código do Google analytics UNIRIO lança Mestrados Profissionais nas áreas de Artes Cênicas e de Ciências da Saúde — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO lança Mestrados Profissionais nas áreas de Artes Cênicas e de Ciências da Saúde

UNIRIO lança Mestrados Profissionais nas áreas de Artes Cênicas e de Ciências da Saúde

por comunicacao — publicado 29/08/2012 00h00, última modificação 17/07/2015 09h29

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de aprovar a criação de dois novos cursos de Pós-Graduação na UNIRIO. São eles: Mestrado Profissional em Infecção HIV/Aids e Hepatites Virais e Mestrado Profissional no Ensino de Artes Cênicas. As propostas de criação dos cursos foram apreciadas e recomendadas durante a 138ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), entre os dias 20 e 24 de agosto.

O Mestrado Profissional no Ensino de Artes Cênicas tem como objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o Ensino Médio e Fundamental, com especial ênfase à rede pública de ensino, a fim de produzir conhecimento diretamente relacionado com a prática pedagógica. Com oferta inicial de 10 vagas por seleção, o curso tem como principal público-alvo professores da rede pública na área de artes. O programa possui a linha de pesquisa “Processos Cênicos em Educação”, na qual serão investigadas concepções, metodologias e procedimentos relacionados a literatura, encenação, atuação, caracterização, cenografia, figurino, iluminação e sonorização, entre outros aspectos do saber-fazer teatral. O curso será coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Merísio, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, conselheiro administrativo do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) e membro da Comissão Assessora de Avaliação do INEP para a área Teatro.

Voltado aos profissionais das mais diversas áreas de Ciências da Saúde, o Mestrado Profissional em Infecção HIV/Aids e Hepatites Virais conta com duas linhas de pesquisa, “Aids” e “Hepatites Virais”. O programa visa à qualificação de mestres para a atuação em assistência, pesquisa, ensino, desenvolvimento de processos, produtos, serviços e práticas inovadoras na área de Aids e Hepatites Virais, colaborando para a ampliação e consolidação desse campo científico em aspectos clínicos, laboratoriais, epidemiológicos, psicossociais e éticos. Com oferta inicial de 15 vagas por seleção, o curso será coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Moraes de Sá, coordenador do Centro de Referência em Aids do Hospital Gaffrée e Guinle (HUGG) e consultor para o Ministério da Saúde na área de HIV/Aids desde 1986.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio