código do Google analytics UNIRIO integra Cátedra Unesco 'Cultura e Tradições do Vinho' — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO integra Cátedra Unesco 'Cultura e Tradições do Vinho'

UNIRIO integra Cátedra Unesco 'Cultura e Tradições do Vinho'

por daniela.oliveira — publicado 24/06/2020 15h40, última modificação 24/06/2020 15h40
Parceria envolve o intercâmbio e a troca de experiências de ensino, pesquisa e extensão, com oportunidade aberta para estágio de doutorado

A UNIRIO passou a integrar a Rede Internacional de parceiros da Cátedra Unesco "Cultura e Tradições do Vinho", vinculada à Universidade de Borgonha, na França, para desenvolvimento de acordos de cooperação técnico-científica.

A colaboração envolve o intercâmbio e a troca de experiências de ensino, pesquisa e extensão, nas áreas de atuação da Cátedra, nomeadamente no Patrimônio, na Cultura, na Enologia, no Agronegócio do Vinho e no Turismo.

O pedido para integrar a Cátedra foi realizado no fim do ano passado, por intermédio da Direção da Escola de Turismo, em nome das professoras Maria Jaqueline Elicher e Joice Lavandoski, do Departamento de Turismo e Patrimônio. Elas reforçam a importância da iniciativa em favor da internacionalização de ações de ensino, pesquisa e extensão, "que trarão novas oportunidades aos docentes e discentes de todos os cursos da UNIRIO".

Oportunidade para estágio de doutorado

Como membro da Rede, a UNIRIO receberá oportunidades relativas à bolsas, projetos, pesquisas e eventos coordenados pela Cátedra, em colaboração com outras universidades nacionais e internacionais parceiras.

No momento, há edital aberto para estágio de doutorado, pelo período de cinco meses, na Universidade de Borgonha. A oportunidade é para estudantes estrangeiros de instituições que integram a Cátedra Unesco Cultura e Tradições do Vinho, como é o caso da UNIRIO.

As candidaturas podem ser apresentadas até 15 de setembro, conforme previsto no documento referente à chamada (em francês).