código do Google analytics UNIRIO lança Manual de Atos Oficiais — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO lança Manual de Atos Oficiais

UNIRIO lança Manual de Atos Oficiais

por comunicacao — publicado 18/01/2017 11h00, última modificação 19/01/2017 07h31
Escolas, departamentos e toda a comunidade acadêmica podem agora contar com um guia na hora de preparar seus documentos oficiais. Modelos virtuais também foram criados e estão disponíveis para consulta

Com o objetivo de padronizar os documentos oficiais da UNIRIO e aprimorar os procedimentos administrativos, foi lançado o Manual de Atos Oficiais, conforme a Ordem de Serviço nº 001/2017, publicada no Boletim nº 01, de 17 de janeiro de 2017. O projeto foi elaborado pela Comissão de Elaboração do Manual de Atos e Comunicação Oficial (Cemaco), instituída pela Chefia de Gabinete em maio de 2016.

Alinhado aos interesses das comunidades interna e externa e de toda a Administração Pública, o Manual reúne questões pertinentes à comunicação oficial e apresenta as diretrizes básicas redacionais, os princípios administrativos e as especificações dos atos oficiais. O documento também busca consolidar a identidade visual de atas, ofícios, memorandos, entre outros, por meio de modelos disponibilizados no site da UNIRIO.

Ao todo, são listados 21 atos administrativos, entre impressos e eletrônicos, com especificações referentes a conceito, finalidade e estrutura, além de apresentação de exemplos e do número de vias para cada documento. O Manual e os modelos de atos oficiais estão disponíveis para acesso e consulta pelo link http://www.unirio.br/manualdeatosoficiais.

No desenvolvimento do Manual, a Cemaco também realizou um trabalho cuidadoso para divulgar e implementar a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos (TTDD). Estabelecida para Instituições Federais de Educação Superior, em conformidade com as legislações vigentes, a TTDD contribui para organizar e acessar os arquivos, assegurando assim o suporte às decisões político-administrativas e o direito dos cidadãos de acesso às informações.