código do Google analytics UNIRIO inicia cursos de Especialização e Mestrado em Segurança Alimentar e Nutricional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO inicia cursos de Especialização e Mestrado em Segurança Alimentar e Nutricional

por comunicacao — publicado 26/03/2019 19h35, última modificação 01/04/2019 14h32
Aula inaugural na última quinta-feira (21) contou com palestra de Francisco Menezes, ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

A Escola de Nutrição da UNIRIO promoveu, na noite da última quinta-feira (21), a aula inaugural do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN) e do curso de especialização em Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN).  A aula foi realizada no Auditório da Escola de Nutrição, que esteve lotado de alunos e professores para acompanhar a palestra do economista Francisco Menezes, ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA).

Antes da palestra, uma mesa foi formada pelo vice-reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, pela pró-reitora de Pós-Graduação Pesquisa e Inovação (PROPGPI), Evelyn Orrico, pela diretora da Escola de Nutrição, Giane Moliari, pela coordenadora do curso de especialização, Simone Ribas, pela coordenadora do curso de mestrado, Luana Aquino, além do diretor de Pesquisa da UNIRIO, Anderson Teodoro.

Anderson, que já foi aluno e diretor da Escola de Nutrição, se mostrou satisfeito com a conquista e ressaltou o trabalho de todos os professores que passaram pela Instituição nos seus 70 anos de existência. A pró-reitora da PROPGPI, por sua vez, destacou a importância dos novos cursos dentro de um panorama nacional em que a população sofre com problemas alimentares, tanto do ponto de vista da carência, com a fome, quanto do excesso, com a obesidade. “Então, mais do que um programa de pós, eu acho que este é um espaço de resistência em um campo que o Brasil precisa se fortalecer ainda mais”, ressaltou Evelyn.

Segundo a diretora da Escola de Nutrição, PPGSAN  e CESAN irão inovar dentro da UNIRIO ao serem os primeiros programas de Pós-Graduação em que os alunos dos cursos de especialização e mestrado profissional irão compartilhar algumas disciplinas. “Isto me enche de orgulho: estar neste momento com vocês inaugurando talvez uma nova etapa da Escola de Nutrição”, falou Giane. “São dois cursos novos e, com isso, vem a oportunidade de nos tornarmos criativos nas relações pessoais, nas formas de fazer, nos novos procedimentos de trabalho”, destacou, por sua vez, Luana Aquino. Para a coordenadora do curso de mestrado, a meta a ser perseguida agora passa a ser a conquista junto à Capes de um curso de Doutorado Profissional.

Segundo Simone Ribas, 87 pessoas se inscreveram para as 30 vagas disponibilizadas pelos novos cursos. “Eu fiquei um pouco assustada com a grande procura pelos cursos, quase três vezes o número de vagas disponíveis, mesmo com o curto tempo de divulgação que tivemos. Isso reflete a importância do contexto deste tema e o quanto os profissionais estão interessados em se qualificarem nessa área", explicou a coordenadora do curso de especialização.

Após os discursos, o palestrante Francisco Menezes abordou o tema “Reflexões sobre a atual conjuntura e o impacto das políticas e institucionalidades em Segurança Alimentar e Nutricional”. Menezes, que hoje é pesquisador do Ibase e da ActionAid Brasil, resgatou a história dos programas de segurança alimentar no Brasil e de autores fundamentais para o debate no país, como Josué de Castro e Betinho.

Auditório da Escola de Nutrição durante aula inaugural
Auditório da Escola de Nutrição durante Aula Inaugural do PPGSAN (Foto: Comso)

Diretora da Escola de Nutrição
Giane Moliari, diretora da Escola de Nutrição, fala durante Aula Inaugural (Foto: Comso)