO participa de fórum latino-americano sobre política de alimentação urbana

por comunicacao — publicado 31/05/2019 16h18, última modificação 31/05/2019 16h18
Professora Giane Moliari, diretora da Escola de Nutrição, representou a Universidade na mesa de abertura do evento, na última quarta-feira (29)

Terminou nesta sexta-feira, 31 de maio, o 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana (MUFPP-LA), que aconteceu no Rio de Janeiro. O evento debateu políticas alimentares seguras, inclusivas e sustentáveis, que envolvam questões como diversidade, respeito à natureza e minimização do desperdício.

A diretora da Escola de Nutrição, Giane Moliari, representou a UNIRIO na mesa de abertura do evento, realizada na última quarta-feira (29). Na ocasião, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, destacou, em mensagem em vídeo, que ambientes rurais e urbanos devem se relacionar de forma engajada para atingir os objetivos globais de garantir segurança alimentar e nutrição para todos, assim como combater as mudanças climáticas.

No evento, a professora Giane atuou como facilitadora no workshop “Como se estrutura a Aliança MUFPP-LA? Governança/ abordagem/ organização”. Além disso, a professora Alessandra Pereira, também da Escola de Nutrição, participou do grupo de trabalho que constituiu a programação do evento. Durante os três dias, foram realizadas palestras, mesas-redondas e workshops que discutiram temas como “Alimentação e identidade”, “Território e sustentabilidade” e “Realizações e desafios dos sistemas de alimentação urbana da América Latina”.

Ao final do evento, as autoridades participantes assinaram a Declaração do Rio, um documento com compromissos gerais para uma aliança latino-americana das cidades signatárias do Pacto de Milão.

(Com informações do Portal das Nações Unidas Brasil)

Encontro FAO abertura
Professora Giane Molinari (à dir.), na abertura do evento (Foto: Portal da FAO)