Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO participa de colóquio internacional sobre marginalidades femininas no mundo lusófono

UNIRIO participa de colóquio internacional sobre marginalidades femininas no mundo lusófono

por Comunicacao UNIRIO publicado 15/06/2016 14h55, última modificação 16/06/2016 07h45

A servidora Ana Cristina Comandulli, técnica em assuntos educacionais da UNIRIO, integra as comissões científica e organizadora do III Colóquio Marginalidades Femininas no Mundo Lusófono, que acontece entre hoje e esta sexta-feira, na cidade de Lisboa (Portugal). Também participam da organização do evento a Universidade de Lisboa, a Universidade do Estado de Ohio (EUA), a Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e a Universidade de São Paulo (USP).

A proposta do evento é abordar a questão feminina no espaço lusófono de forma pluridisciplinar, estabelecendo relações com a problemática da marginalidade. Para os organizadores, “ainda que a questão feminina e a marginalidade constituam áreas de investigação frequentemente tratadas pela literatura, pelas artes e, naturalmente, pelas ciências sociais, não são frequentes as abordagens destas questões centradas no âmbito dos países de língua oficial portuguesa”.

Ana Cristina é doutora em Estudos de Literatura (literatura comparada) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciada em Letras-Português/Literatura da Língua Vernácula pela mesma instituição.

Dedicou sua tese de doutoramento ao escritor António Feliciano de Castilho e sua presença nas letras oitocentistas portuguesas, abordando a sociabilidade e difusão da escrita feminina. Atuou como professora de literatura portuguesa no curso de Letras do Centro Universitário Barra Mansa. É membro do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura.

 


Acesso a Informação Capes CNPQ