código do Google analytics UNIRIO lança Mestrados Profissionais nas áreas de Artes Cênicas e de Ciências da Saúde — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO lança Mestrados Profissionais nas áreas de Artes Cênicas e de Ciências da Saúde

UNIRIO lança Mestrados Profissionais nas áreas de Artes Cênicas e de Ciências da Saúde

por Comso publicado 29/08/2012 00h00, última modificação 17/07/2015 09h29

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de aprovar a criação de dois novos cursos de Pós-Graduação na UNIRIO. São eles: Mestrado Profissional em Infecção HIV/Aids e Hepatites Virais e Mestrado Profissional no Ensino de Artes Cênicas. As propostas de criação dos cursos foram apreciadas e recomendadas durante a 138ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), entre os dias 20 e 24 de agosto.

O Mestrado Profissional no Ensino de Artes Cênicas tem como objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o Ensino Médio e Fundamental, com especial ênfase à rede pública de ensino, a fim de produzir conhecimento diretamente relacionado com a prática pedagógica. Com oferta inicial de 10 vagas por seleção, o curso tem como principal público-alvo professores da rede pública na área de artes. O programa possui a linha de pesquisa “Processos Cênicos em Educação”, na qual serão investigadas concepções, metodologias e procedimentos relacionados a literatura, encenação, atuação, caracterização, cenografia, figurino, iluminação e sonorização, entre outros aspectos do saber-fazer teatral. O curso será coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Merísio, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, conselheiro administrativo do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) e membro da Comissão Assessora de Avaliação do INEP para a área Teatro.

Voltado aos profissionais das mais diversas áreas de Ciências da Saúde, o Mestrado Profissional em Infecção HIV/Aids e Hepatites Virais conta com duas linhas de pesquisa, “Aids” e “Hepatites Virais”. O programa visa à qualificação de mestres para a atuação em assistência, pesquisa, ensino, desenvolvimento de processos, produtos, serviços e práticas inovadoras na área de Aids e Hepatites Virais, colaborando para a ampliação e consolidação desse campo científico em aspectos clínicos, laboratoriais, epidemiológicos, psicossociais e éticos. Com oferta inicial de 15 vagas por seleção, o curso será coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Moraes de Sá, coordenador do Centro de Referência em Aids do Hospital Gaffrée e Guinle (HUGG) e consultor para o Ministério da Saúde na área de HIV/Aids desde 1986.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio